Serviços

É preciso trocar o óleo do carro após atravessar enchentes?

Em certas épocas do ano, as condições meteorológicas causam fortes chuvas e, muitas vezes, o motorista é obrigado a enfrentar enchentes e locais com grandes quantidades de água na pista. Porém, mesmo depois de passar pela enchente com sucesso, não há garantias de que o veículo não tenha sofrido algum tipo de prejuízo. Especialistas em lubrificação explicam a importância de consultar um mecânico de confiança assim que possível, pra fazer um check-up nas partes elétricas e no motor do veículo. É essencial conferir também os freios, a parte de baixo do veículo (uma vez que partículas de lixo podem se prender às peças), os filtros (de ar, combustível e óleo) e o sistema de lubrificação do motor, entre outros itens.

No caso do óleo lubrificante, deve-se verificar a vareta de nível e checar a aparência e a cor do produto. Se houver alguma anormalidade como aparência leitosa e coloração que vai do creme ao café com leite, é provável que tenha entrado água no sistema. Neste caso, é preciso trocar o óleo imediatamente, porque o produto perde suas propriedades com a invasão da água. O mecânico deve fazer uma limpeza geral: esvaziar o óleo do cárter, limpar as velas e trocar o óleo e o filtro de óleo.

O bom lubrificante minimiza o atrito das partes internas do motor, assegurando o seu funcionamento. Logo, usar o veículo com o lubrificante contaminado com água pode trazer sérios problemas como a quebra da película lubrificante, possibilitando contatos metálicos e desgaste das peças – e até mesmo causar o fatal motor fundido.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios