Pioneira no uso do conceito de Indústria 4.0 em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com linhas de produção de caminhões e cabinas agregando tecnologia digital, internet das coisas, hiperconectivade e dados na nuvem ao dia a dia de trabalho dos funcionários, a Mercedes-Benz mostrou como funciona essa 4ª Revolução Industrial na Feira da Indústria do Pará, promovida no Hangar pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e que terminou no último dia 18 de maio de 2019.
“A Indústria 4.0 é realidade na nossa companhia e temos muita satisfação em compartilhar esse conhecimento com o mercado, fomentando a importância da modernização dos processos de produção, em busca de mais qualidade nos produtos para os nossos clientes e o melhor ambiente de trabalho para os nossos colaboradores”, ressaltou Pedro Afonso, diretor de Tecnologia de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, que inclusive deu uma palestra no penúltimo dia do evento, exatamente sobre o assunto.
INTEGRAÇÃO – Esse grande salto chegou de forma definitiva no segmento automotivo, agregando dispositivos e ferramentas que trabalham junto com o funcionário e trazem benefícios como ergonomia e flexibilidade na produção de caminhões e ônibus Mercedes. “Óculos de realidade aumentada, robôs colaborativos e impressoras 3D são alguns dos equipamentos que usamos em nossa produção de caminhões e cabinas e que auxiliam nossos colaboradores em sua rotina de trabalho” diz o executivo.
Outras novidades que fazem parte dessa nova era na Mercedes-Benz incluem dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e pelos AGVs (sigla para Veículo Guiado Automaticamente, em português), que são armazenados num Data Lake (sistema de dados armazenados no formato natural, geralmente arquivo de objetos) e que alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data – que, na tecnologia da informação, é um conjunto de dados gerados e armazenados, com os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar num tempo tolerável. Usando recursos analíticos, pode-se monitorar a qualidade dos produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de Vendas, no intuito de flexibilizar o mix de produção.
Outro exemplo que merece destaque é o AIV (sigla para Veículo Autônomo Inteligente, em português), que transporta peças do armazém às estações de trabalho na linha de montagem de cabinas. Compacto, ele chega a transportar 130 quilos, estando conectado à programação de produção.
OUVINDO OS CLIENTES – A Mercedes-Benz tem como filosofia de trabalho buscar saber o que transportadores e motoristas precisam, com o intuito de agregar sempre novidades que melhorem essa relação de parceria. E as soluções tecnológicas trazidas nas novas linhas de produção são resultado desses desejos. “Acompanhar o avanço da indústria no mundo, antecipar tendências e modernizar processos também trazem excelentes resultados para os nossos clientes, que sem dúvida aprovaram a nossa nova maneira de produzir nossos veículos”, comentou Pedro Afonso.