Carros

Novo Jeep Wrangler chegou ao Brasil

As concessionárias Jeep Way já estão comercializando o novo Wrangler, inicialmente disponível na versão Sahara e com duas opções: com duas portas (R$ 259.990) e com 4 portas (R$ 274.990), mas sempre com capota rígida removível e dividida em 3 partes.

Além das duas portas a mais e do maior espaço interno, a versão Sahara Unlimited conta ainda com um pacote de acabamento chamado Overland, que inclui rodas exclusivas e capota e capa do estepe na cor do veículo – na versão com duas portas, as peças são pretas. Neste segundo semestre de 2019 chegará a versão Rubicon, que se destaca por diferenciais que a tornam ainda mais apta para a prática do fora de estrada.

Com suspensão 5 centímetros mais alta e mais proteção sob a carroceria, o Wrangler 2019 é baseado num desenho imediatamente reconhecível, graças a detalhes de estilo tradicionais da Jeep. Mais ousado e rústico, ele tem linha de cintura mais baixa e janelas maiores, para melhor visibilidade externa.

A lendária grade de sete fendas foi atualizada e agora mostra as duas fendas das pontas se cruzando com os faróis, para homenagear os CJ – como o CJ-5 produzido no Brasil entre 1957 e 1982.

Já a parte superior da grade foi suavemente inclinada para melhorar a aerodinâmica, que também melhorou com o novo para-brisa, que possui 4 parafusos na parte superior da moldura, para permitir que possa ser rebatido facilmente.

Com sistema de nivelamento automático, os novos faróis de led e as luzes de neblina são atrações. As luzes diurnas formam uma aura em torno do perímetro dos faróis e os piscas estão na frente dos para-lamas em formato trapezoidal.

As tradicionais lanternas quadradas também são de led.

Mais leves (de alumínio), as novas portas têm alta resistência e um detalhe extremamente funcional: na dobradiça vem impresso o tamanho da ferramenta necessária pra removê-las. E todo Wrangler já nasce com o selo Trail Rated, que comprova seu potencial off-road, ao atender as exigências da Jeep em 5 quesitos: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.

Aliás, nessa nova plataforma do Wrangler JL (código da nova geração), a redução de peso foi muito além das portas, do capô, dos para-lamas dianteiros e da tampa traseira de alumínio – material utilizado também no sistema de direção e nos suportes do motor. E o trabalho que fez o Jeep “emagrecer” cerca de 100 quilos (dependendo da versão) incluiu uso amplo de aço de alta resistência. De novidade, ele traz barras esportivas coloridas, soldadas à carroceria e com alças integradas.

Único SUV 4×4 para uso ao ar livre e produzido na fábrica original da Jeep em Toledo, Ohio, nos EUA, o Wrangler pode ter todo o teto removido ou só os 2 painéis acima do motorista e do passageiro dianteiro. As peças estão mais leves e é possível até retirar só a que fica sobre o condutor.

Pra completar, traz pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas e uma nova barra transversal dianteira agora conecta as colunas A e permanece no lugar mesmo quando o para-brisa é dobrado, permitindo que o retrovisor interno permaneça no lugar.

O Wrangler 2019 reforça sua lendária capacidade off-road com 2 sistemas 4×4 avançados e, pela primeira vez na sua história, com uma caixa de transferência de duas velocidades com tração integral permanente e de relação reduzida na versão Sahara – que é intuitiva e permite que o motorista a configure e esqueça, enquanto a força é entregue às rodas.

Entretanto, continuam existindo as posições específicas para o off-road, com a tração 4×4 dividida igualmente entre os eixos e a 4×4 reduzida. Tudo selecionado pelo seletor ao lado do câmbio. Na versão Rubicon, o sistema 4×4 traz eixos Dana 44 de última geração e relação reduzida. Os outros recursos exclusivos são os diferenciais de bloqueio eletrônico e a barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica. E o novo câmbio de 8 marchas entrega melhor desempenho em trilhas off-road e mais suavidade no asfalto, com 2 níveis de overdrive que melhoram a economia de combustível na estrada, gerando reduções em ruído, vibração e aspereza.

Com mais torque o antigo motor V6, o novo propulsor 2.0 turbo a gasolina tem 4 cilindros em linha e injeção direta, oferecendo 272 cavalos de potência e vindo acoplado a um novo câmbio automático de 8 marchas (3 a mais que o câmbio anterior). Além disso, ficou mais econômico, por conta do sistema Start-Stop e direção, que agora é eletro-hidráulica.

O novo Wrangler apresenta interior robusto e refinado, que permite aos passageiros desfrutarem de conforto em qualquer tipo de terreno. Sem dizer que o espaço interno é lavável e resistente, trazendo pontos de drenagem para facilitar a limpeza.

E, pela primeira vez, vem com a quarta geração da central multimídia sensível ao toque de 8,4 polegadas, com GPS próprio e câmera de ré, além de fornecer informações como os graus de inclinação lateral e longitudinal, a tração selecionada, o grau de esterço da direção, as coordenadas geográficas e a altitude em relação ao nível do mar. Ela tem recursos fáceis de usar, oferecendo potência de processamento aprimorada, tempos de inicialização mais rápidos e gráficos de alta resolução.

À frente do motorista, salta aos olhos a tela colorida de 7 polegadas do quadro de instrumentos, com inúmeras possibilidades de configuração e que oferece uma simpática surpresa ao dar a partida – um dos vários easter eggs espalhados pelo Wrangler. Nesse visor também podem ser selecionadas muitas das informações do multimídia.

A segurança do Wrangler está presente em dezenas de componentes, incluindo 4 airbags e sensores de ponto cego, estacionamento e de pressão dos pneus, bem como controles de tração, de estabilidade e de oscilação da carroceria, além de assistentes de partida em rampa e de descida. Traz ainda chave com sensor de presença, ignição por botão, freios a disco nas 4 rodas com ABS, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, retrovisores com piscas e volante ajustável em altura e profundidade.

As áreas de design, engenharia e qualidade da Jeep trabalharam arduamente para criar a melhor cabine do segmento, fazendo uso extensivo de materiais duráveis e de qualidade superior. Aspectos como ajustes e acabamentos, a qualidade das superfícies, a variedade de materiais ou a qualidade do som de peças móveis (entre elas portas e recipientes de armazenamento) foram submetidos a um rigoroso processo de testes.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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