Dicas para uma viagem segura
A preferência dos brasileiros por viagens de carro vem crescendo. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, o número de turistas que pretendem viajar com automóveis aumentou significativamente. Por isso é necessário que a população adote a cultura de prevenção e segurança no trânsito. Como aumenta o fluxo de veículos nas estradas em todo o Brasil, consequentemente aumenta o número de acidentes. Apesar da falha humana ser o principal causador de acidentes, a falha mecânica também é responsável por muitas ocorrências. Daí ser muito importante que os motoristas chequem constantemente as condições de seus veículos, além de ficarem atentos às informações do manual do proprietário e aos indicadores do painel. E também é bom seguir essas dicas:
VELOCIDADE – A velocidade segura para trafegar está associada à capacidade de frear, caso algo inesperado esteja no caminho do motorista. Você ganhará no máximo alguns minutos e muito provavelmente causará desconforto aos demais passageiros do veículo.
SINALIZAÇÃO – A sinalização está presente para garantir a segurança de quem dirige e dos pedestres. Respeite-a.
PARABRISA – Sempre cheque se as palhetas limpadoras do parabrisa estão com ruídos ou trepidações. Se sim, é recomendável trocá-las. Ao pegar a estrada com chuva, a visibilidade proporcionada por palhetas que funcionam é fundamental para a segurança na viagem.
PNEUS – Verifique o estado dos pneus antes de viajar. É recomendável calibrá-los sempre a cada 15 dias. Além disso, o alinhamento e o balanceamento devem ser realizados conforme manda o manual do carro ou quando sentir que o volante está “puxando” ou “trepidando”. Para verificar o estado geral dos pneus da frente, gire o volante para um dos lados primeiro. Desta forma você terá a visão total da banda de rodagem.
ÓLEO – Cheque o nível do óleo e confira a hora de fazer a troca pela quilometragem do veículo. E use sempre a especificação recomendada pelo fabricante.
CELULAR – O uso do smartphone enquanto se está dirigindo aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito.
ÁLCOOL – A ingestão de álcool ao dirigir causa reações mais lentas que o normal e a falta de noção quanto à velocidade.
FREIOS – É necessário verificar desgastes de discos e pastilhas de freio, bem como possíveis vazamentos e o nível do fluido de freio – que deve ser trocado, em média, a cada 24 meses.
CANSAÇO – Evite dirigir com a sensação de olhos pesados e bocejos constantes. Isso pode causar falta de concentração. Se a viagem for longa, faça pequenas paradas para um café ou suco, pelo menos a cada 90 minutos.