Os carros mais indicados para os motoristas de aplicativos e os 5 modelos preferidos pelos motoristas do Uber
Desempenho e espaço são itens que devem ser avaliados pelos motoristas de aplicativos antes de escolher seu meio de trabalho. O primeiro influencia no lucro. Ou seja, quanto mais econômico o carro for, melhor. E o segundo está diretamente ligado ao conforto dos passageiros, já que o motorista nunca está sozinho e muitas vezes tem todos os lugares do carro ocupados.
Diante da quantidade de motoristas que não sabem quais são os carros mais apropriados para este setor e do número de motoristas de aplicativos que vem crescendo bastante nos últimos tempos e que já passam de meio milhão de cadastrados só no Uber, ficou evidente a necessidade de uma lista que apontasse não só os carros mais indicados, mas quais são os melhores entre eles. O infográfico do site Carro Aluguel, baseado no Autopapo, mostra os 5 preferidos. E o comparativo realizado pelo site Mobiauto mostra quais foram os critérios seguidos para selecionar os carros desta lista: espaço interno avantajado (por isso a escolha dos sedãs), que apresentem uma boa economia com esta carroceria e atendam as regras para se cadastrar no aplicativo (4 portas, 5 lugares, vir com ar condicionado e ter sido fabricado a partir de 2008). Então, veja os 10 mais indicados, em ordem por preço, além de comparativo por cada quesito.
CHEVROLET PRISMA – O Prisma Joy 1.0 manual (R$ 49.990) é a versão mais econômica da linha mas, mesmo sendo uma boa opção, não chegou perto de ocupar o topo da lista em nenhum dos 3 quesitos. Em consumo, a autonomia com etanol é de 8,7 km/litro na cidade e de 10,9 km/litro na estrada. Com gasolina, passa para 12,9 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada. Em relação à potência, é um dos 3 sedãs menos potentes: 80 cavalos. Nas dimensões, ocupa posição intermediária, com entre eixos de 2,52 metros. Seus itens de série são bem básicos: entre os principais estão ar condicionado, indicador de troca de marcha e direção elétrica progressiva.
FIAT GRAND SIENA – A versão Attractive 1.0 Evo manual do Grand Siena é a mais econômica e a de menor custo (R$ 49.990) da linha, que pode chegar a R$ 54.990. Com etanol, ele faz 7,9 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada. Com gasolina, faz 11,2 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada, o que o torna o menos econômico da lista. Também é o menos potente: 75 cavalos. Não é um dos mais espaçosos da lista, mas tem um porta-malas de 520 litros. Seus principais itens de série são: central multimídia, ar, computador de bordo, alertas de limite de velocidade, controle eletrônico da aceleração e manutenção programada. Os últimos itens o deixam um pouco mais atraente que seus concorrentes do mesmo valor.
RENAULT LOGAN – O Logan 1.0 Expression manual (R$ 50.340) é um dos 3 modelos da lista que recebeu nota A do Inmetro na classificação PBE por categoria. Com etanol, faz 9,4 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada. Com gasolina, faz passa para 14 km/litro na cidade e 14,9 km/litro na estrada. Tem 82 cavalos e também agrada no espaço, pois dos 10 sedãs é o que tem o maior entre eixos (2,63 metros), a maior largura (1,73 metro) e a maior altura (1,52 metro), contando ainda com porta-malas de 510 litros. Já quando se trata de itens de série, deixa um pouco a desejar: entre os principais estão ar condicionado, rádio e computador de bordo. E na linha 2020, além de nova nomenclatura das versões e de um novo visual frontal e interno, ganhou 4 airbags de série, chave-canivete e duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis. E a versão Expression 1.0 manual passou a se chamar Zen 1.0 manual e ainda ficou mais barata: R$ 49.990.
NISSAN VERSA – A vantagem do Versa Conforto 1.0 manual (R$ 52.090) está no tamanho. Com entre eixos de 2,60 metros, oferece bom espaço para todos os ocupantes – só faltou uns milímetros a mais de largura para dar ainda mais conforto para que vai atrás. O porta-malas leva 460 litros, mas no mundo ideal poderia ter 500. Outro ponto interessante é o consumo. Apesar de não ser um dos mais econômicos da lista, ainda assim tem boa autonomia: com etanol, faz 8,8 km/litro na cidade e 10,5 na estrada; com gasolina, passa para 12,9 km/litro na cidade e 15,3 km/litro na estrada. Porém, na potência, não satisfaz: tem apenas 77 cavalos, comprometendo a dirigibilidade – ao pisar no acelerador, a resposta não é imediata, demorando mais que os outros modelos da lista. Dentre os principais itens de série estão: ar, computador de bordo e direção elétrica progressiva.
FORD KA – O Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 manual (R$ 53.980) é o modelo mais econômico da lista. Com etanol, faz 9,2 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada; com gasolina, passa para 13,4 km na cidade e 15,5 km/litro na estrada. O desempenho é mediano se comparado aos outros. Tem apenas 85 cavalos. Em relação às dimensões, é o segundo com menor espaço, com entre eixos de 2,49 metros – enquanto os concorrentes chegam a passar de 2,60 metros. Dentre os principais itens de série estão ar condicionado, computador de bordo, central multimídia e sensor de estacionamento.
VW VOYAGE – O Voyage 1.0 manual (R$ 54.370) é o 3º mais econômico da lista – o que o separou do 2º lugar foi o fato de sua autonomia na cidade ser menor que a do Renault Logan Expression 1.0. Com etanol, o sedã da VW faz 8,9 km/litro na cidade e 10, 6 km/litro na estrada; com gasolina, faz 13,4 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada. A desvantagem fica por conta do tamanho, pois tem o menor entre eixos (2,46 metros), a menor largura (1,65 metro) e a menor altura (1,46 metro). Pelo menos tem 84 cavalos e um porta-malas de 480 litros, mas não tem muitos itens de série: ar condicionado, alerta de frenagem de emergência e suporte para celular, para o motorista não levar uma multa porque está com o celular na mão.
TOYOTA ETIOS – O Etios Sedan X 1.5 manual (R$ 55.990) é o 3º mais potente dos indicados, já que 7 são 1.0. Mas seus 107 cavalos ficam em desvantagem diante do Honda City DX 1.5 e do Fiat Cronos 1.3. A autonomia é boa, levando em consideração que é um 1.5, comparado a outros 1.0. Mas se for avaliada só a economia, existem outros mais econômicos. Ele tem o maior porta-malas: 562 litros. O espaço interno também é satisfatório: são 2,55 metros de entre eixos, 1,69 metro de largura e 1,51 metro de altura. E conta com ar condicionado, direção elétrica assistida, controle de estabilidade e assistência de subida em rampa como principais itens de série.
HYUNDAI HB20S – O Hyundai HB20S Comfort Plus com blueMedia 1.0 Turbo (R$ 58.190) é um dos mais econômicos: com etanol, faz 8,4 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada; com gasolina, passa para 11,9 km/litro na cidade e 15,2 km/litro na estrada. Conta com câmbio manual de 5 marchas e seu motor turbo gera 105 cavalos. Dentre os principais itens de série estão ar condicionado, computador de bordo e central multimídia. Dos modelos listados, apresenta um resultado mediano em relação aos outros tanto em consumo quanto em potência e dimensões, não se destacando nem positivamente, nem negativamente. E está prestes a ser reestilizado.
FIAT CRONOS – O ronos 1.3 (R$ 58.990) tem 3 destaques. Primeiro: é um dos mais potentes da lista – também não é pra menos, já que a maioria é 1.0. Segundo: mesmo não sendo o mais econômico (justamente por ter motor 1.3), apresenta autonomia melhor que a de alguns carros 1.0. Terceiro: com ele, o motorista pode se cadastrar no Uber Select e faturar até 20% a mais por corrida que no UberX. Tem 109 cavalos e, abastecido com etanol, faz 8,5 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada – com gasolina, passa para 12,4 km/litro na cidade e 14,8 km/litro na estrada. Não tem o maior entre eixos, mas compensa na largura (1,72 metro) e principalmente no porta-malas (525 litros), perdendo apenas para o bagageiro do Toyota Etios Sedan (562 litros) e do Honda City (562 litros). Seus principais itens de série são ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico de aceleração e sinalização de frenagem de emergência.
HONDA CITY – O City DX 1.5 (R$ 62.800), assim como o Fiat Cronos, é aceito na categoria Uber Select, além de ser o mais potente da lista: 116 cavalos. A autonomia com etanol é de 8,6 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada. Com gasolina, faz 12,4 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada. Conta com espaço interno suficiente para proporcionar uma viagem confortável para 4 passageiros, com entre eixos de 2,60 metros e largura de 1,69 metro. O espaço para as bagagens também é generoso: são 536 litros. Dentre os principais itens de série estão ar-condicionado, vidros elétricos nas 4 portas, computador de bordo e direção com assistência elétrica progressiva.
CONCLUSÃO – Os 10 modelos são boas opções para motoristas de aplicativo, mas teve um que se destacou mais que seus concorrentes. O mais indicado dos indicados é o Logan Expression 1.0 manual, que na linha 2020 passou a se chamar Zen 1.0 manual. O Renault, além de ser o mais espaçoso, é o segundo mais econômico da lista. Mas como não existe carro perfeito, ele deixa a desejar na manutenção.
OUTRO COMPARATIVO – Estudo da Parpe, empresa que viabiliza a locação de carros entre pessoas, calculou qual serviço seria mais econômico ao usuário: Uber, táxi ou compartilhamento de carros. Para esse cálculo, ela usou como base 2 pontos de grande referência na grande São Paulo: o bairro Jardim Paulista e o centro empresarial Alphaville. Para ir de um ponto ao outro de táxi na bandeira 1, o gasto seria em média de R$ 77, enquanto que, na bandeira 2, passaria para R$ 96, em média. Já com o Uber, se gastaria em média entre R$ 49 e R$ 65 optando pelo carro básico ou entre R$ 74 e R$ 97 com o carro de luxo. Entretanto, usando um carro pela economia compartilhada, o gasto pode ser bem inferior. Segundo a Parpe, com a locação de um carro durante um dia todo, o usuário teria um gasto de R$ 48 com um popular e de R$ 120 com um carro de luxo. Além do valor ser inferior, o usuário teria mais benefícios, uma vez que, estando com o carro à sua disposição o dia todo, evitaria ter que gastar com outras corridas e teria maior conforto de poder ir onde quisesse durante 24 horas. A ideia desse serviço é compartilhar o carro de quem usa pouco com quem não tem veículo e precisa de transporte. Assim, há como oferecer um preço atrativo, comparado aos outros sistemas de transporte.
PEGADINHA FORD – Na Romênia, a Ford fez uma parceria com o Uber pra testar a reação de passageiros que, ao solicitar esse serviço de transporte, eram atendidos por um Focus RS pilotado por um campeão de rali, o piloto profissional Simone Tempestini. Mas, no caminho até o aeroporto principal de Bucareste, eles recebiam uma proposta: se dispusessem de 10 minutos para conhecer o que o carro é capaz de fazer, a corrida sairia de graça. Noventa e nove por cento dos passageiros aceitaram participar da experiência e suas reações foram filmadas. Equipado com motor 2.3 turbo de 350 cavalos, o Focus RS chega aos 100 km/h em 4,7 segundos e, além de tração integral, é o primeiro a oferecer o modo de direção Drift, que permite derrapagens controladas, fazendo “zerinhos”.