Carros

Citroën renasce com o novo C3, que é referência em customização

Esqueçam aquele status de ‘compacto francês’ que o Citroën C3 tinha no Brasil – algo que impressionava uma parcela dos consumidores, mas também afastava outra parte, com medo de depreciação e preço de peças e mão de obra, por exemplo.

A nova geração do Citroën C3 agora traz a chancela de um grupo extremamente versátil e arrojado como o grupo Stellantis, que o colocou num patamar diferenciado, onde ele exala o charme afrancesado típico da marca, mas agora com um conjunto mecânico abrasileirado – agradando assim a maioria dos consumidores.

Primeiro de uma família de 3 modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul, o novo C3 é um hatchback com jeitão de SUV, já que oferece agora uma excelente altura livre do solo e uma posição de dirigir que agrada a gregos e troianos, além de ter muito conforto, graças a um dos melhores espaços internos e porta-malas do segmento.

Com cara e jeitão de compacto premium, mas com preço de compacto de entrada (custa entre R$ 68.990 e R$ 97.990), ele é feito em Porto Real (RJ), mas com seu motor vindo de Betim (MG), mais precisamente da fábrica da Fiat: estou falando do 1.0 Firefly de 3 cilindros e até 75 cavalos, lançado no finado Uno, em 2016, com bloco de alumínio e acoplado a um câmbio manual de 5 marchas – o que significa um dos menores custos de manutenção e reparo do segmento.

As versões mais caras vêm equipadas com motor 1.6 com 16 válvulas e até 120 cavalos de potência, que pode vir acoplado a uma transmissão mecânica de 5 velocidades ou a uma transmissão automática de 6 marchas com opção de trocas sequenciais – esta ainda inclui um modo que reduz o consumo de combustível.

A suspensão dianteira é independente, com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo, gerando bons ângulos de ataque (23°) e de saída (39°), o que significa tranquilidade na hora de encarar lombadas, valetas, buracos e estradas de terra.

Sempre com 15 polegadas, as rodas vêm montadas em pneus de perfil alto (na medida 195/65) e dão mais conforto e estabilidade – para que o efeito “tapete voador” criado e mantido pela Citroën continue.

Disponível nas cores azul, branco, preto e em 2 tons de cinza, o novo C3 chama a atenção pela nova leitura feita em cima da assinatura da marca, que remete às engrenagens criadas pelo fundador André Citroën e que agora receberam linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna de leds nos faróis bipartidos e cruzam a dianteira até o centro.

A parte central do parachoque dianteiro é sempre preta e abaixo dos faróis ficam as luzes de neblina.

Nas laterais, destaque para as barras de teto longitudinais, para os arcos nos paralamas e para os frisos protetores.

Atrás, as lanternas se integram às linhas do hatchback, destacando o parachoque com amplo elemento preto na parte inferior, que também serve para ocultar as sujeiras acumuladas do dia a dia.

Dentro, ele chama logo a atenção pelo multimídia de 10 polegadas, mas o conforto e um dos maiores porta-malas da categoria (367 litros na posição normal) também são atrações graças aos 3,98 metros de comprimento, ao 1,60 metro de altura, ao 1,73 metro de largura e aos 2,54 metros de distância entreeixos.

A posição de dirigir é de um utilitário esportivo, com visibilidade bastante elevada.

Há ainda saídas de ar-condicionado laterais verticais cromadas, painel em 2 tons (com elemento central cinza ou azul) e 3 entradas USB de recarga rápida, sendo duas para o banco traseiro e uma no console central, próxima da tomada 12V.

Com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, o novo C3 tem 7 versões, incluindo as especiais First Edition 1.0 e 1.6.

A versão de entrada chama-se Live 1.0 (a partir de R$ 68.990), que já vem completa de fábrica, com direito a direção elétrica, assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha e sensor de pressão dos pneus, entre outros itens. De opcional, pode ganhar pintura metálica (R$ 1.300) e kit com frisos laterais e protetor de cárter (R$ 900).

A versão Live Pack 1.0 (R$ 74.990) acrescenta central multimídia de 10 polegadas com entrada USB no console, volante com comandos do som e assento do motorista com regulagem de altura entre os principais itens de série.

A versão Feel está disponível com motor 1.0 (R$ 78.990) ou com motor 1.6 16V (R$ 86.990) e agrega vidros traseiros elétricos, alarme, volante com regulagem de altura, luzes diurnas de leds, rodas de liga leve de 15 polegadas, duas entradas USB para quem vai no banco traseiro, painel com faixa azul metálica, barras no teto e maçanetas na cor do carro. De opcionais, oferece ainda teto em 2 tons (R$ 1.300) e kit com sensor e câmera de ré (R$ 1.400).

Quem busca ainda mais conforto pode optar pela versão Feel Pack 1.6 16V automática (a partir de R$ 93.990), que acrescenta itens como câmera de ré, volante revestido de couro e rodas diamantadas.

E a série limitada (apenas duas mil unidades) First Edition vem de série com os itens da versão Feel Pack e mais barras cinzas no teto, faróis de neblina com moldura branca, frisos laterais estofados, tapetes especiais e pintura metálica em duas tonalidades, com o teto podendo ser branco ou preto. Ela custa R$ 83.990 com motor 1.0 e R$ 97.990 com motor 1.6.

ACESSÓRIOS – O novo Citroën C3 oferece a possibilidade de ser customizado por meio de um amplo catálogo de acessórios originais da Mopar. São mais de 50 itens homologados, sem abrir mão da garantia e qualidade da marca. A oferta atende quem valoriza design, tecnologia, esportividade e conforto.

Os clientes do novo C3 podem incluir diferentes tipos de frisos laterais, bem como molduras para os faróis de neblina, adesivos para a carroceria, acabamento para as barras de teto longitudinais e rodas de liga leve escuras ou em duas tonalidades, bem como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Dentro, o novo C3 pode receber desde diferentes tipos de tapetes até pedais exclusivos, passando pela charmosa iluminação ambiente que cria uma luz indireta agradável aos ocupantes.

Há ainda ecobags, redes para carga e capa para os bancos com tecido toalha, que o prepara para viagens.

Todos os acessórios do hatchback com atitude SUV – por causa dos 18 cm de altura mínima do solo e dos pneus de perfil alto – são comercializados nas revendas autorizadas Citroën e podem ser adquiridos já no momento de reserva da compra. Mas é possível comprá-los online através do site Monte o seu Novo Citroën C3 | Monte o Seu (citroen.com.br).

Além disso, estão disponíveis 2 kits: Protection (com protetor de cárter e frisos laterais) e Comfort (com câmera e sensor de ré). E como passam por ampla bateria de testes de certificação para garantir que atendam aos mais rigorosos padrões de qualidade da marca, os acessórios originais da Mopar não alteram a garantia total de fábrica do novo C3, que é de 3 anos.

A Citroën oferece o aplicativo Cart, onde os donos do C3 dão adeus a filas de pedágios e em mais de mil estacionamentos, com 12 meses de isenção na mensalidade do Connect Car, além de acessar cupons de descontos.

O proprietário conta com a segurança de revisões com preço fixo: as 3 primeiras manutenções somam R$ 1.436 nas versões 1.0 e R$ 1.579 nas versões 1.6. Na ponta do lápis, manter o novo C3 custa menos de R$ 2 por dia! E com peças mais baratas que as da concorrência, isso também reduz o valor do seguro.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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