Veículos elétricos deverão representar metade das vendas da Volvo até 2025
Desde o início de 2019, todos os lançamentos da Volvo são de veículos híbridos leves, híbridos plug-in ou 100% elétricos. E a meta é que, até 2025, 50% de seus modelos vendidos venham com essas tecnologias – mirando na China, maior mercado de carros elétricos e que deseja que, até 2025, mais de 20% das suas vendas anuais de carros (equivalente a mais de 7 milhões de veículos) sejam desse tipo. Hoje, ela produz o S90, o S90L T8 e o XC60 T8 na China, em 3 fábricas: Lugiao, Chengdu e Daqing. No Salão do Automóvel de Pequim de 2018, ela exibiu o novo XC40 – eleito Carro do Ano na Europa – na sua versão híbrida plug-in T5, cujo lançamento local aumentará ainda mais sua participação. A China é o maior mercado individual da Volvo.
O mercado brasileiro de veículos elétricos possui desafios para emplacar, como investimento em infraestrutura e redução dos preços. Hoje, o país que mais vende carros elétricos é a China (57% da frota mundial), seguido dos EUA. Já no Brasil, em 2017, só 3.200 híbridos foram emplacados, mas espera-se que esse número cresça. Um dos complicadores é o custo, ainda distante da realidade do brasileiro. Algumas soluções que podem ser de grande ajuda incluem a redução no valor das baterias e o avanço do projeto Rota 2030, que define metas de eficiência energética e prevê a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para híbridos e elétricos.
Aliás, a Volvo deu um passo importante na eletrificação de sua gama, com o lançamento de novos motores híbridos, que estarão disponíveis em todos os seus modelos. Ela atualizou seus 2 motores híbridos plug-in (T8 e T6) e, nos próximos meses, apresentará uma série de híbridos-leves, começando com versões diesel e gasolina dos XC90 e XC60, que oferecerão pela 1ª vez o sistema de recuperação de energia cinética na frenagem, usado com os atuais motores a combustão interna para criar um novo trem de força eletrificado, identificado pela letra B. O powertrain interage com o sistema híbrido e gera até 15% de economia no consumo e na redução de emissões. O híbrido plug-in atualizado do T8 recebe nova bateria para acompanhar o sistema avançado de recarga, aumentando a autonomia em 15%. Já a versão atualizada do híbrido plug-in T6, de menor potência e não disponível no Brasil, também oferece um aumento de cerca de 15% na autonomia e está disponível no V60 e no S60.
A partir de 2020, os modelos eletrificados da marca sueca terão baterias fornecidas pela empresa chinesa CATL e pela sul-coreana LG Chem, duas das principais fabricantes mundiais desse produto. A 1ª linha de montagem de baterias da fabricante sueca está em construção e integrará a fábrica de Ghent, na Bélgica. O fim das obras está previsto para o fim de 2019 e o 1º Volvo totalmente elétrico a ser construído em Ghent será o XC40 – mas ela aplicará a mesma tecnologia na nova geração das séries 60 e 90. Ela também anunciou que, a partir de 2025, pelo menos 25% dos plásticos usados nos novos modelos serão de material reciclado – e, avançando ainda mais nessa linha, se comprometeu a erradicar os plásticos descartáveis em todas as suas instalações e eventos até o fim de 2019.
A Volvo quer vender 1 milhão de híbridos, plug-ins ou totalmente elétricos até 2025. No Brasil, ela lançou versões híbridas do XC60 T8 (SUV premium mais rápido da categoria e cuja versão R-Design custa R$ 299.950 e chega aos 100 km/h em 5,3 segundos) e do sedã S90 T8 Inscription (custa R$ 365.950 e acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos).
Entre janeiro e maio de 2019, a Volvo Cars Brasil comercializou 299 unidades eletrificadas, crescimento de 486% sobre o mesmo período de 2018. Toda a linha eletrificada é equipada com a motorização T8, que desenvolve 407 hp ao combinar um motor a gasolina 2.0 turbo de 320 hp com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras e é alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade. A linha T8 híbrida plug-in é responsável por 10,1% dos emplacamentos da fabricante sueca no mercado brasileiro, puxada principalmente pelos utilitários esportivos XC60 T8 (oferecido nas versões Inscription e R-Design e que acumula 215 emplacamentos em 2019) e XC90 (SUV da marca que estreou o motor híbrido plug-in no Brasil, disponível em 3 versões – Inscription, Excellence e R-Design – e que somou 72 unidades até maio de 2019). O outro modelo híbrido do portfólio da Volvo é o sedã S90, que teve 12 carros comercializados no período.
Marca premium que mais cresce no Brasil, a Volvo bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil em 2018 (6.836 unidades e 96% de crescimento sobre 2017) e mantém forte o ritmo forte de emplacamentos em 2019: nos 5 primeiros meses de 2019, aumentou suas vendas em 36,7%, comparado ao mesmo período de 2018, com 2.933 emplacamentos, atingindo 15,08% de participação no mercado premium. Um dos destaques é o XC40 (1.029 unidades vendidas até maio), ainda atrás do XC90 (427 unidades vendidas) e do líder XC60 (1.219 carros emplacados).