Pesados

Marcopolo lançou marca focada no segmento metroferroviário

Alinhada com a sua estratégia de prover soluções de mobilidade de forma sustentável, a Marcopolo lançou na NTExpo 2019 sua nova marca para atuação no segmento metroferroviário: a Marcopolo Rail, cujo objetivo é agregar o know-how adquirido nas soluções para o transporte de massa – entre eles os sistemas BRT – aos modais de vias elevadas (People Movers e Similares) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Segundo Petras Amaral, que comanda o setor de Inovação da Marcopolo, a criação da Marcopolo Rail teve como base o desenvolvimento, desde 2015, de soluções para People Movers (parceria com a Aeromovel Brasil no segmento), tanto para o mercado nacional quanto internacional. “Nosso foco nos últimos anos tem sido inovar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais o know-how da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada”, explica. Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento das soluções e tecnologias para as cabines, o que incluiu inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor. “O foco inicial da Marcopolo Rail inclui o fornecimento de soluções para modais ferroviários de até 25 mil passageiros/hora/sentido, que operem com velocidade máxima de 70 km/hora e possam atender tanto o segmento urbano como intermunicipal, mostrando-se ótimas soluções aos atuais problemas de mobilidade em cidades acima de 300 mil habitantes”, ressalta o executivo.

A Marcopolo tem investido de forma relevante no desenvolvimento de parcerias e produtos para esses segmentos, sendo que a criação da Marcopolo Rail a posicionará de forma mais forte no segmento metroferroviário, não só por intermédio de projetos isolados ou pontuais, mas com visão de negócio. Entre as principais vantagens competitivas estariam o uso de alto conteúdo local, a capacidade de escala e a sinergia com as atuais plantas fabris, além da presença global e dA ampla rede de pós-vendas no Brasil e na América Latina. “Escolhemos a NTExpo para lançar a Marcopolo Rail porque é o principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metroferroviário e para enfatizar a nossa capacidade de fornecimento para o segmento dos trilhos, ampliando a possibilidade de negócios na região”, complementa Petras Amaral.

A Marcopolo Rail tem como universo de atuação segmentos que são essenciais para a mobilidade dos brasileiros e com grande potencial de expansão. O setor metroferroviário brasileiro transporta cerca de 10 milhões de pessoas/dia e tem registrado um crescimento ao redor de 10% ao ano no número de passageiros. Atualmente, os sistemas metroferroviários brasileiros estão restritos a apenas 12 regiões metropolitanas, respondendo por um percentual de viagens muito baixo, com exceção dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, que assumem uma maior participação na matriz modal. A malha metroferroviária das 5 principais operadoras do país, se somadas, não atinge 750 quilômetros, sendo que 330 quilômetros estão instaladas no Estado de São Paulo. Segundo estudo da ANPTrilhos, os déficits atuais e futuros de mobilidade urbana no Brasil sob trilhos apresentam oportunidades para novos produtos, além da criação de infraestrutura adequada. Petras Amaral explica que, quanto à escolha e preferência das cidades por modais metroferroviários ou rodoviários (ônibus), depende muito do plano de mobilidade de cada cidade. Mas estes modais tendem a conviver em complementariedade, como no caso dos veículos projetados para vias troncais e alimentadoras, por exemplo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios