Renault entregou veículos 100% elétricos para rodar em Fernando de Noronha
No último sábado, 8 de junho de 2019, a Renault entregou os primeiros veículos 100% elétricos para a administração de Fernando de Noronha.
Foram cedidas – em regime de comodato – 6 veículos (3 unidades do Zoe, duas unidades do Twizy e uma unidade do Kangoo Z.E.) e 4 carregadores, para uso oficial da administração distrital da ilha pernambucana, numa parceria que faz parte do projeto Noronha Carbono Zero.
Um decreto-lei prevê que, a partir de agosto de 2022, apenas carros elétricos poderão entrar no arquipélago – considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). E, a partir de 2030, efetuarão a retirada da ilha dos veículos movidos a gasolina, álcool e diesel.
Além da entrega dos veículos, a Renault abriu a venda de carros 100% elétricos para moradores de Fernando de Noronha, com condições especiais de pagamento. Na assinatura do decreto-lei também foi divulgado o número de autorizações ecológicas que serão concedidas para quem quiser obter um veículo em acordo com as especificações ambientalmente corretas.
Desde 2013, a Renault comercializa no Brasil seus veículos elétricos (além dos citados acima, tem ainda o Fluence Z.E.) para empresas e projetos de mobilidade sustentável. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, incluindo Porto Seguro, Fedex e Itaipu. Ao todo, já são mais de 200 veículos elétricos Renault circulando pelo país, número que coloca a marca francesa como líder de veículos 100% elétricos por aqui.
Em Fernando de Noronha, por exemplo, um Kangoo Z.E. da Celpe, do grupo Neonenergia, já roda na ilha desde 2015, abastecido exclusivamente por energia solar fotovoltaica. E desde que o Zoe começou a ser vendido pro consumidor final no Brasil, em novembro de 2018, já foram entregues 20 unidades e um novo lote chegou para atender novos pedidos.
ZOE – O compacto Zoe é o elétrico mais comercializado na Europa e sua versão Intense custa no Brasil R$ 150 mil. À venda no site https://eletricos.renault.com.br/ e em duas concessionárias (Sinal, de São Paulo; e Globo, de Curitiba), tem autonomia de 300 km e leva 1h40 para chegar a 80% de sua carga total. Seu motor elétrico atinge os 50 km/h em 4 segundos, numa aceleração fluida e sem solavancos. Já seu silêncio interno impressiona: apenas 60 a 65 decibéis quando está entre 40 e 75 km/h.
KANGOO Z.E. – Pioneiro e líder no mercado de furgões elétricos na Europa, com mais de 25 mil unidades vendidas desde seu lançamento, em 2011, o Kangoo Z.E. é feito na França e oferece a maior autonomia para um utilitário leve elétrico: 270 km. Em uso real de ciclo de entregas, isso corresponde a poder rodar de 120 a 200 km conforme a topografia, temperatura externa, vento e estilo de condução. O motor de 44kW (60 cavalos) é derivado do motor R90 do Zoe.
TWIZY – Com 2 lugares e projetado para uso estritamente urbano, o Twizy é pequeno, ágil e versátil, se encaixando em qualquer vaga. Alimentado com baterias de íon de lítio, seu motor elétrico dianteiro tem 17 cavalos, que o fazem chegar aos 85 km/h. E sua autonomia é de 100 quilômetros.