A importância dos vernizes no momento da repintura automotiva
O momento de repintura de um automóvel exige atenção e precisão. Acertar a tonalidade desejada, aplicar a tinta na lataria e conferir cada detalhe do carro são passos importantes para que o resultado seja fiel ao que o consumidor deseja. Porém, o momento do acabamento (quando o profissional escolhe o verniz ideal para conservar e proteger o trabalho final) é o que ajuda a fazer a diferença.
A principal função do verniz é garantir uma maior durabilidade, criando uma camada protetora sobre a tinta. Ele é responsável também pela proteção contra os raios do sol e permite a facilidade de limpeza, mantendo a pintura durável por muito mais tempo. Além disso, proporciona maior beleza ao acabamento da repintura. Atualmente, as pinturas automotivas são feitas pelo sistema de dupla camada (cor base mais verniz). Sendo assim, o verniz possui a importante missão de cuidar da aparência e proteger a lataria contra as intempéries, como raios ultravioletas, chuvas etc.
As características do verniz determinam diretamente a qualidade do acabamento, do brilho e da resistência, bem como a estética do produto aplicado na superfície do veículo ao longo do tempo. É importante reforçar que os vernizes de baixo, de médio e de alto sólidos não necessariamente estão vinculados à qualidade do produto – tudo vai depender da necessidade ou da aplicação desejada. A vantagem dos produtos alto sólidos é que eles geram menor desperdício por evaporação de material, sendo mais eficientes na formação da película final.
A melhor opção são os vernizes alto sólidos, que são bicomponentes com teor de sólidos muito mais alto, com resistência química, mecânica e a intempéries, fornecendo um brilho duradouro e um rendimento superior – o que torna sua utilização viável em função da relação custo-benefício. No mercado você encontra vernizes de um componente, 2 componentes, com acabamento fosco, resistentes a riscos e com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. Existem até produtos que servem para todas as condições de aplicação, incluindo temperatura e umidade extremas, bem como os recomendados para pintura sobre base de poliéster, qualquer acabamento em poliuretano ou pintura original adequadamente preparada.
Para quem quer garantir durabilidade no brilho e qualidade na pintura do carro, evite a exposição prolongada da superfície do veículo a chuva ou sol fortes; deixe o automóvel sempre na sombra, protegido do sol, ou embaixo de estruturas que protejam da chuva e de ataques químicos; e cuide do carro utilizando sempre produtos específicos para limpeza automotiva.