Governo do Pará confirma entrega da nova BR-316 para 2020
Iniciadas em janeiro de 2019, as obras de requalificação da BR-316 serão finalizadas até o final de 2020. A confirmação foi feita pelo governador Helder Barbalho. A expectativa é de que a rodovia esteja plenamente liberada para uso em novembro de 2019, entrando em pleno funcionamento junto com os terminais de integração de Ananindeua e de Marituba, destinados ao transporte coletivo.
O ritmo de trabalho intenso deve puxar pra cima os índices de geração de emprego e renda no Estado. Hoje, são 650 postos diretos e indiretos, de nível superior e técnico na construção civil, além da contratação de empresas paraenses em atividades de inteligência, engenharia e de serviços terceirizados. Quando os trabalhos alcançarem seu pico, a expectativa é de que 1.300 empregos sejam gerados somente dentro da obra.
Novas interdições foram motivadas pelo avanço dos trabalhos na altura do Km 6, onde está sendo construído o túnel de acesso ao terminal de Ananindeua. Inclusive, o tráfego foi remanejado para uma área de desvio. “Estamos trabalhando com muita responsabilidade, para que não haja muitos impactos na vida das pessoas. Iniciamos no período invernoso e minha recomendação foi de que só fizéssemos intervenções que afetassem diretamente a vida do usuário da BR, ao momento em que o tempo pudesse estar melhor, já que boa parte delas não poderia ser feita enquanto estivesse chovendo. Isto acabou fazendo com que o cronograma necessitasse de readequação e a previsão que está estabelecida é que até novembro de 2020 nós estejamos com a BR toda pronta, adequada e integrada à vida da população.”, reforçou o governador.
Para ele, trata-se de uma intervenção fundamental para organizar o fluxo da região metropolitana de Belém, adequando de forma eficaz a principal via de acesso rodoviário à capital, conciliando a mobilidade do carro particular e do transporte coletivo, garantindo condições de ir e vir com agilidade e rapidez. “Estamos viabilizando um modelo que dá dignidade a quem precisa do transporte coletivo. Para isso, estamos construindo os 2 terminais, fazendo as estações de passageiro no eixo central da BR, bem como viaduto e túnel para interligação do fluxo vindo de Ananindeua e Marituba, além de adequar a via com nova drenagem, para não haver alagamentos e viabilizar passarelas adequadas à acessibilidade. Estamos garantindo qualidade.”, complementou Helder Barbalho.
Eduardo Ribeiro, diretor do NGTM, confirmou que os prazos finais de entrega da nova BR-316 não serão afetados com as mudanças exigidas pelas condições climáticas. Neste momento, o projeto está com as obras civis no canteiro central e montagem das futuras estações de passageiros. Em seguida, os trabalhos serão focados em pavimentação e drenagens e nos remanejamentos de interferências – como redes e adutoras de água e posteamento da rede elétrica e de comunicação.
“Imagine uma rodovia urbana, porque a BR é isso hoje, onde moram em torno mais de 500 mil pessoas e cerca de 60 mil veículos se deslocam diariamente. É intensidade de tráfego próximo das grandes vias do Brasil. Não tem como realizar obra desse nível mantendo o nível de utilização da rodovia. Estamos criando alternativas para o impacto ser o menor possível. Quando a obra estiver pronta, quem vai sentir mais os benefícios são os que usam transporte coletivo. Hoje, de Marituba ao centro se leva entre duas a duas horas e meia. Com a nova BR-316 funcionando, será possível fazer uma viagem de 20 minutos num ônibus expresso até São Brás, e de lá, mais 30 a 40 minutos até o centro da cidade. É a metade do tempo que se gasta atualmente.”, projeta.
SEGURANÇA – Diretor técnico operacional do Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Bento Gouveia informou que todas as mudanças no fluxo do tráfego estão sendo acompanhadas pelo órgão com medidas preventivas. “Reduzimos a velocidade máxima para 50 km/h, porque entendemos que se trata de uma via urbana com características de rodovia. Sinalizamos retornos, implementamos faixas de pedestre e ainda um semáforo em frente ao hospital da Unimed, pra aumentar a segurança. Disponibilizamos ainda agentes para orientar pedestres e motoristas e contratamos uma empresa pra operar a engenharia de tráfego, garantindo uma mobilidade mais segura a todos.”, detalhou.
Morador de Ananindeua, o presidente da Alepa comemorou o avanço visto de perto. “Sou dessa área e sei das dificuldades reais de locomoção para quem mora aqui e precisa ir ao centro todos os dias. É uma obra importantíssima, porque a integração vai mudar a vida das pessoas.”, reconheceu Santos.
O auxiliar de topógrafo Darlei Cordeiro tem um motivo a mais para ter bons olhos à nova BR-316. Depois de 3 meses desempregado, ele conseguiu voltar ao mercado de trabalho e atua junto aos mais de 600 funcionários que tornam a requalificação da rodovia uma realidade. “Acho que, quando ficar pronto, vai fazer muita diferença e melhorar a vida de quem mora aqui. E vai dar um orgulho saber que fiz parte disso.”, confessou.