EventosPesados

Mercedes-Benz Caminhões apresentou sua tecnologia de produção 4.0 na Feira da Indústria do Pará 2019

Pioneira no uso do conceito de Indústria 4.0 em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com linhas de produção de caminhões e cabinas agregando tecnologia digital, internet das coisas, hiperconectivade e dados na nuvem ao dia a dia de trabalho dos funcionários, a Mercedes-Benz mostrou como funciona essa 4ª Revolução Industrial na Feira da Indústria do Pará, promovida no Hangar pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e que terminou no último dia 18 de maio de 2019.

A Indústria 4.0 é realidade na nossa companhia e temos muita satisfação em compartilhar esse conhecimento com o mercado, fomentando a importância da modernização dos processos de produção, em busca de mais qualidade nos produtos para os nossos clientes e o melhor ambiente de trabalho para os nossos colaboradores”, ressaltou Pedro Afonso, diretor de Tecnologia de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, que inclusive deu uma palestra no penúltimo dia do evento, exatamente sobre o assunto.

INTEGRAÇÃO – Esse grande salto chegou de forma definitiva no segmento automotivo, agregando dispositivos e ferramentas que trabalham junto com o funcionário e trazem benefícios como ergonomia e flexibilidade na produção de caminhões e ônibus Mercedes. “Óculos de realidade aumentada, robôs colaborativos e impressoras 3D são alguns dos equipamentos que usamos em nossa produção de caminhões e cabinas e que auxiliam nossos colaboradores em sua rotina de trabalho” diz o executivo.

Outras novidades que fazem parte dessa nova era na Mercedes-Benz incluem dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e pelos AGVs (sigla para Veículo Guiado Automaticamente, em português), que são armazenados num Data Lake (sistema de dados armazenados no formato natural, geralmente arquivo de objetos) e que alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data – que, na tecnologia da informação, é um conjunto de dados gerados e armazenados, com os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar num tempo tolerável. Usando recursos analíticos, pode-se monitorar a qualidade dos produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de Vendas, no intuito de flexibilizar o mix de produção.

Outro exemplo que merece destaque é o AIV (sigla para Veículo Autônomo Inteligente, em português), que transporta peças do armazém às estações de trabalho na linha de montagem de cabinas. Compacto, ele chega a transportar 130 quilos, estando conectado à programação de produção. 

OUVINDO OS CLIENTES – A Mercedes-Benz tem como filosofia de trabalho buscar saber o que transportadores e motoristas precisam, com o intuito de agregar sempre novidades que melhorem essa relação de parceria. E as soluções tecnológicas trazidas nas novas linhas de produção são resultado desses desejos. “Acompanhar o avanço da indústria no mundo, antecipar tendências e modernizar processos também trazem excelentes resultados para os nossos clientes, que sem dúvida aprovaram a nossa nova maneira de produzir nossos veículos”, comentou Pedro Afonso.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios