Carros

Peugeot 208 fica um ‘foguetinho’ com novo motor turbo

Além de ser completo e com visual marcante facilmente reconhecível no trânsito, o Peugeot 208 agora acaba de se tornar também o mais ágil, pois recebeu um motor turbo de 130 cavalos (Polo tem 120 cavalos e HB20 e Onix têm 116 cavalos), que o deixou um autêntico esportivo compacto, sendo que o pico de força surge em rotação mais baixa que na dos rivais.

Ele é o modelo mais leve a receber este motor turbo, o que contribuiu para o seu baixo consumo de combustível, graças ainda a um câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas, que possui modo de condução Sport e um software exclusivo para aumentar a sua eficiência energética, além de permitir trocas manuais através de alavanca.

Abastecido com etanol, o 208 Turbo chega aos 100 km/h em apenas 9 segundos (contra 10,1 segundos do Onix, 10,5 segundos do HB20 e 10,7 segundos do Polo) e atinge a velocidade máxima de 205 km/h – contra 192 km/h do HB20, 190 km/h do Polo e 187 km/h do Onix. No consumo misto cidade-estrada, o 208 Turbo faz 13,2 km/litro, graças à melhor relação peso-potência do mercado: 8,9 quilos/cavalo.

Além dos números de desempenho e consumo serem superiores aos dos concorrentes, essa solução tecnológica aumentou sua relação custo-benefício, pois permitiu a redução de 2% na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), segundo o programa Rota 2030.

Na mecânica, ganhou novas pinças de freio e a suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo, com equilíbrio e maior controle de rolagem – perceptível em retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos.

O Peugeot 208 Turbo chega em 3 versões (Allure, Style e Griffe), todas com muitos itens de série e preços extremamente competitivos. A versão Allure Turbo CVT (R$ 99.990) traz todos os itens da Active 1.6 – como direção elétrica, 4 airbags, sensor de estacionamento com câmera de ré, ar-condicionado digital com compressor mais potente, volante esportivo com comandos do som, vidros elétricos, luzes diurnas de led, rodas aro 16 pretas, grade cromada e multimídia de 10,3 polegadas com conexão sem fio pra iPhone e Android – e pode ganhar o kit Excellence, que tem preço especial de lançamento de R$ 5 mil e que inclui carregador por indução, iluminação interior traseira, chave com sensor de presença, ignição por botão, teto panorâmico (outra exclusividade entre os hatches compactos vendidos no Brasil) e revestimento em couro em volante, painéis das portas, bancos e descansa-braço do motorista.

Já a série especial Style (R$ 109.990), sucesso de vendas com motor 1.0 aspirado, ganha protagonismo com o motor turbo e o câmbio CVT. Trazendo tudo da versão Allure mais o pacote Excellence, ela inclui câmera com visão 180º (na ré, o multimídia exibe a imagem do carro e do entorno como se tivesse um drone filmando do alto), escapamento com ponteira cromada, faróis de led e novas rodas aro 17 diamantadas cinza escurecidas, bem como teto panorâmico e detalhes únicos como interior escurecido com costuras azuis, soleiras personalizadas, pedais esportivos em alumínio, tapetes bordados, carregador de celular por indução (sem cabo) e bancos exclusivos em couro, tecido e Alcantara, além de quadro de instrumentos em 3D, onde as informações são projetadas numa terceira camada, como se flutuassem diante do motorista. A mágica acontece via interação de duas telas e oferece conforto visual em qualquer luminosidade.

O portfólio se completa com a versão Griffe Turbo CVT (R$ 114.990), que traz todos os itens da Allure, mais o kit opcional Excellence, 6 airbags, detector de fadiga do motorista, escapamento com ponteira cromada, farol alto antiofuscante, alerta de colisão, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, frenagem de emergência automática, alerta com correção de permanência na faixa e sensores de chuva e de luminosidade.

Tudo isso é embalado por um design que supera as expectativas em forma e função e que lhe garantiu o 1º lugar no tradicional concurso internacional Car Design Awards. “Com o 208, a Peugeot demonstrou que o design poderia desempenhar papel crucial na transformação de um carro pequeno num carro de luxo”, disseram os jurados, logo após o lançamento do carro na Europa, em 2019. Além das 3 versões com motor turbo, há também as equipadas com motor 1.0 flex aspirado de até 75 cavalos (dono da melhor relação custo-benefício do segmento) e 1.6 flex de até 120 cavalos.

Agora, a linha Peugeot 208 é composta das versões Like 1.0 manual (R$ 75.990), Style 1.0 manual (R$ 86.990), Active 1.6 automática (R$ 97.990), Allure Turbo CVT (R$ 99.990), Roadtrip 1.6 automática (R$ 102.990), Style Turbo CVT (R$ 109.990) e Griffe Turbo CVT (R$ 114.990). Há ainda o kit Mopar Launch, que custa R$ 4.330.

PEUGEOT CONFIANCE – Pra completar, buscando cada vez mais estar ao lado do cliente não só na hora da compra, a Peugeot oferece uma experiência exclusiva com o programa Confiance, com atendimento via WhatsApp, 3 anos de garantia e 3 revisões (aos 10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros ou 36 meses, o que vier primeiro) pelo preço de uma (R$ 530), além de assistência 24 horas com veículo reserva, reboque gratuito e hospedagem, entre outros benefícios.

LINHA PEUGEOT 208 MY24

PEUGEOT 208 LIKE 1.0 MT: motor 1.0 Firefly com 75 cavalos; câmbio manual de 5 velocidades; 4 airbags; alavanca do câmbio com aplique preto brilhante; ar-condicionado digital; direção elétrica; vidros elétricos nas portas dianteiras; volante esportivo; som com tela digital de 5 polegadas; controles de tração e de estabilidade; luzes diurnas integradas aos faróis; e rodas de aço de 15 polegadas, com calotas.

OPCIONAL KIT TECH: Multimídia de 10,3 polegadas com conexão sem fio para iPhone e Android; luzes diurnas de led; retrovisores externos com comandos elétricos; vidros elétricos nas 4 portas; volante esportivo com comandos de som; 2 alto-falantes traseiros (que se somam aos 2 frontais) e 2 tweeters; e duas entradas USB, com destaque pra adição da entrada tipo C, além da A.

PEUGEOT 208 STYLE 1.0 MT

Todos os itens da versão Like, mais kit Tech; rodas de liga leve aro 16; grade cromada escurecida; faróis e luzes diurnas de led; maçanetas das portas na cor do carro; retrovisores externos e faixa traseira na cor preto brilhante; teto panorâmico; interior escurecido; soleiras personalizadas; aerofólio esportivo no tom preto brilhante; carregador de smartphone por indução (sem fio); e sensor de estacionamento com câmera de ré com visão 180 graus.

PEUGEOT 208 ACTIVE 1.6 AT: Todos os itens da versão Like, mas kit Tech; motor 1.6 de 120 cavalos; câmbio automático de 6 marchas; piloto automático com limitador de velocidade; modos de condução Eco e Sport; sensor de estacionamento com câmera de ré; e rodas de liga leve de 16 polegadas.

PEUGEOT 208 ROADTRIP 1.6 AT: Todos os itens da versão Active, mais quadro de instrumentos digital 3D; teto panorâmico; faróis e luzes diurnas de led; câmera de ré com visão 180 graus; adesivos exclusivos; aerofólio esportivo na cor preto brilhante; rodas aro 16 com acabamento preto; interior escurecido; bancos em couro, tecido e Alcantara; volante esportivo revestido de couro; e tapetes com bordados.

PEUGEOT 208 ALLURE TURBO CVT: Todos os itens da versão Active, mais motor turbo de 130 cavalos; câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas; adesivo Turbo 200; modo de condução Sport; rodas de liga leve diamantadas aro 16; maçanetas externas na cor do carro; grade cromada; retrovisores externos na cor preto brilhante; 4 alto-falantes e 2 tweeters; e entradas USB tipo A e tipo C no console central.

PACOTE OPCIONAL EXCELLENCE: teto panorâmico; bancos de couro; volante de couro; painéis das portas revestidos de couro; descansa-braço do motorista revestido de couro; chave com sensor de presença; ignição por botão; carregador por indução (sem fio); e iluminação interior traseira.

PEUGEOT 208 STYLE TURBO CVT: Todos os itens da versão Allure, mais o kit Excellence; rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas; faróis de led; câmera de ré com visão 180 graus; escapamento com ponteira cromada; luzes diurnas de led; quadro de instrumentos digital 3D; interior escurecido; pedais esportivos de alumínio; bancos em tecido, couro e Alcantara com bordados azuis; painéis das portas revestidos de couro e com bordados azuis; teto panorâmico; carregador de celular por indução (sem fio); e volante esportivo revestido de couro e com comandos de som.

PEUGEOT 208 GRIFFE TURBO CVT: Todos os itens da versão Allure, mais o kit Excellence; faróis de led; 6 airbags; quadro de instrumentos digital 3D; câmera de ré com visão 180 graus; sensores de chuva e de luminosidade; escapamento com ponteira cromada; alerta de colisão; frenagem de emergência automática; farol com facho alto antiofuscante; reconhecimento automático de sinalização de velocidade; detector de fadiga do motorista; e alerta e correção de permanência em faixa.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios