Saiba como ajustar os espelhos retrovisores para dirigir com mais segurança
O espelho retrovisor é um acessório utilizado para ampliar a visibilidade do motorista. Normalmente os veículos possuem 3 espelhos retrovisores: o central (que garante a visibilidade traseira durante a condução) e os laterais, que têm como função ajudar a enxergar fora da visão periférica.
Veículos mais modernos já incluem câmeras para ajudar na visão do ponto cego (através da tela do multimídia) e para manobras em locais apertados (numa tela digital localizada no próprio retrovisor interno).
E veículos mais modernos nem espelhos possuem mais, e sim câmeras no lugar dos retrovisores, que geram imagens para telas digitais geralmente localizadas nas portas.
O ajuste do espelho central deve ser feito somente após a regulagem do banco do motorista e sua imagem deve cobrir a maior parte do vidro traseiro.
Em casos de ofuscamento de visão durante a noite, provocada pelo reflexo dos faróis no espelho central, é possível utilizar a opção de levantamento de uma alavanca para que o retrovisor espelhe uma imagem menos ofuscante e que não prejudique a visibilidade. Mas caso não consiga levantar a alavanca, abaixe-a e regule novamente o retrovisor.
Já veículos mais modernos possuem um modelo de retrovisor com sensor sensível a luminosidade, o chamado sensor crepuscular, que realiza de forma automática a alteração do reflexo da imagem, escurecendo-o e sem necessidade de acionamento da alavanca.
Já para os espelhos retrovisores laterais, o ajuste deve ser feito com mais cautela. É aconselhável utilizar a maior parte do espelho para refletir a imagem lateral traseira do veículo ou o mínimo possível da lataria.
O retrovisor ajustado de maneira correta ajuda a diminuir os pontos cegos de seu veículo e evita acidentes.
CURIOSIDADE – Com a evolução dos retrovisores internos, surgiram os dispositivos de telas LCD, que projetam as imagens geradas por câmeras localizadas na parte traseira do veículo, sem que haja necessidade de ajuste de posição.
Telas LCD já são utilizadas em veículos para projetar imagens externas.
Já para os retrovisores externos, as montadoras agregaram aos espelhos dispositivos que avisam de forma visual e sonora a presença de veículos nos chamados “pontos cegos”.