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Scania fez prévia do que lançará na Fenatran 2022

A Scania reuniu a imprensa especializada para apresentar o que levará ao 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, nos dias 7 a 11 de novembro de 2022, no São Paulo Expo (SP). E entre os lançamentos que farão parte da linha 2023 de caminhões, para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve, terá novas famílias de motores, que substituirão as atuais Euro 5 e serão usadas nas cabines P, G, R e S: P8 e Super, esta com novo trem de força.

O Super – como foi batizado o novo trem de força lançado pela Scania na Europa em novembro de 2021 – já é reconhecido como o mais eficiente e econômico da categoria e conquistou o prêmio Green Truck na Alemanha.

Essa nova plataforma está sendo introduzida num momento de grande expectativa do setor automotivo, principalmente depois de atravessarmos um cenário global desafiador ocasionado pela pandemia, que impactou toda a sociedade e as indústrias em geral e exigiu uma dose extra de resiliência para conseguir finalizar o projeto dentro do prazo. Não tenho dúvidas de que esse movimento é um importante salto na transição energética. A eficiência do Super é refletida diretamente em emissões, pois 8% em redução de combustível é significativo para um setor em que 1% já faz diferença”, disse Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

Do ponto de vista da eficiência energética, a nova linha vai proporcionar até 2% de economia de diesel graças aos motores Euro 6 e até 8% de redução de consumo na gama Super, incluindo duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33), muita redução de emissões e aumento dos intervalos de troca e de manutenção, além de novo sistema de freio de cabeçote com maior potência de frenagem e eixo traseiro RB885 6×4 agora com cardan no formato reto – que estará disponível nos modelos 6×4 para transferir cargas de até 90 toneladas, oferecendo maior disponibilidade e capacidade de tração.

Vamos oferecer as melhores plataformas de motores, sendo que a gama Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna, que proporciona até 8% de economia e tem um exclusivo e novíssimo trem de força na faixa de potência de 420 a 560 cavalos. Serão caminhões capazes de revolucionar a operação baseados em 3 pilares: a gestão inteligente e rentável (com eficiência energética e redução de emissões), a disponibilidade máxima do produto e a confiança e qualidade dos nossos serviços”, falou Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania Brasil.

Os lançamentos foram desenvolvidos para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490 de novembro de 2018 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. A norma entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023.

MAIS EFICIÊNCIA – A nova linha de caminhões Proconve P8 foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção e coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e com maiores taxas de compressão. Os propulsores estarão disponíveis movidos a diesel e a gás natural, liquefeito e/ou biometano.

Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 aumentam a eficiência energética em relação à geração atual P7/Euro 5, dando melhores resultados aos negócios dos clientes. O sistema de tratamento de gases permanece o de Redução Catalítica Seletiva, com uso do reagente Arla 32, que passa a ter filtro de particulado DPF pra atender a lei – quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6, ele aumenta os intervalos de troca em operações de longa distância.

As plataformas otimizadas apresentam opções entre 250 e 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500 cavalos passam a ficar disponíveis somente para o segmento da mineração. Os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências utilizadas na Europa e ganham novas opções de 660 e 770 cavalos, em modelos vocacionados para transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10×4 no 770) e no segmento de cargas indivisíveis. Os propulsores também estão 2% mais econômicos que os da geração Euro 5.

MARCHAS MAIS RÁPIDAS – A nova linha de caminhões é ofertada com as caixas de câmbio modelos G25CM e G33CM, que garantem trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, melhor lubrificação e menores atritos internos. A G25CM é 75 kg mais leve que a atual GRS905 e é indicada para veículos de até 460 cavalos.

E a G33CM é para veículos a partir de 500 cavalos e pesa 60 kg a menos que a atual GRS905. A redução dos pesos permite um ganho em carga transportada e maior disponibilidade com os novos sensores de temperatura e nível do óleo – o filtro de óleo passa a ter maior vida útil e mais desempenho com o novo lubrificante MTF.

Outro ponto de destaque das novas caixas é o freio de cabeçote, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor e não necessita de manutenção. Ele será de série em todas as versões da linha P8, enquanto que o freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece como opcional e ganhou nova versão para atender a plataforma P8/Euro 6.

Os novos motores passarão a usar lubrificantes com tecnologia de redução de atrito, que reduzirão a necessidade de paradas para manutenção em até 50%. “Estamos acelerando rápido em nossa jornada de Serviços. Ao longo dos últimos meses nos preparamos para ofertar aos nossos clientes serviços e ferramentas capazes de proporcionar uma altíssima disponibilidade com a melhor rentabilidade do mercado. A conectividade, gerando dados que posteriormente são analisados e transformados em soluções de negócio, permanece como o centro de tudo pra tornar os caminhões da nova linha Euro 6 mais eficientes. E a combinação com um programa de manutenção flexível continuará garantindo a gestão das frotas e a máxima produtividade e eficiência. Nossa proposta de valor sobe mais um degrau e transforma a eficácia da operação por meio de ampla gama de serviços inteligentes, que satisfazem o que os clientes precisam para curto, médio e longo prazo. Além disso, a preparação da nossa rede está em ritmo intenso para atender aos clientes assim que a nova linha Euro 6 chegar. A proposta é seguir oferecendo mais efetividade operacional sem descuidar da manutenção da frota. Queremos que as paradas sejam em menor quantidade e realizadas de forma programada, com menor impacto no dia a dia da operação. A ida até a oficina Scania passará a ocorrer no momento correto e o cliente terá uma equipe sabedora do diagnóstico com o objetivo de devolver o caminhão o mais rápido possível para o trabalho. Isso é importante pra garantir aumento da disponibilidade e mais rentabilidade”, pontua Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania Brasil.

Com isso, a Scania irá dobrar os intervalos de troca de óleo do caminhão e reduzir os custos da operação com deslocamentos pra concessionária, de honorários do motorista e até evitar riscos no trajeto até a autorizada.

Queremos conduzir os clientes a uma nova experiência de disponibilidade, de tempo de uso do veículo. Queremos unir a eficiência energética com a confiabilidade na rede Scania. As soluções de serviços vão resolver o que não é de obrigação do negócio do cliente, pois ele precisa se preocupar com a rentabilidade da gestão e da operação. Ele terá sua frota rodando por mais tempo e ganhado mais dinheiro e mais fretes, com paradas inteligentes e customizadas conforme a necessidade de cada veículo. E os planos flexíveis atingem com a nova linha P8/Euro 6 a máxima eficiência. Serão menos paradas e com mais assertividade e previsibilidade da manutenção. O resultado? A redução do tempo nas oficinas da rede aos clientes de todos os tamanhos. Pra se ter ideia, um caminhão 6×2 com implemento frigorífico que faz uma parada em revisões a cada 40 mil km, a partir de agora necessitará de uma ida na oficina só quando atingir 80 mil km ou mais, dependendo da operação. Tudo isso de forma automatizada”, revela Alex Barucco, gerente de portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Brasil.

Já a caixa automatizada Opticruise foi redesenhada e ganhou uma atualização no seu software, elevando em 1% sua economia de combustível.

MAIS CONFORTO – Os caminhões da linha P8/Euro 6 estrearão novidades no interior: a cor passa a ser preta e num tom mais suave, ganhando ainda parassol elétrico, acionado por botão atrás do volante.

Também foi diminuído o espaço entre a viseira e as colunas laterais da cabine do caminhão, reduzindo a incidência dos raios solares em cima dos olhos do motorista.

MAIS SEGURANÇA – Avançando na segurança, a Scania introduz na linha Euro 6 a evolução do sistema de auxílio ao motorista. São sensores com alertas de ponto cego e de pedestres, para diminuir a falta de visibilidade nas laterais da cabine. Além disso, os caminhões virão com direção elétrica ativa (que permite a correção automática da condução) e piloto automático inteligente, que é ativado caso o caminhão não fique parado por mais de 3 segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente num congestionamento, por exemplo.

CONFIGURAÇÕES – A nova linha de motores P8 de 13 litros permite inúmeras combinações dentre as opções 6×2 e 6×4, para uso no transporte de grãos, combustíveis e cargas frigorificadas. Tem o modelo R 460 com transmissão G25CM e eixo R885, no caso das cargas gerais e frigorificadas. E os modelos R 500 e R 560 com transmissão G33CM e eixo R885 são indicados para o transporte de grãos e combustíveis – no de grãos é recomendado o sistema de frenagem CRB.

SCANIA SUPER – A gama Super chega alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 e oferecendo o maior torque para motores de 13 litros, com 420, 460, 500 e 560 cavalos de potência. “Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Além disso, o motor Super oferece um desempenho superior em relação aos atuais da montadora e aumenta a eficiência do processo de pós-tratamento. Mudanças preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5”, explica melhor Ivanovik Marx, que é engenheiro de Oferta de Soluções da Scania Brasil.

O propulsor traz novidades como o aumento da pressão de pico no cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo.

Outro grande benefício é a otimização do tanque, que funciona como um tanque de captura pra garantir a utilização máxima do combustível. “Passamos de 87% pra 97% de diesel utilizável nos tanques, um ganho de carga útil transportada ou alcance estendido, a depender do que for priorizado na aplicação”, pontua Marx.

Na configuração do veículo, os modelos rígidos – ou chassi plataforma – ganham várias novas posições de montagem dos tanques de combustível e de Arla 32, permitindo uma melhor distribuição do peso no chassi e uma maior carga útil. “Dependendo do tipo de operação, da distância entreeixos e da quantidade de tanques, poderá haver até uma capacidade de uma tonelada a mais de carga útil, por exemplo”, calcula Marx. E o sistema de tratamento de gases Euro 6 com Redução Catalítica Seletiva passa a utilizar dupla dosagem do reagente Arla 32 (um no coletor de escape e outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel, para atender a lei Proconve P8.

A gama Super será vendida no Brasil a partir da Fenatran, com entregas a partir de fevereiro de 2023. Portanto, a nova gama chegará ao país pouco mais de 1 ano depois de lançada na Europa, onde é sucesso absoluto.

Vale lembrar que a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução, com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – e agora ainda mais eficiente com os 8% superior à gama Euro 5.

As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é o motor. E no caso da gama Super com o novo trem de força formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial será o conjunto mais eficiente e rentável que a Scania já ofereceu”, diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania.

Estamos desembarcando no Brasil um trem de força incomparável no quesito eficiência, disponibilidade e produtividade. Motores, caixa de câmbio, sistema pós-tratamento, arquitetura modular dos chassis e dos eixos… tudo novo para garantir uma maior performance e rentabilidade. Esse é um passo extremamente significativo para o transporte sustentável, onde a melhor gota de combustível é aquela que não queimamos”, complementa Paulo Moraes, vice-presidente de Sales & Marketing da Operação Industrial da Scania Latin America.

CONECTIVIDADE – Para somar ao abrangente portfólio de serviços conectados, estreia o pacote Data Access, que permite que os clientes acessem diretamente os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas. Será possível até mesmo incorporar as informações da Scania dentro dos sistemas integrados dos transportadores, responsável pelo controle da gestão de processos e números da operação. Os clientes também terão acesso ao My Scania, que funciona como um ponto de acesso de todas as informações da frota.

OUTRAS NOVIDADES – Outros destaques do lançamento são o Scania Zone, o Control Tower para todos os clientes do pacote Premium Flexível Uptime e o Scania Locação.

Sucesso na Europa desde 2019 e comercializado e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone também estará disponível para os caminhões da linha Euro 6. Por meio do portal de gestão de frotas, o próprio cliente definirá, a qualquer momento e de forma simples, o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais.

Já o mais completo pacote de serviços da história da Scania oferece acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas, com o objetivo de garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. Como resultado prático, ele proporciona uma redução até 25% nos custos de reparos e manutenção, com o pagamento atrelado à quilometragem rodada pelos veículos – ou seja, se o caminhão ficar parado durante um mês, o custo de manutenção será zero. Além disso, a manutenção passa a ser contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica, conforme a operação de cada cliente.

Para usufruir melhor dos benefícios, os clientes têm o apoio da Control Tower, que faz gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção, e entrega um relatório a cada mês, comprovando a eficiência dos serviços, já que a Scania criou um mapeamento virtual que identifica se o cliente chega pra fazer uma manutenção.

E a Scania Locação entrará no ramo de aluguel de caminhões no Brasil, oferecendo prazos de 24 a 60 meses. A abertura das operações – que terá a administração da própria fabricante sueca – será na Fenatran 2022, sendo que as primeiras entregas estão confirmadas para fevereiro de 2023. Na fase inicial estarão contemplados os caminhões da linha P8/Euro 6, incluindo a gama movida a gás natural e/ou biometano.

A Scania Locação chega pra somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes. Ele não chega pra substituir as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte. Na Europa, o aluguel/leasing operacional de caminhões é uma realidade há mais de 30 anos e já temos mais de 6 mil caminhões locados. A experiência está mais que comprovada. O transportador terá a possibilidade de assinar contratos a partir de apenas um caminhão e poderá receber o conjunto completo, com o implemento que necessitar”, complementa Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania Brasil.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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