Marajó foi o destino mais procurado em setembro no Terminal Hidroviário de Belém, que viu sua procura aumentar no Círio 2019
O Terminal Hidroviário de Belém registrou 54.731 mil usuários no mês de setembro de 2019, segundo balanço da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, responsável pela administração do espaço. Foram 584 viagens, sendo 295 embarques e 289 desembarques, com uma média de 1.824 usuários por dia. Os destinos mais procurados foram Camará, Macapá (AP), Ponta de Pedras, Soure e Cachoeira do Arari.
VIAGENS – O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h, com 8 linhas fluviais, sendo 6 intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem essas linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação. As intermunicipais fazem trajetos até Barcarena (São Francisco), Camará, Soure/Salvaterra, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras e Mocajuba. Já as interestaduais vão a Macapá e Manaus. Essas linhas atendem ainda 21 localidades entre os Estados do Pará (Almeirim, Belém, Barcarena, Breves, Cachoeira do Arari, Camará, Gurupá, Juruti, Mocajuba, Monte Alegre, Óbidos, Ponta de Pedras, Prainha, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Santarém e Soure), Amapá (Macapá) e Amazonas (Itacoatiara, Manaus e Parintins).
CÍRIO 2019 – O Terminal Hidroviário de Belém recebeu 20.213 mil usuários na semana do Círio 2019, segundo a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará. No mesmo período de 2018, mais de 15 mil passageiros passaram pelo local entre 8 e 14 de outubro. Em 2019, foram registradas mais de 20 mil pessoas entre 7 e 13 de outubro, o que dá uma média de 3 mil usuários por dia e um aumento de 30% sobre 2018. O maior número de desembarques foi do Camará, seguido de Macapá (AP), Soure, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari. O órgão atuou com 10 agentes e fiscais, que prestaram auxílio durante todos os dias da semana, nos turnos da manhã e da tarde. Os agentes circularam pelos corredores, principalmente nos horários com maior número de desembarques de passageiros, tirando dúvidas e orientando sobre questões de segurança. Pra completar, uma profissional em libras e um Código de Defesa do Consumidor em braile também estavam disponíveis aos usuários.
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