Serviços

Pet na estrada no Carnaval: 3 multas que você pode evitar ao viajar com seu animal

Carnaval está chegando e já tem gente arrumando as malas para viajar de carro com a família e até com os seus animais de estimação. Mas não basta colocar o pet no carro e partir. É preciso saber como levar seu gatinho ou seu cachorro com segurança e com conforto, a fim de preservar as vidas deles e também evitar multas na viagem. Além dos cuidados essenciais com saúde, regras de comportamento e de escolha do destino para os seus bichinhos, o recém-lançado Guia de Viagem Pet Friendly detalha as leis na estrada para o transporte de animais.

Eis 3 regras essenciais do Código de Trânsito Brasileiro. “Em primeiro lugar, por mais que o cachorro ame, não é permitido transportar animais com a cabeça para fora do veículo, a famosa ‘fuça ao vento’. Além de perigoso pra saúde do animal, trata-se de uma infração grave, que rende multa e 5 pontos na carteira do motorista. O artigo 235 do CTB proíbe qualquer transporte de animais do lado de fora do carro, como na parte traseira aberta”, diz Andrea Miramontes (@andreamiramontes.real), jornalista, influencer de turismo (@ladobviagem), protetora de animais e autora do Guia de Viagem Pet Friendly.

Outras duas regras essenciais, previstas como infração de lei de trânsito, proíbem levar o animal solto no carro (artigo 169) e transportar o pet no colo do motorista (artigo 252). “Não é só a questão da multa, mas de viajar com segurança com a família toda. Numa colisão, mesmo que leve, um animal solto no carro pode morrer ao ser lançado do banco ou do colo”, diz Andrea.

AJUDA A ABANDONADOS – O Guia de Viagem Pet Friendly conta com mais de 100 páginas informativas, distribuídas em 12 capítulos práticos. Ele é comercializado de forma digital e está disponível nos sites www.ladobviagem.com.br e www.patasaoalto.com.br com o preço promocional de lançamento de R$ 78,90. Quem compra o guia também ajuda animais abandonados, pois parte da renda arrecadada na venda é destinada a animais que precisam, por meio de protetores e ONGs. A ação faz parte do projeto Patas ao Alto (canal de proteção animal que existe há 15 anos), criado por Andrea Miramontes e por Maga e Juju, duas cachorras viajantes que viraram estrelinhas em 2022. Os casos ajudados serão divulgados mensalmente no canal @patasaoalto, no Instagram.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios