Metra destaca importância do motorista de ônibus para a segurança no trânsito
Em homenagem ao Dia do Motorista, celebrado no último dia 25 de julho, a Metra, operadora do corredor ABD, que atende a região do grande ABC e também parte das zonas Sul e Leste de São Paulo, lançou um vídeo no seu canal de YouTube e também nas redes sociais que destaca o importante papel dos motoristas para garantir a segurança, o conforto e a mobilidade eficiente no trânsito das cidades. Com o título “Todo dia é dia do motorista”, o filme retrata o comportamento do condutor Alan Sérgio de Barros, que no último dia 11 de julho de 2019 evitou o atropelamento de uma criança que invadiu a faixa exclusiva do ônibus. Com presença de espírito e muita atenção, Alan conseguiu frear com suavidade e desviar da criança, que saltou de volta pra calçada. Pela sua atitude e seu comportamento, ele foi homenageado pela Metra com uma placa de reconhecimento, representando os outros quase 500 motoristas que a operadora tem.
A Metra possui um programa de treinamento e aprimoramento de motoristas de ônibus, para que sejam referências na condução dos veículos. O objetivo é formar a melhor equipe de profissionais, para que sejam reconhecidos pelos passageiros como quem transforma as viagens em agradáveis momentos nos seus deslocamentos diários. O programa garante aos condutores dos veículos da empresa um padrão diferenciado de serviço, que passa aos passageiros o sentimento de segurança, conforto, tranquilidade e confiança em todos os percursos. Os cursos envolvem palestras de profissionais que conscientizam os motoristas sobre a importância da condução preventiva, incluindo suavidade nos movimentos do volante, mudanças de marchas, frenagens e acelerações que preservem os passageiros especialmente em vias com pisos irregulares. Os benefícios gerados têm sido comprovados pela atenção e relacionamento dos motoristas com os passageiros e pela redução de acidentes e atrasos, ampliando o reconhecimento dos passageiros por intermédio de mensagens enviadas que revelam a elevação do nível de satisfação com os serviços prestados e a conduta dos profissionais.