Dicas para a instalação de discos de freio
O sistema de freio é fundamental para a garantia da segurança dos ocupantes do veículo e no trânsito. Por isso os reparadores devem utilizar peças com qualidade e de renomadas marcas oferecidas no mercado, bem como se atentarem para alguns detalhes quando chegar a hora da manutenção. Aqui vão alguns cuidados e algumas instruções para a instalação do disco de freio e alguns sinais em que o motorista e o reparador devem ficar atentos.
Para começar, caso o disco de freio seja montado inadequadamente, pode ocorrer o desalinhamento entre o disco e a pastilha, provocando um desgaste irregular e uma trepidação do pedal de freio e do volante. Pastilhas novas nunca devem ser aplicadas em um disco de freio que já apresente a superfície irregular, pois isso causaria ineficiência na frenagem. Daí ser importante verificar as medidas de desgaste na peça ou no catálogo do produto.
DICAS DE INSTALAÇÃO – Inicialmente é preciso remover as pinças de freio com um pequeno gancho, evitando deixá-las suspensas pelo flexível. Em seguida, ao retornar aos pistões, o sangrador deve ser aberto para eliminar o excesso de líquido da carcaça das pinças, para não danificar o modulador hidráulico do sistema antiblocante ABS ou o cilindro-mestre. A recomendação é sempre utilizar o coletor de fluido.
O disco de freio usado já pode ser removido. Depois é necessário lixar o cubo de roda, para evitar resíduos na superfície de contato com o disco e não comprometer a montagem. Com um relógio comparador, o mecânico deve inspecionar o cubo e observar algum empenamento e a folga do rolamento – a oscilação máxima é de 0,05 milímetro e a folga é de 0,02 milímetro. O empenamento no cubo pode resultar em um empenamento duas vezes maior no disco.
Para montar o disco novo, fixe os parafusos ou as porcas de roda. Com o relógio comparador a 5 milímetros do diâmetro superior da pista de frenagem do disco, observe a oscilação máxima do conjunto, que é de 0,10 milímetro. Em discos com cubo, é preciso observar o assentamento das capas de rolamento. Nunca utilize uma ferramenta pneumática para apertar os parafusos ou as porcas. Utilize sempre torquímetros de 8 a 10 quilos para automóveis e de 10 a 13 quilos para caminhonetes. Também é recomendável que o aperto seja realizado no sentido cruzado dos parafusos.
Por fim, procure discos de freio com tecnologia que dispensa o trabalho de limpeza e de preparação na hora da aplicação, pois isso facilita o trabalho, entre outros diferenciais.