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Nas férias, dê atenção ao sistema de arrefecimento do veículo

Sistema de arrefecimento. Entendidos de carro até podem saber o que isso significa, mas leigos no assunto não fazem ideia da importância de manter a engrenagem desse sistema em bom estado e em perfeito funcionamento. A regra nesta época de calor é verificar alguns pontos dos itens responsáveis por arrefecer as engrenagens. Ou seja, resfriá-las, para evitar o superaquecimento do motor e permitir que continuem funcionando na temperatura ideal. É que o verão intenso, aliado ao trânsito congestionado, exige um trabalho maior de todo o sistema.

E se o ar-condicionado estiver ligado, pior ainda, porque o compressor usa a força do motor, que trabalha mais e exige uma maior refrigeração. A dica é checar item por item, para evitar que o carro pare no meio de uma avenida movimentada ou numa praia, porque a bomba d’água estourou ou o termostato (termômetro da água) deixou de funcionar.

A temperatura deve ser sempre acompanhada pelo painel de instrumentos, mas quando ela sobe acima do normal, pode ser tarde demais: o motor já está superaquecido. Se a luz vermelha acender no painel, indica que ele está superaquecido e é preciso parar imediatamente, para não prejudicar o carro. Além de redobrar os cuidados no verão, a manutenção periódica desse sistema garante maior durabilidade do propulsor, mais economia de combustível e emissão menor de poluição.

Então aqui vão algumas orientações que precisam ser seguidas na hora do check-up, principalmente para conhecer melhor o carro e saber exatamente onde está o problema.

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Líquido de arrefecimento – É preciso verificar o nível do líquido de arrefecimento, fluido resultante da mistura de água e aditivos que passa por todo o sistema e tem como função resfriar o motor. Um nível baixo pode indicar vazamento, ocasionado por falhas em outras peças do sistema pelos quais o líquido passa, como bomba d’água, radiador ou válvula termostática. Quando for abastecer, aproveite e peça ao frentista pra ver o nível desse líquido, que deve ter sempre o aditivo na proporção indicada pelo fabricante – que está no manual. Acontece que, às vezes, o motorista costuma colocar só água; então, o percentual de aditivo (importante pra controlar a temperatura e prolongar a vida útil das peças) vai se reduzindo.

Bomba d’água – Responsável por fazer circular o líquido de arrefecimento pelo sistema, ela deve ser checada com profissionais especializados, que possuem maquinário capaz de notar qualquer desgaste e a necessidade de troca. A bomba pode estourar por desgaste ou pressão e aumentar a temperatura do motor. O ideal é checá-la a partir dos 70 mil quilômetros rodados, mas cautela sempre se faz necessária, mesmo que a quilometragem não tenha alcançado essa marca.

Radiador – Fica na frente dos veículos e promove uma troca de calor entre o líquido de arrefecimento (que chega em temperatura alta) e o ar atmosférico e da ventoinha. O radiador acumula sujeira do líquido e deve ser observado periodicamente. Há também o risco de enferrujar e obstruir os tubos por onde passa o líquido de arrefecimento, fazendo com que menos água seja refrigerada, comprometendo a refrigeração do motor.

Termostato – Acusa a temperatura do líquido de arrefecimento na passagem do radiador. Quando alta, aciona a ventoinha para auxiliar na refrigeração do líquido, que voltará para o motor, para refrigerá-lo. Quando baixa, desativa a ventoinha. E é justamente no verão que essa peça é mais importante, porque o ar atmosférico está mais quente e a ventoinha será acionada mais vezes. O termostato, como toda peça, tem vida útil e pode falhar, provocando o mau funcionamento de todo o sistema.

Válvula termostática – Essa peça aciona ou interrompe o funcionamento do sistema de arrefecimento, fechando a passagem de água para o radiador quando o motor está frio e abrindo, quando a temperatura atinge o nível ideal. Deve ser substituída, quando desgastada.

Vaso de expansão – Esta peça serve pra melhorar o sistema de refrigeração. Ela absorve a água quando esquenta e a libera quando já está fria. Há o risco de furar e, se isso ocorrer, precisa ser trocado.

Mangueiras – São as responsáveis por fazer o transporte do líquido de arrefecimento por todo o sistema, sendo a da parte superior a que recebe água quente proveniente do motor, enquanto que, a da parte inferior, transporta o líquido já em temperatura menor, depois de passar pelo radiador. Elas também devem ser verificadas periodicamente, para observação de possíveis desgastes.

Tampa do reservatório do radiador – É por onde o frentista repõe a água que passa por toda essa engrenagem (líquido de arrefecimento), quando o nível está baixo. 

Pra completar, mande fazer a limpeza do ar-condicionado a cada 6 meses (para evitar problemas respiratórios) e verifique o estado das palhetas dos limpadores dos vidros dianteiro e traseiro, que ressecam com o calor e que, se ficam dias sem serem acionadas, comprometem a limpeza correta quando cair aquela chuva, reduzindo a visibilidade do motorista.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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