Ram Classic chegou na Ram Way
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/1RamClassicNightEdition11.jpg?fit=1024%2C642&ssl=1)
As concessionárias Ram Way fizeram um coquetel para apresentar a nova picape de entrada da Ram, chamada Classic por conta do seu design atemporal, mas com linhas que resgatam o estilo da segunda geração, lançada em 1993.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/2RamClassicLaramieFarois1-700x457.jpg?resize=700%2C457&ssl=1)
E o nome Classic faz todo sentido ao observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à 2ª geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/3RamClassicLaramieNightEdition1-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Isto rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” em 1994, da revista Motor Trend.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/4RamClassicLaramie1a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Importada do México, a Ram Classic chega em duas versões, a Laramie por R$ 349.990 e a Laramie Night Edition por R$ 359.990, sendo que a primeira está disponível nas cores azul Patriot, branco Bright, Granito Cristal, preto Diamond e vermelho Delmonico, trazendo ainda grade, logotipos, rodas, parachoques e retrovisores cromados.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/5RamClassicNightEdition27a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Já a versão Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e parachoques na cor da carroceria – que pode ser branco Bright, Granito Cristal, preto Diamond e vermelho Flame.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/6RamClassicLaramieGrade1a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
O estilo impressiona, pois os faróis ficam em posição abaixo da linha superior da grade e nascem como continuação natural dos paralamas – também rebaixado em relação à altura do capô com ressaltos e detalhes especiais.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/8RamClassicLaramie9a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/7RamClassicNightEdition21a-700x418.jpg?resize=700%2C418&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/44RamClassicNightEditionRoda2a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Também saltam aos olhos as duas saídas/ponteiras do escapamento, os estribos laterais fixos e as rodas de alumínio de 20 polegadas, com desenho de 5 raios e prateadas na versão Laramie (para combinar com os detalhes cromados), enquanto que na Laramie Night Edition a pintura delas é toda preta.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/9RamClassicNightEditionFarol2a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Os faróis possuem projetor de dupla função, que faz o papel da luz baixa e da luz alta – esta sendo auxiliada ainda por uma lâmpada suplementar.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/10RamClassicNightEditionTraseira1a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Leds na cor âmbar fazem o papel de piscas e luzes de rodagem diurna. E as lanternas são formadas por 15 leds.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/11RamClassicLaramieMotor-700x470.jpg?resize=700%2C470&ssl=1)
Além disso, a Ram Classic impressiona pelo incrível motor 5.7 V8 com 400 cavalos, que faz dela a picape mais potente do mercado brasileiro, ao lado de outra Ram, a 1500 Rebel.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/12RamClassicNightEditionLogo1-700x466.jpg?resize=700%2C466&ssl=1)
Com torque generoso – o maior entre os modelos a gasolina no segmento – e câmaras de combustão hemisféricas (que explicam o nome de batismo do propulsor: Hemi), ele proporciona força ampla, suave e que evita a hesitação e os picos dos motores turbos, além de ter algumas tecnologias que reduzem o consumo em 20% – caso do sistema de desativação de cilindros, no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em 4 dos 8 cilindros durante acelerações leves, quando em velocidades constantes.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/13RamClassicNightEditionMotor-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas, que reduz o bombeamento do motor por meio do fechamento da válvula de admissão, aumentando a expansão da combustão.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/14RamClassicNightEditionLogo2-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
E ela ainda se beneficia de novo ventilador de arrefecimento elétrico, que adapta o consumo de energia à demanda do resfriamento no momento.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/15RamClassicNightEditionCapô1-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor também melhorou a economia de combustível e diminuiu ruídos.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/16RamClassicCambio-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
O câmbio automático de 8 marchas mantém a rotação do motor sempre na faixa certa e é acessado por um compacto seletor rotativo no painel, liberando espaço para mais compartimentos no console central.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/46RamClassicConsole-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Além disso, a transmissão é inteligente e segura. Exemplo: ao desligar o motor com o câmbio em D (de Drive/Dirigir), o seletor vai automaticamente para a posição P (de Park/Estacionamento).
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/17RamClassicNightEditionLogo3-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida), sendo que o motorista controla tudo por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/18RamClassicAr-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
A Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante (que garante aderência nos mais variados terrenos) e o modo Tow/Haul, que otimiza a troca das marchas na hora de rebocar ou levar muita carga.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/19RamClassicLaramieTampaCaçamba1-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Com 1.424 litros de capacidade, revestimento protetor especial e iluminação de led nas laterais e no brake-light, a caçamba da Ram Classic só não é maior – no mercado brasileiro – que a caçamba da Ram 3500 Limited Longhorn, quando com preparação para reboques tipo quinta roda.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/20RamClassicLaramieEngateReboque-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
E a preparação para o gancho de reboque é de fábrica, com capacidade para rebocar 3.534 quilos – mais do que qualquer picape de outra marca.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/21RamClassicRevestimento-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/22RamClassicAcabamento-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
No interior, o revestimento é sempre preto e de couro com costuras brancas e apliques prateados, dourados e imitando madeira, além de iluminação de led e acabamento emborrachado nas portas.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/23RamClassicMultimidia3-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/24RamClassicTapete-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/25RamClassicTomada-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/26RamClassicMostrador1-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/27RamClassicMultimidia2-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/28RamClassicChave-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Ou seja, a Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade típicas da marca, mais uma longa lista de itens de série, onde se destacam o ar-condicionado dualzone com saída para os bancos traseiros (sendo que os laterais têm aquecimento), os tapetes de borda alta, o piloto automático, a tomada de 110V no painel, o volante de couro com aquecimento, o multimídia de 8,4 polegadas com navegação embarcada e a chave com sensor de presença e capaz de ligar a picape do lado de fora, além dos pedais do acelerador e do freio com regulagem elétrica de distância.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/29RamClassicMostrador3-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/30RamClassicMostrador2-700x441.jpg?resize=700%2C441&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/31RamClassicSomAlpine-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
O quadro de instrumentos tem 6 mostradores e tela de 7 polegadas, enquanto que o som Alpine tem 506 watts de potência, distribuídos em 9 alto-falantes e num subwoofer de 10 polegadas.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/32RamClassicBancos-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Pra completar, os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e ajustes elétricos em 10 posições, bem como duas memórias para o do motorista – que guarda também a posição dos retrovisores, dos pedais e até do som.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/33RamClassicBanco1-700x476.jpg?resize=700%2C476&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/35RamClassicBancoCompartimento2-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/34RamClassicBancoAssoalho-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
A praticidade fica por conta do assento traseiro bipartido, que pode ser levantado, deixando à mostra o subwoofer, um espaço para guardar objetos e uma plataforma dobrável que pode tornar o piso totalmente plano.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/47RamClassicLaramiePortaObjetosFechadura-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Vale citar ainda os 2 compartimentos embutidos e com tampa que ficam nas extremidades laterais do assoalho traseiro.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/36RamClassicPortaTreco-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Impermeáveis e removíveis, os compartimentos funcionam como um cooler, podendo receber latas e gelo para mantê-las na temperatura e até mesmo aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/37RamClassicMultimidia7-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Em relação à segurança, a Ram Classic vem com 6 airbags, assistente de partida em subidas, controles de rolagem da carroceria, freios a disco com sistema que protege a eficiência das pastilhas em caso de chuva e controle de oscilação de reboque, que impede que o implemento se desgoverne.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/39RamClassicLaramie12a-700x444.jpg?resize=700%2C444&ssl=1)
Quem adquirir uma Ram Classic terá que fazer revisões anuais ou a cada 12 mil quilômetros rodados, sendo que as 3 primeiras paradas nas concessionárias Ram Way serão gratuitas.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/40RamClassicNightEditionFrente2a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão, sempre utilizando lubrificantes e fluidos da linha Mopar Oil, desenvolvida em parceria com a Shell.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/41RamClassicLaramieTraseira1-700x470.jpg?resize=700%2C470&ssl=1)
A tranquilidade é completada pela assistência 24 horas e pela garantia de fábrica de 3 anos, que pode ser ampliada até 5 anos, com a compra de 1 ou 2 anos de extensão nos planos Total ou Motor e Câmbio.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/42RamClassicLaramieAcessorios-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/43RamClassicLaramieCapotaMaritima-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Pra quem quiser personalizar, a Ram Classic oferecerá acessórios originais Mopar, entre eles alargador de paralama off-road, degrau de caçamba, capota marítima, lança de engate, estribos automáticos e capota elétrica.
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/38RamClassicNightEditionLaramie1a-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
CONTINUIDADE – A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil, sendo o 4º lançamento – sem contar edições limitadas – em menos de 3 anos. Essa série começou na virada de 2019 para 2020 com a renovação da Ram 2500 e teve sequência com a Ram 1500 (lançada em 2021) e Ram 3500 (lançada em março de 2022).
![](https://i0.wp.com/www.autodestaque.net.br/wp-content/uploads/2022/09/45RamClassicPainel1-700x467.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)