Naútica

Polícia fluvial do Pará vem inibindo furtos e roubos de barcos e lanchas

Policiais do Grupamento de Polícia Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará, vinculado à Segup, vêm usando mais de 40 embarcações em rondas permanentes para impedir a ação de grupos criminosos mais conhecidos como ‘ratos d’água’. No 1º semestre de 2019, o GFlu realizou 34 operações, especialmente em localidades mais críticas, onde a geografia favorece a atuação desses ‘piratas’: Breves, Portel, Igarapé Miri, Cotijuba, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Gurupá, Abaetetuba, Barcarena, Acará, Marudá, Salinópolis, Algodoal e na região metropolitana de Belém, entre outros. As ações também são permanentes na ponte da Alça Viária.

Foram mais de 20 prisões, principalmente por roubos a embarcação, sendo que de janeiro a maio de 2019, não houve nenhuma ocorrência. Também foram apreendidas 15 armas de fogo, 11 embarcações, 5 motores de embarcações, duas toneladas de peixes, 38 papelotes de drogas, 3 celulares, 675 metros cúbicos de madeira e uma moto aquática. De janeiro a julho de 2018, foram 76 ocorrências de pirataria fluvial no Pará. Já em 2019, no mesmo período, foram computadas só 44 ocorrências em todo o Estado.

Para o delegado Arthur Braga, o Pará tem dimensões continentais e a peculiaridade de ser rodeado por rios. Por isso é necessário levar em consideração essas características territoriais para promover ações mais eficazes de segurança pública. “Estamos atuando ostensivamente na prevenção e realizando diligências e prisões para combater crimes no meio aquático, garantindo mais tranquilidade à sociedade.”. Ele ressaltou também que a população pode contribuir, usando o canal do Disque Denúncia 181 para dar pistas desses bandidos, que em diversas localidades usam furos de rios para criar rotas de fuga.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios