Movimento intenso nas estradas demanda maior atenção dos motoristas
O mês de julho costuma ser de aumento do tráfego nas rodovias brasileiras. Por esse motivo, demanda maior atenção dos condutores, para evitar acidentes. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% das ocorrências devem-se à falha humana, envolvendo desde desatenção até o desrespeito à legislação. A Polícia Rodoviária Federal considera fundamental planejar a viagem e recomenda verificar a existência de pontos de parada para descanso no caminho, por exemplo. O motorista também precisa ficar atento quanto à revisão do veículo, bem como checar se a documentação do carro está em dia, assim como sempre usar o cinto de segurança – obrigatório para todos os ocupantes, inclusive no banco de trás.
Outra preocupação deve ser a previsão do tempo nos locais por onde passará ao longo da viagem. Isso porque, com a chegada do verão, são mais frequentes as chuvas de forte intensidade em algumas regiões do país, o que acrescenta ainda mais riscos e exige atenção extra.
Por isso, para que a viagem seja tranquila e segura, é preciso atentar-se aos cuidados necessários antes de pegar a estrada nas férias. Mas a pergunta mais importante é: lembrou de fazer a revisão no automóvel antes?
Se não, começa pela iluminação. Não adianta o motor do carro estar em ótimas condições, se o motorista não conseguir enxergar o que está na estrada à frente dele, como outros veículos, pedestres, buracos, animais na pista… Tão perigoso quanto isso é a situação em que os outros ocupantes da via não veem você. Dica: inspecione todas as luzes, externas e internas, incluindo faróis, lanternas e luzes de freio, de marcha à ré e de placas.
O próximo passo é verificar os itens mecânicos. Caso algum deles não esteja funcionando apropriadamente, isso pode até causar uma parada indesejada na estrada. Então, verifique o nível e o prazo do óleo do motor; do óleo da direção hidráulica; do fluido de freio; do fluido da transmissão automática e o do líquido de arrefecimento, além do sistema de freio (discos e pastilhas), do conjunto da suspensão e da direção, bem como velas, cabos, bateria, alternador, correias de acessórios e sincronizadora e filtros de ar, combustível e ar-condicionado.
Após verificar os itens de manutenção, não se esqueça de verificar também os itens de segurança, a começar pelo nível do reservatório de água do esguicho do para-brisa e o estado das palhetas dos limpadores. Confira ainda se o veículo está com os assentos apropriados para as crianças, de acordo com a idade.
Não se esqueça de conferir a pressão dos pneus (incluindo estepe) e também suas condições de uso. E, pra finalizar, o kit de emergência e sinalização. Mesmo com o automóvel com todas as condições de uso em ótimo estado, ainda podem ocorrer imprevistos, como o pneu furar na estrada. Dessa forma, verifique as ferramentas de emergência, como chave de roda, macaco e triângulo de sinalização.