Novo Chevrolet Bolt chegou ainda mais equipado e sofisticado
O segmento de carros elétricos é o que mais cresce no mundo e já representa quase 10% das vendas – 4 vezes mais que em 2019. O aumento do interesse do consumidor pela tecnologia também é grande no Brasil, onde a Chevrolet está lançando o novo Bolt EV, que traz design renovado, interior mais refinado e mais itens de segurança, conforto e conectividade.
Outro destaque é seu conjunto de propulsão e bateria, com 459 quilômetros de autonomia e sistema de condução com freios regenerativos que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo e também recuperando parte da carga das baterias nas frenagens. O motor elétrico tem 203 cavalos e torque suficiente pra levá-lo aos 100 km/h em 7,3 segundos.
Para completar, 40 minutos em estações super-rápidas de corrente contínua são suficientes para recarregar cerca de metade da bateria. E na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora na tomada, ele ganha aproximadamente 40 quilômetros de autonomia.
Todo esse conjunto coloca o novo Chevrolet Bolt EV em um patamar ainda mais elevado dentro da categoria dos veículos elétricos. Isto fica evidente desde o design, com uma dianteira inédita, trazendo faróis com formato inovador e pela ausência de grade do radiador, já que o motor elétrico não precisa de arrefecimento.
Na traseira, as mudanças incluem as lanternas com lâmpadas de led e o parachoque ainda mais envolvente. Nas laterais, chamam a atenção a ausência de sistema de escapamento, as rodas diamantadas de 17 polegadas, os pneus capazes de rodar mesmo furados e a moldura na cor preto brilhante ao redor dos vidros.
Mas o maior salto evolutivo está na cabine, totalmente renovada e que faz uso abundante de materiais nobres e macios ao toque, além de assoalho plano, revestimentos escuros com cromados e assentos mais confortáveis.
Vale ressalta ainda o seletor do modo de condução através de um botão, os 10 airbags, o novo volante com base plana, o piloto automático adaptativo, o assento do motorista com regulagem elétrica em 8 posições, o aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, o quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, o som Bose com subwoofer e a nova geração da central multimídia de 10,2 polegadas com wi-fi, Spotify e Alexa integrados, além do assistente de estacionamento com visão 360 graus e vários outros sistemas de segurança.
Disponível em versão única de acabamento, nas cores branca, cinza, preta e vermelha, o novo Bolt EV se diferencia pelo prazer ao dirigir, com respostas vigorosas do motor elétrico de torque instantâneo e pelo nível de ruído baixíssimo: até 10 vezes inferior ao de um carro tradicional a combustão. Ele tem ainda excelente estabilidade, devido ao ajuste da suspensão e à distribuição de peso semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez da carroceria, já que a bateria compõe a plataforma.
Para a Chevrolet, o carregador residencial é fundamental para uma completa experiência com o veículo elétrico, pois ele proporciona praticidade e liberdade. Tanto que 85% dos proprietários de carros elétricos dizem que carregam seus modelos quase que exclusivamente em suas residências, através de equipamentos que permitem uma recarga quase 10 vezes mais rápida da que se ela fosse realizada numa tomada convencional de 110 volts.
Por isso que, junto com o novo Bolt EV, a Chevrolet lançou um novo carregador de corrente alternada, com muito mais recursos e que permite carregar, comandar e gerenciar toda a operação de recarregamento à distância, por meio de um aplicativo. Até 25 unidades do aparelho podem ser ligadas ao medidor do condômino para cobranças avulsas ou individualizadas e ele ainda pode ser configurado para utilizar somente a energia do sistema fotovoltaico, se ela estiver disponível. Com ele, uma noite de recarga seria suficiente para rodar mais de uma semana.