Está chegando a oitava geração do Nissan Sentra
A Nissan confirmou que o novo Sentra chega ao Brasil no final de março de 2023, agora na 8ª geração e que não teve sempre esse nome. Na verdade, apesar de ter se tornado um nome global em 1982 e ver suas gerações contadas a partir daí, a jornada do que seria o Sentra iniciou nos anos 60, com o lançamento do sedã Tsuru, nome de uma ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, boa sorte, fortuna, felicidade e longevidade. Esse foi o nome do que pode ser considerado o antepassado do Sentra, 1º veículo da Nissan nos EUA, sucessor do Datsun 210 e importado do Japão.
Aliás, o Tsuru foi vendido com diferentes nomes pelo mundo: nos EUA começou como Sunny, enquanto que no México e em algumas regiões da América Latina se chamava Lucino. Sentra é uma palavra que vem do grego “kentron”, que significa “centro” e se refere a algo central, com o tamanho ideal pra proporcionar segurança e conforto. E no Brasil, sua trajetória começou em 2004. Tendo como base o início oficial do nome Sentra para o sedã médio, conheça um pouco das gerações:
PRIMEIRA GERAÇÃO – Foi vendida de 1982 a 1986 nas versões cupê, station wagon, Sport Coupé hatchback e sedã com duas ou quatro portas, além do hatchback com três portas. Ele foi fabricado em Smyrna, no Estado do Tennessee, nos Estados Unidos, quando representou aproximadamente 22% das vendas da Nissan na América do Norte no ano de 1986.
SEGUNDA GERAÇÃO (1987) – Nessa primeira mudança, as opções de carroceria foram mantidas, mas a suspensão independente nas 4 rodas foi radicalmente modificada, ganhando ainda freio a disco nas 4 rodas. No México ele foi batizado de Tsuru II e estava disponível como perua e como sedã de duas ou 4 portas, enquanto que o cupê foi batizado de Hikari.
Em 1988 foi lançada no mercado mexicano uma versão esportiva rara, equipada com motor 1.6 turbo com injeção de combustível. Essa geração também foi exportada para as Américas Central e do Sul, incluindo países como Peru, Bolívia e Chile – neste último país ele recebeu o emblema “Sentra”.
TERCEIRA GERAÇÃO (1990) – O desenho ficou menos quadrado e só as versões cupê e sedã de 4 portas foram mantidas, com opções de câmbios manual de 4 e 5 marchas e automático de 3 ou 4 velocidades. Era equipada com motor 1.6 com injeção de combustível e até 126 cavalos. E tinha versões de entrada (sem identificação), E, XE, SE e GXE.
Em 1993, recebeu repaginação que incluiu atualizações internas e airbag para o motorista na versão topo de linha GXE. Esta também foi a geração na qual a versão SE-R foi lançada, trazendo motor de 140 cavalos.
QUARTA GERAÇÃO (1995) – Aqui, a Nissan decidiu manter o nome Sentra só pro sedã e lançou o motor 2.0 de 140 cavalos, que junto com o motor 1.6 tinha corrente de distribuição, ao invés de correias dentadas. Em 1998 ele recebeu rodas de liga leve de 14 polegadas na versão topo de linha GXE e ganhou as edições SE e Special, com rodas de 15 polegadas.
QUINTA GERAÇÃO (2000) – O redesenho deu ao Sentra uma presença mais marcante pra coincidir com seu crescimento em tamanho. Podia vir com motores 1.8 de 4 cilindros e 126 cavalos de potência, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades; e 2.5 de 4 cilindros e 165 cavalos – que ia para 175 cavalos na versão esportiva Spec V e que foi um propulsor originalmente desenvolvido para o Altima. A versão SE-R Spec V tinha assentos de corrida inspirados no Skyline e um volante grosso revestido de couro.
A Nissan atualizou o Sentra para o ano-modelo 2004, que trazia leves mudanças de design e que foi a versão que estreou no Brasil em 2004, equipada com motor 1.8. Em mercados onde o Sentra ou o Sunny não eram comercializados, a montadora nipônica oferecia um modelo similar chamado Bluebird Sylphy, como no Japão. Na Europa, o Bluebird Sylphy era conhecido como Almera, enquanto que, na Austrália e na Nova Zelândia, ele se chamava Pulsar.
SEXTA GERAÇÃO (2006) – O Sentra aumentou de tamanho para permitir o lançamento e o posicionamento de um modelo mais compacto, o Versa. Esta geração era maior em quase todos os aspectos e possuía uma distância entreeixos com quase 15 centímetros a mais. No Brasil, essa geração estreou o motor flex.
SÉTIMA GERAÇÃO (2013) – Nessa geração, a Nissan decidiu que Sentra e Sylphy seriam um único modelo global, cujo design foi revelado no Salão do Automóvel de Pequim de 2012, com o nome de Sylphy. O objetivo da Nissan era globalizar o Sentra, lançando-o em mais de 120 países. O desenho aerodinâmico trazia ares premium com a introdução de faróis e lanternas de led, tampa do porta-malas em ângulo agudo e acabamento cromado. Espaçoso por dentro, tinha itens inéditos como chave com sensor de presença, ignição por botão e ar-condicionado dualzone.
E como parte da estratégia para reforçar o sucesso do Sentra, o sedã recebeu uma reformulação externa na linha 2017, trazendo grade em V e tecnologias de segurança como sensor de ponto cego e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.