Fábrica da Jeep no Brasil premiada mundialmente
Com 4 anos de operação recém completados, a planta Jeep em Goiana, no Estado de Pernambuco, conquistou a certificação Prata do World Class Manufacturing. Em 2016, ela tinha sido certificada com o nível Bronze, com apenas 1 ano de funcionamento. Hoje, reforça seus atributos ao se tornar a planta que alcançou o nível Prata no menor tempo de operação em toda a América Latina. “Num curto período de tempo, inauguramos a planta mais moderna da FCA e conseguimos formar um time de excelência. Investimos numa nova geração e o engajamento e a motivação desse time são os responsáveis pelo sucesso que alcançamos e pelo rápido crescimento profissional da equipe”, ressalta Pierluigi Astorino, que comanda a unidade no Polo Automotivo Jeep.
O WCM é o sistema de produção de classe mundial adotado em todas as plantas da Fiat Chrysler no mundo. A planta Jeep foi pensada com um layout inovador, melhorado com fluxos de materiais e de produtos concebidos dentro dos mais elevados parâmetros, numa gestão que visa o desenvolvimento do nível operativo por meio do combate ao desperdício, do desenvolvimento das pessoas e do uso de métodos e ferramentas para gerar eficiência máxima em todos os processos.
A metodologia surgiu em 2006, com a cooperação de especialistas mundiais e foi fundamentada em 20 pilares (sendo 10 técnicos e 10 gerenciais), estruturados para melhorar a Organização do Posto de Trabalho, o Sistema de Qualidade, o Sistema de Manutenção e o Sistema Logístico.
Além da planta Jeep, outras plantas da FCA na América Latina já são reconhecidas pelo trabalho na busca das melhores práticas de manufatura global. Exemplo: as plantas de Transmissões de Córdoba (Argentina) e de Autopeças em Jaboatão dos Guararapes e CMP têm certificação Bronze. E a certificação Prata já foi concedida às plantas de Veículos de Córdoba (Argentina), de Motores em Campo Largo (no Paraná) e de Veículos, Motores e Transmissões em Betim (MG), além do Polo Automotivo Jeep.