Carros

Porsches 911 GT3 e 718 Cayman GT4 são pura adrenalina

Não há melhor forma de definir os Porsches 911 GT3 e 718 Cayman GT4: esportivos legítimos, eficientes mais do que nunca, que mostram todo o seu potencial com alto nível de agilidade e proximidade quase íntima com o motor.

A chegada da 7ª geração do 911 GT3 vinha sendo ansiosamente aguardada pelos fãs da marca germânica. Desenvolvida em estreita colaboração com a Porsche Motorsport, a tecnologia oriunda das pistas foi transferida para o modelo de produção da forma mais consistente que se já se viu. E algumas características construtivas realçam essa sinergia, como a suspensão dianteira composta por braços transversais duplos e o difusor e a asa traseira de ‘pescoço de cisne’, que originaram do carro de corrida GT 911 RSR.

Já o motor boxer 4.0 de 6 cilindros e 510 cavalos é baseado no propulsor do 911 GT3 R, experimentado e testado em corridas de endurance. Esse motor também é usado praticamente sem alterações na 911 GT3 Cup, resultando numa máquina de alto desempenho, perfeita para circuitos e excelente para o uso diário.
A capacidade inconfundível do 911 GT3 está na soma de suas características. Com velocidade máxima de 318 km/h, ele é ainda mais rápido que o anterior 911 GT3 RS, chegando aos 100 km/h em 3,4 segundos. E a sofisticada aerodinâmica gera maior estabilidade, sem afetar de forma perceptível o coeficiente do arrasto. Em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam a pressão aerodinâmica em alta velocidade nas curvas. Sem dizer que o 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção com motor aspirado a baixar a marca dos 7 minutos no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

Já o 718 Cayman GT4 traz embutida uma personalidade purista que atrai os entusiastas por esportivos que apreciam o prazer de uma pilotagem sem restrições. O conceito de posicionamento central do propulsor gera um equilíbrio perfeito ao recém-desenvolvido motor naturalmente aspirado 4.0 de 6 cilindros e 420 cavalos (35 cavalos a mais que os modelos GT4 anteriores), que vem acoplado a uma transmissão com dupla embreagem capaz de chegar aos 100 km/h em 4,4 segundos e atingir os 304 km/h. A sonoridade única dos motores boxer permanece intocada, mas novos itens incluem destaques tecnológicos como o controle adaptativo dos cilindros que, em operação sob carga parcial, interrompe temporariamente o processo de injeção numa das bancadas de cilindros, reduzindo o consumo de combustível.

Entre as características mais marcantes do 718 Cayman GT4 está o conceito aerodinâmico, que foi amplamente aperfeiçoado e gera até 50% mais força vertical, sem afetar de forma negativa o arrasto. A aerodinâmica se beneficia do silenciador traseiro de câmera única em arco, que abre espaço na traseira pra instalação de um difusor que responde por cerca de 30% da força vertical sobre o eixo traseiro. A asa traseira fixa também se caracteriza pela maior eficiência e produz 20% mais força vertical. A seção frontal mantém o equilíbrio aerodinâmico com uma lâmina defletora e cortinas de ar, que suavizam o fluxo de ar ao passar pelas rodas dianteiras. E o modo de condução tem uma característica típica das versões GT: pode ser programado para máxima performance usando o botão PDK Sport. Já uma alavanca seletora automática – que remete ao design do 911 GT3 – reforça a experiência GT com uma sétima marcha com relação mais curta em todas as variações do 718 com motor 4.0 naturalmente aspirado.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios