Frontier em todas as versões na Tropical Nissan
A linha da nova Frontier 2023 está completa nas concessionárias Tropical Nissan… e com uma novidade: a montadora japonesa já está disponibilizando a versão de entrada S, que também chega com dois turbos no motor 2.3 com 16 válvulas e movido a diesel – como nas outras versões comercializadas.
A decisão de disponibilizar a motorização biturbodiesel na Frontier S – diferentemente do que acontecia no modelo anterior – foi decidida para padronizar a oferta da linha e melhorar ainda mais o desempenho e o consumo dessa versão, que é a única equipada com transmissão mecânica de 6 velocidades.
Como tem vocação para o trabalho, a versão Frontier S tem seus dois turbocompressores com uma calibragem e uma potência (163 cavalos) diferente da oferecida nas outras versões, que possuem 190 cavalos. Mas mesmo assim ela oferece um excelente desempenho e ainda ficou 5% mais econômica que a geração anterior.
A nova versão S se soma as outras já disponíveis nas concessionárias Tropical Nissan, completando as 6 configurações (SE, Attack, XE, Platinum e PRO4X), cada uma delas pensada para um tipo de consumidor.
Custando a partir de R$ 238.290, a nova Frontier S é a picape de entrada, mas oferece uma ampla lista de equipamentos, já vindo de série com 6 airbags, ar-condicionado, bloqueio de diferencial mecânico, sistema de auxílio de partida em rampa e controles automático de descida e de tração e de estabilidade, além de vidros e retrovisores com acionamento elétrico.
Já a versão SE possui motor biturbodiesel de 190 cavalos e câmbio automático de 7 marchas com trocas manuais sequenciais, chegando para ser a primeira opção da linha com essa transmissão, posicionada acima da versão de entrada S, que conta com câmbio manual. E é uma versão inédita, que nasceu com a linha 2023 da picape e foi resultado das solicitações dos consumidores, que desejavam uma opção automática nessa faixa de preço – ela custa a partir de R$ 264.190. Assim ela traz de fábrica itens como retrovisores elétricos, faróis de neblina, 6 porta-copos, rodas de alumínio de 17 polegadas, controle automático de descida e parachoques e retrovisores na cor da carroceria.
Para completar, elas chamam a atenção pelo novo estilo, que inclui uma grade imponente, faróis com quatro projetores de led em formato de C, lanternas de led e uma caçamba diferenciada, com degrau no parachoque traseiro e uma altura maior em relação à antecessora (25 milímetros a mais perto da cabine e até 50 milímetros a mais nas laterais, perto da tampa), além de capacidade de carga de 1.054 litros e de 1.043 quilos.
E continua dona da melhor capacidade off-road do segmento, com excelentes ângulos de ataque (31,6 graus) e de saída (25,7 graus), além de 25,2 centímetros de distância livre do solo, para superar os maiores obstáculos.
A suspensão foi refinada, ganhando novos ajustes dos amortecedores, sendo que o conjunto traseiro é sistema multilink com molas helicoidais trabalhando em conjunto com um eixo rígido e oferecendo conforto e estabilidade, sem abrir mão da capacidade no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira tem braço duplo assistido por barra estabilizadora. E os freios são a disco nas 4 rodas, com pneus com sensor de pressão.
Dentro, elas trazem bancos antifadiga e quadro de instrumentos de 7 polegadas, entre vários outros itens.