Centoventi é o novo carro-conceito elétrico da Fiat
Pioneira na mobilidade democrática e prestes a completar 120 anos de história, a Fiat mostrou no Salão do Automóvel de Genebra 2019 o Concept Centoventi (cento e vinte em italiano), que chega com a proposta de ser a solução de mobilidade elétrica acessível a todos, seguindo o exemplo do Cinquecento, que deu origem a uma revolução industrial e cultural e foi o 1º exemplo real de mobilidade acessível ao mercado de massas.
AO GOSTO – Ainda um protótipo, ele pode ser personalizado ao gosto do cliente, já que vem apenas numa cor metalizada, mas dá pra escolher entre 4 tipos de tetos em policarbonato, 4 para-choques, 4 calotas e 4 envelopamentos – que poderão ser feitos nas concessionárias. Pode-se escolher até a autonomia de bateria! E, quando for lançado, oferecerá 120 acessórios Mopar, mas exceto em relação a 6 elementos (para-choques, teto, pintura da carroceria, quadro de instrumentos, baterias e tampa traseira digital), que só poderão ser instalados nas revendas, os outros 114 – incluindo som, painel, porta-objetos, assentos dos bancos etc – poderão ser comprados on-line e montados em casa. Além disso, alguns acessórios como porta-copos ou documentos poderão ser impressos em impressora 3D, em casa, na autorizada ou em loja especializada.
INTERIOR – Espaçoso e bem iluminado, o interior é reconfigurável e acomoda 4 pessoas. O painel tem diversas aberturas onde podem ser encaixados muitos componentes adicionais, graças a um sistema de montagem interligado, tipo o dos famosos blocos da Lego. Os bancos esguios têm estrutura de materiais ecológicos, sendo que o do passageiro dianteiro pode até ser trocado por uma caixa de carga ou uma cadeira infantil. E o banco traseiro é retrátil, rodando pra formar uma mala com ótima capacidade de carga. Tênis inspiraram os materiais dos bancos, feitos de plástico inovador, 3 vezes mais leve que outros, macio ao tato, antimicrobiano, resistente a raios UV e lavável. Também inovadora é a tecnologia de impressão 3D dos encostos dos bancos e dos apoios de cabeça, que usa materiais recicláveis, produzindo tecidos de tramas cruzadas e evitando a criação de sobras que tenham de ser eliminadas.
PAINEL – Em frente ao motorista encontra-se um painel de peça única, que presta homenagem ao famoso ‘bolso’ do Fiat Panda, com um sistema de orifícios para fixação de acessórios. Tão revolucionário quanto o painel é o quadro de instrumentos, que ou faz do smartphone o coração do sistema (em combinação com uma tela de 10 polegadas) ou exibe uma 2ª tela integrada, de 20 polegadas.
TETO ABERTO – Com 3,68 metros de comprimento, 1,52 metro de altura, 1,84 metro de largura e 2,43 metros de distância entre eixos, o Centoventi vem de fábrica com teto aberto, podendo ser fechado com uma capota. O teto pode ser personalizado pela escolha de uma capota em 2 tons de policarbonato ou lona, um compartimento de carga integrado e até um painel solar de 50 Watts, que mantém o interior ventilado quando o carro está estacionado e gera energia para um dispositivo digital na tampa traseira, que pode passar mensagens e até funcionar como cartaz publicitário. Tem também fechaduras retro-futuristas, calotas coloridas e grade onde as aberturas verticais se converteram nos leds indicadores de carga da bateria.
AUTONOMIA – O Concept Centoventi tem baterias modulares que oferecem grande flexibilidade de uso. Ele virá de fábrica com uma bateria para rodar 100 quilômetros com uma só carga, mas se for necessário maior capacidade, podem ser adquiridas ou alugadas até 3 baterias a mais, instaladas por debaixo do piso nas próprias revendas. E ainda pode ganhar uma outra bateria por baixo do assento, que pode ser desconectada e carregada em casa ou na garagem. Assim, a autonomia chega a 500 km.
A tomada na parte inferior do para-brisa elimina a necessidade de uma cavidade para inserir cabos na mala e pode funcionar como um distribuidor para outros veículos. Ela acende no escuro e pode ser usada como lanterna e dispositivo de remoção de gelo do para-brisa.
O legal é que, a forma como o Centoventi foi desenhado – com o centro de rolamento exatamente entre os eixos e o posicionamento das baterias por debaixo do centro de gravidade – significa que a distribuição do peso e a condução não são alteradas, independentemente do número de baterias instaladas. Ideal para uso individual, ele nasceu para se tornar a futura estrela das frotas comerciais, assim como de sistemas de compartilhamento, por ser fácil de limpar, reparar e manter, com risco inferior de danos e menores custos de propriedade. E possui painéis das portas personalizáveis e inspirados em portas de geladeiras, podendo ganhar bolsos de arrumação, suportes para garrafas e alto-falantes.