Eventos

Jeep comemora 1 milhão de unidades fabricadas em Goiana (PE)

O dia 4 de abril é mundialmente conhecido como Jeep Day, pela data em numeral (4 de 4) fazer referência à tração 4×4 que é um símbolo da marca norte-americana. E, para comemorar à altura, a Jeep anunciou que chegou à marca de 1 milhão de unidades produzidas no Pólo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. O milionésimo veículo foi fabricado no fim do mês de março de 2023: o SUV topo de linha Commander, primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil.

Em Goiana são fabricados os Jeeps Renegade, Compass e Commander, além de outros modelos Stellantis. Essa marca de 1 milhão conquistada no fim de março de 2023 leva em conta somente os modelos Jeep produzidos em Goiana, já que a unidade também é responsável pela manufatura de outro modelo de sucesso da Stellantis.

Presença constante nas ruas e nas estradas brasileiras, esses três utilitários esportivos são a grande razão da liderança da Jeep nesse segmento no Brasil nos últimos sete anos. E chegar a um milhão de unidades produzidas em oito anos demonstra o enorme sucesso dos modelos da marca norte-americana no mercado brasileiro – e eles também são exportados para diversos países da América Latina, entre eles Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.

Tudo começou em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou numa das fábricas automotivas mais modernas do planeta. Foi ali que a Jeep resgatou a sua história de produção nacional, em Goiana (PE). Aliás, fabricar um carro com tantas tecnologias como um Jeep requer uma fábrica moderna e uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz.

Em março de 2015, a Jeep lançou o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade, que logo virou referência, revolucionando o segmento com seu design icônico, conquistando o prêmio de Carro do Ano da revista Autoesporte. Esse sucesso também foi traduzido em seu volume de produção, com 538.845 unidades até o março de 2023.

Em 2016, a segunda geração do Compass passou a ser feita no Brasil, com o propósito de ampliar a categoria dos SUVs médios, a qual lidera desde então. Além disso, ele foi o utilitário esportivo mais vendido entre todos os SUVs nos anos de 2017 e 2018, bem como o mais premiado do país e responsável por 420.071 unidades produzidas.

Em 2021, a Jeep redefiniu o segmento de utilitários esportivos de grande porte com o Commander, primeiro da marca 100% desenvolvido no Brasil e que em pouco tempo coleciona prêmios, reconhecimentos e fãs por onde quer que passe, além de ser o número 1 de sua categoria. O volume de produção também impressiona: 41.084 unidades até março de 2023, um número expressivo na categoria em que o SUV de 7 lugares está posicionado.

No entanto, a produção da Jeep no Brasil vem de longa data, desde o fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKD no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e de 1960. Ou seja, existem muito mais de um milhão de Jeeps fabricados no Brasil circulando não somente pelo país, mas por toda a América Latina.

CURIOSIDADES SOBRE O MARCO – Se enfileirar todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana (1 milhão), podemos praticamente cruzar o Brasil e fazer uma linha reta do monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul (equivalente a 4.394 quilômetros), considerando o comprimento dos três modelos nacionais (Renegade tem 4,268 milímetros, Compass tem 4.400 milímetros e Commander tem 4.769 milímetros).

CURIOSIDADE 2 – Considerando a produção de um milhão de utilitários esportivos da Jeep, foram cerca de 213 mil unidades com tração 4×4 que saíram das linhas de montagem de Goiana (PE).

CURIOSIDADE 3 – Dentre os 1 milhão de Jeeps fabricados, o Renegade foi o modelo mais produzido nesses 8 anos.

CURIOSIDADE 4 – Para chegar a este número de produção, foram 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana (PE).

CURIOSIDADE 5 – As cores branca, cinza e preta foram as mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados.

CURIOSIDADE 6 – Um milhão é um número tão expressivo, mas tão expressivo, que ele é maior que a população de grandes capitais brasileiras como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas lindas cidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste tivesse um Jeep e ainda sobraria carro.

CURIOSIDADE 7 – Um dos maiores grupos automotivos que representam a marca Jeep no Brasil possui concessionárias Jeep Way em diversas cidades nos Estados do Pará, de São Paulo e do Amapá.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios