Tecnologia

As tecnologias da Bridgestone para uma mobilidade sustentável

Representante da Bridgestone e da Firestone, a RR Pneus trabalha com marcas que investem continuamente em novas tecnologias, em prol de uma mobilidade sustentável. E a Bridgestone mostrou sua visão abrangente para isso no Consumer Electronics Show 2023, em Las Vegas, nos EUA, quando mostrou seus investimentos em borracha natural renovável e reciclagem de pneus através do guayule – derivada de arbustos do deserto de regiões áridas dos EUA e do México. Ela também vem criando pneus e molas de ar conectados para veículos elétricos, cujo desempenho, eficiência, segurança e conforto são melhorados através de sensores. Outra atração é o atendimento exclusivo para gestão de veículos pessoais e de frota, através de ferramentas de gerenciamento online.

CONECTIVIDADE – O sistema Smart Corner demonstra a capacidade da Bridgestone de melhorar o desempenho, o conforto e a eficiência de veículos elétricos e autônomos, aumentando a vida útil de pneus e molas pneumáticas. A tecnologia combina pneus premium e molas pneumáticas Firestone Airide, que usam sensores embutidos e conectados em nuvem para fornecer dados em tempo real que elevam a segurança, a eficiência e a produtividade.

O Bridgestone Enliten EV Concept Tire é construído com materiais que são tanto renováveis quanto energeticamente eficientes, reduzindo a resistência de rolagem pra aumentar o alcance da bateria, ao mesmo tempo que atende às exigências de cargas mais altas e resistência ao desgaste. O pneu é acoplado à mola pneumática Firestone Airide Concept EV Air Springs, que otimiza a eficiência e a qualidade de pilotagem ao se adaptar às cargas e permitir que sistemas de suspensão ativa isolem ainda mais o ruído, a vibração e a aspereza, enquanto aumentam a segurança e a eficiência sem comprometer o conforto de pilotagem.

A mola pneumática também permite ajuste da altura do veículo para melhorar a aerodinâmica, a acessibilidade do usuário e a proteção dos componentes do piso inferior em ambientes fora da estrada. Ambos possuem sensores integrados que coletam dados de pressão de ar, temperatura e acelerômetro que, quando combinados com a análise de dados, podem dar estimativas em tempo real da carga em curva, condições da superfície da estrada e capacidades de desempenho do pneu e da mola.

PNEU MAIS SUSTENTÁVEL – A Bridgestone se comprometeu com a meta de aumentar o uso de materiais reciclados e renováveis para 40% de seus recursos até 2030 e atingir a meta de usar materiais 100% sustentáveis até 2050. No CES ela mostrou vários elementos-chave de seu objetivo para um mercado de pneus sustentável e circular, como uma fonte alternativa renovável de borracha natural, a guayule, que produz uma borracha natural de origem doméstica, com propriedades iguais àquela derivada da hevea. A guayule é um arbusto do deserto nativo das regiões áridas dos Estados Unidos e do México, que requer 40% menos água que culturas como a alfafa e o algodão.

A Bridgestone investiu mais de US$ 100 milhões no desenvolvimento e comercialização da borracha natural derivada da guayule e possui uma fazenda de pesquisa de 113 hectares, uma planta de bioprocessamento e várias parcerias com agricultores locais e tribos nativas americanas – onde ensina técnicas de cultivo e irrigação inteligentes para ajudá-los a se adaptar às mudanças ambientais, com a meta de plantar mais de 10 mil hectares de guayule até o fim desta década.

A Bridgestone também está desenvolvendo tecnologias de reciclagem, utilizando bioprocessamento através de um processo de fermentação para a reutilização na fabricação de pneus novos.

ATENDIMENTO – A manutenção preventiva é fundamental pra garantir a saúde, a longevidade, o ótimo desempenho e a eficiência de um veículo. E o sistema Bridgestone Fleet Care combina pneus conectados a dados com sistemas de veículos a bordo pra automatizar esses cuidados com o veículo. Seja um carro de passeio ou uma frota de vans de entrega, a solução de manutenção se integra aos sistemas do veículo para reunir dados para as revisões de rotina, necessidades de serviço, previsões de desgaste de pneus etc.

Os dados mostram o status das necessidades de cada veículo com antecedência e podem fornecer opções de serviço para resolver essas necessidades. A manutenção da frota está conectada a uma rede de prestadores de serviços, permitindo ao proprietário do veículo escolher quais os serviços a serem feitos. O pagamento digital é fácil e todos os serviços podem ser conciliados através de uma única opção de pagamento ou da inscrição num serviço de assinatura de manutenção. Esta plataforma permite que as frotas sejam mais produtivas e operem de forma mais eficiente e econômica.

SEMPRE INOVADORA – Aliás, a Bridgestone sempre impressiona no desenvolvimento de tecnologias, como quando apresentou a cidade do futuro, que permitia que os usuários explorassem os serviços de mobilidade baseados em dados, pneus inteligentes e novos modelos de negócios. A Bridgestone World era uma cidade virtual interativa que apresentava as inovações da fabricante que impulsionarão o futuro de uma mobilidade mais sustentável.

Ela também desenvolveu, em parceria com a Dow, uma tecnologia de selante para pneus, feita à base de silicone e que oferece maior mobilidade, sem comprometer a sustentabilidade. Diferente dos selantes convencionais, de difícil remoção, o B-Seals pode ser separado dos pneus, permitindo que eles sejam reparados depois de uma perfuração. E essa tecnologia possibilita uma adequada reciclagem dos pneus no fim de seu ciclo de vida.

Falando nisso, a Bridgestone fez parceria com a LanzaTech pra transformar pneus no fim de seu ciclo de vida em novos materiais e, ao mesmo tempo, explorar processos para a criação de borracha sintética sustentável que não dependa de produtos químicos derivados do petróleo. Essa tecnologia de reciclagem criará um gerenciamento de resíduos pós-consumo de pneus em fim de vida útil, ao mesmo tempo que impulsionará uma maior adoção de produtos químicos de fonte sustentável para aplicações comerciais.

A Bridgestone lançou o iTrack II, uma plataforma voltada para o mercado de mineração, onde um aplicativo de monitoramento coleta e interpreta dados em prol da otimização do uso dos pneus, através de dados coletados 24 horas por dia. Esse sistema integrado para monitoramento de pneus de grande porte contribui com a segurança, aumenta a produtividade e reduz custos, ao monitorar a temperatura e a pressão dos pneus em tempo real. E contribui para o aumento da vida útil dos pneus por identificar freadas e acelerações bruscas e oferecer função de perímetro geográfico virtual e alertas de velocidade e aceleração acima do limite permitido.

A Bridgestone vem investindo numa empresa de gerenciamento de sensores e dados de pneus, a Tyrata, que usa uma solução automatizada e econômica que mede a banda de rodagem dos pneus, coletando dados de desgaste e oferecendo análises. A tecnologia substitui a verificação manual feita em pátios de estacionamento por uma que possui facilidade de instalação, graças a sensores resistentes a climas e poeiras, garantindo medições mais precisas da profundidade das ranhuras da banda de rodagem. E detecta padrões de desgaste irregular.

A Bridgestone também firmou parceria com a Einride para fornecer pneus para os caminhões elétricos e autônomos da marca sueca nos EUA. A colaboração permite que a Einride use as informações de segurança e eficiência dos pneus Bridgestone nas plataformas dos seus veículos. A Einride foi a 1ª no mundo a operar um caminhão elétrico autônomo em vias públicas para fins comerciais, em 2019.

A Bridgestone tornou-se investidora na Kodiak Robotics, que desenvolve e implementa caminhões de transporte de longo curso com nível 4 de automação. Ela integrará suas tecnologias de pneus com sensor inteligente aos caminhões autônomos da Kodiak e ainda testarão tecnologias de mobilidade pra permitir operações autônomas mais seguras e sustentáveis.

A Kodiak movimenta cargas de maneira autônoma usando sua frota de caminhões de longo curso nível 4 no Texas, mas com um motorista de segurança a bordo. Com planos para implantar caminhões sem motorista nos próximos anos, a inteligência do veículo é a chave principal para uma autonomia segura, eficiente e sustentável, sendo que as tecnologias da Bridgestone aproveitam os dados dos veículos conectados para prever a saúde e a manutenção dos pneus, bem como otimizar a vida útil.

A Bridgestone e a Lightyear lançaram o 1º carro elétrico solar de longo alcance do mundo, equipado com leves pneus Turanza Eco, de baixíssima resistência ao rolamento, que exigiram menos matéria-prima na fabricação, contribuindo pra manter a vida útil da bateria e aumentando o alcance do veículo, que tem autonomia de 725 quilômetros e até 3 vezes mais eficiência em termos de energia do que veículos elétricos. Ele é carregado diretamente pelo sol por meio de um grande teto solar, reduzindo a necessidade de carregamento.

Por fim, a Bridgestone implementou um sistema que aumenta a produtividade em fazendas de seringueiras, contribuindo para o abastecimento sustentável da borracha natural e que melhora e estabiliza o rendimento da plantação.

As fazendas de borracha tradicionais plantam diferentes clones de árvores em vastas áreas e enfrentam diversos problemas de manejo, como aumentar o número de árvores numa área de plantio e procedimentos de colheita. O novo sistema busca um plano de plantio ideal ao longo de mais de 30 anos, melhorando e estabilizando o rendimento da plantação ao incorporar uma infinidade de fatores, incluindo saúde do solo, gerenciamento de doenças e potencial de clonagem. No futuro, a Bridgestone personalizará ainda mais o sistema antes de oferecê-lo para uso noutras fazendas, contribuindo para um fornecimento global sustentável e estável de borracha natural.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios