Renault Scénic ganhou uma nova ‘visão’
A Renault revelou seu novo carro-conceito Scénic Vision, que representa os compromissos da marca em matéria de desenvolvimento sustentável, materializando seu plano de descarbonização em todo o ciclo de vida.
Pesando 1.700 quilos e medindo 4,49 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,59 metro de altura e 2,83 metros de distância entreeixos, ele tem uma aparência externa que prefigura o futuro veículo 100% elétrico que será lançado em 2024, enquanto que o interior visa um futuro onde as tecnologias servirão a um mundo com mais respeito pelo meio ambiente.
O nome Scénic remete ao icônico ‘carro para viver’, enquanto que Vision corresponde às novas expectativas dos consumidores em busca de uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva.
Tanto que ele utiliza mais de 70% de materiais reciclados, alguns deles sendo 95% recicláveis, incluindo a bateria e o assoalho – que foi feito usando garrafas de leite e tubos de plástico.
Aliás, vale ressaltar que, nesse protótipo, 30% dos plásticos são oriundos de fontes renováveis, enquanto que os revestimentos foram produzidos utilizando carbono reciclado originário da indústria aeronáutica.
As rodas de liga leve de 21 polegadas são calçadas em pneus na dimensão 235/45R, que são fornecidos por um fabricante que é comprometido com a responsabilidade ambiental.
E, em vez de revestimento de couro, foi utilizado um poliéster 100% reciclado com baixo teor de carbono.
Já o tanque da célula de combustível é produzido com fibra de carbono proveniente de resíduos de papel reciclado.
Localizado na porta do motorista, um filtro de ar melhora a qualidade do ar, filtrando o ar externo.
Do lado de fora, pigmentos pretos da tinta da pintura da carroceria são provenientes do tratamento de partículas captadas na atmosfera, também contribuindo para melhorar a qualidade do ar.
A motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio foi feita pra reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia.
O sistema é baseado na tecnologia do “extensor de autonomia”, já prevendo 2030, quando já existir uma grande rede de postos de hidrogênio na França, sendo possível percorrer 800 quilômetros sem precisar parar para recarregar.
E onde uma parada de somente cinco minutos será suficiente para encher totalmente o tanque de hidrogênio.
Já as tecnologias que ele oferece reduzem o número de acidentes em até 70%, a começar pela câmera na frente que amplia o campo de visão em 24%, reproduzindo o entorno numa tela no painel de instrumentos.
Assim, o parabrisa acaba sendo ampliado em 180 graus, fazendo o capô parecer ‘transparente’.
Há ainda uma interface de avaliação de riscos que antecipa situações de stress e compensa a falta de atenção do condutor, dando orientações pra melhorar hábitos de direção e a respeito da saúde, tipo ritmo cardíaco, fadiga etc.
Outra curiosidade é que a montadora francesa contou com a ajuda da lenda da música eletrônica Jean-Michel Jarre na concepção acústica e no processamento de sinais do Scénic Vision.
O músico definiu a assinatura sonora do carro-conceito orientado pela estratégia “menos é mais”, com somente um alto-falante em cada uma das portas, complementado por ‘bolhas de som’ em cada um dos apoios de cabeça.
Sem dizer que cada banco é equipado com microfones e alto-falantes para oferecer seu próprio ambiente sonoro.
O melhor de tudo é que o pioneiro da música eletrônica agora virou embaixador da Renault e trabalhará em futuras soluções que serão introduzidas nas próxima gama de veículos da marca europeia.