Carnaval: cinco cuidados com o carro na praia
Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas planejam fazer aquela tão sonhada viagem para a praia e aproveitar os dias de folia com a família ou com os amigos. Porém, antes, durante e depois de pegar a estrada, o motorista deve tomar algumas precauções fundamentais com o veículo. Com o objetivo de auxiliar o condutor a viajar com mais tranquilidade no feriado, a NGK, especialista em sistema de ignição, lista 5 importantes recomendações:
1) Efetuar uma boa lavagem no veículo logo ao retornar do litoral, incluindo a parte inferior do carro; 2) Não aplicar óleo ou vaselina na parte inferior do automóvel porque, além de agredir as borrachas, esses produtos permitem que a sujeira e partículas grudem no veículo; 3) Evitar a utilização de querosene, óleo em spray e óleo diesel no motor, pois se trata de uma área muito quente do carro e, como são produtos inflamáveis, podem provocar um acidente; 4) Fugir de combustível com preço muito baixo e solicitar sempre a nota fiscal de abastecimento; 5) No retorno da viagem, observar se o veículo apresenta falhas ou aumento do consumo de combustível. Se sim, pedir a um mecânico para realizar uma avaliação do carro.
De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, o condutor precisa ver o funcionamento de itens de segurança como pneus (estado e pressão), iluminação e documentação do motorista e do veículo: “Na viagem, é fundamental examinar as lâmpadas de alerta que, na maioria dos veículos, têm duas cores: amarelas ou âmbar (indicam ser necessária uma verificação, mas não impedem o funcionamento do automóvel) e vermelhas, que ordenam interromper imediatamente o passeio para checagem. Após a viagem, é a hora de identificar se há falhas ou ruídos anormais no carro”.
DANOS DA MARESIA – Como o ambiente com maresia é mais agressivo ao veículo, a manutenção preventiva deve ser ainda mais criteriosa. “Os principais componentes prejudicados pela maresia são os metálicos (uma vez que não possuem uma camada de proteção, como suportes, parafusos e peças de alumínio) e a borracha, que sofre agressão química e ressecamento. Já os cabos de ignição merecem uma atenção especial e devem ser verificados e substituídos quando necessário, porque o sal contido na maresia facilita a condutividade elétrica”, aponta Hiromori Mori.
Para moradores de regiões litorâneas, Hiromori Mori recomenda uma inspeção anual de itens da carroceria e de itens estruturais: “Ao notar problemas de pontos de corrosão, eles devem ser tratados para não afetar as peças estruturais e a segurança do veículo. Na NGK promovemos uma série de testes pra suportar as mais diversas situações, em especial o de spray salino, quando as peças são colocadas numa câmara pra gerar um ambiente mais agressivo e devem suportar”.