Novo Pajero Sport é sucesso na Macom Mitsubishi
Já é um sucesso na concessionária Macom Mitsubishi o novo Pajero Sport, atualmente o SUV mais moderno da marca japonesa, pois agregou estilo, luxo e alta tecnologia ao genuíno DNA 4×4 tradicionamente oferecido, numa combinação perfeita que o coloca no topo da família no Brasil.
DESIGN – Já comercializado como linha 2020, ele chega em versão única (HPE), com 7 lugares, que esteticamente chama logo a atenção pela altura livre do solo (são 236 mm, com que encara tranquilamente alagamentos e enchentes) e pelo visual robusto mas ao mesmo tempo elegante, pensado pra gerar excelente aerodinâmica e proporcionar estabilidade e baixo consumo de combustível. A marca registrada está na frente, com cromados contrastando com a grade inferior escurecida.
Com acendimento automático, os faróis são equipados com lâmpadas de leds e incluem lavadores, regulagem automática do facho e luzes diurna também de leds. Com piscas também de leds, os espelhos retrovisores externos rebatem eletricamente quando o SUV é fechado.
De liga leve e diamantadas, as rodas são aro 18, calçadas em pneus 265/60R ideiais pra rodar em todos os terrenos (50/50). O rack vem só na cor prata e, completando o visual, o friso da linha de cintura e as maçanetas cromadas dão um toque especial, assim como os estribos integrados à carroceria.
Atrás, lanternas de led, para-barro e aerofólio são algumas das atrações.
INTERIOR – O Pajero Sport 2020 é mais que um SUV. Por dentro, é dócil ao volante (com direção hidráulica tão leve quanto uma elétrica) e, mesmo com dimensões robustas, tem raio de giro de apenas 5,6 metros, o melhor da categoria e que garante facilidade de manobra em várias situações. O novo volante tem ótima empunhadura e é multifuncional, com todos os comandos à mão: áudio, voz, telefone, computador de bordo, piloto automático e limitador de velocidade. E as palhetas atrás dele permitem a esportividade da transmissão manual com a praticidade da automática.
Confortável e espaçoso para uma família, também traz mimos como teto solar, freio de estacionamento eletrônico (cuja intensidade de frenagem é ajustada conforme a inclinação do utilitário esportivo), tomada 120V com padrão brasileiro de 3 pinos, chave com sensor de presença, ignição no botão e opções de revestimento de couro legítimo nas cores preta ou bege, bem como 11 airbags, incluindo bolsas de ar exclusivas para a terceira fileira de bancos e até para os joelhos do motorista.
Aliás, os bancos são novos, mais largos e com maior retenção lateral, projetados para dar conforto em todos os tipos de situação, seja viajando por grandes rodovias ou enfrentando trilhas off-road. O assento do motorista tem ajustes elétricos e os bancos traseiros podem ser rebatidos, deixando o piso totalmente plano e aumentando o espaço interno.
O painel de instrumentos é colorido de alto contraste e traz display que deixa todas as informações muito mais agradáveis para o dia a dia. O console central alto no tom preto brilhante e com cromados envolve toda a dianteira, reunindo os principais recursos, como seletor de tração, botões para escolha do piso e freio de estacionamento eletrônico.
Com controle de temperatura independente para motorista e passageiro da frente, o ar-condicionado é potente o suficiente para gerar conforto térmico para todos os passageiros, incluindo iluminação e saídas no teto com controle de ventilação para quem vai na 2ª e na 3ª fileira de bancos.
A central multimídia tem tela de 7 polegadas, aceita iPhone e Android e vem com áudio streaming de última geração e conexão wi-fi, que permite acessar aplicativos como Waze e Spotify.
A área interna é destaque também por conta do amplo espaço para bagagens. Com assoalho todo plano, a mala comporta 971 litros, mas com os bancos da 2ª fileira rebaixados, sobe para impressionantes 1.731 litros. Há ainda espaço abaixo do assoalho, para ‘esconder’ objetos.
Além de um sistema de tração fácil de acessar (através de um seletor giratório ao lado da alavanca do câmbio), outra praticidade é a conectividade para os mais diversos aparelhos. Fora a entrada USB na frente, quem vai no banco de trás tem mais duas entradas para carregar o celular. E no console central há uma tomada de 120V (AC), de 3 pinos.
MECÂNICA – De mecânica renovada, mas absorvendo a tradição vitoriosa da Mitsubishi dentro e fora das competições, o novo Pajero Sport é muito confortável no dia a dia da cidade, mas mostra mesmo todo o seu potencial é no fora de estrada, graças ao famoso sistema Super Select II 4WD e a tecnologias como controle de descida íngreme (que mantém a velocidade constante, fazendo com que o motorista não precise ficar pisando no pedal de freio), assistente de partida em subida, sistema de atenuação de colisão e sensores de ponto cego e de estacionamento com câmera de ré, além do exclusivo modo Off-Road, que o deixa ainda mais preparado para enfrentar os mais variados terrenos. São 4 opções: cascalho, lama/neve, areia e rocha, cada uma com uma configuração específica e que otimiza a tração, alterando a potência do motor e fazendo ajustes na transmissão, nos freios e nos controles de tração e de estabilidade.
Também vem com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, ativado ao toque de um botão para atravessar valetas transversais ou terrenos com erosões, quando as rodas ficam suspensas, fazendo com que supere situações extremas com muita facilidade.
Todo de alumínio, o novo motor 2.4 turbodiesel tem 16 válvulas e injeção direta, gerando 190 cavalos. Ele vem acoplado a um novo câmbio automático de 8 marchas, que oferece modo Sport e cujas 7ª e 8ª marchas são overdrive. Sua capacidade de reboque é de 3.100 quilos.
Destaque para o piloto automático adaptativo inteligente: basta programar a velocidade que ele freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do carro à frente. Já o sistema de frenagem autônoma atua pra evitar ou reduzir os efeitos de uma colisão. E há ainda o sistema de prevenção de aceleração involuntária, quando sensores dianteiros e traseiros atuam, caso detectem um obstáculo próximo numa aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões se o motorista errar os pedais ou a posição do câmbio.
Vale ressaltar ainda o assistente de estabilidade para trailer, que mantém o conjunto trailer/veículo sempre estabilizado, ao lado do sistema de freios inteligente: caso o freio seja acionado junto com o acelerador e resulte numa situação de emergência, ele reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
Como um legítimo 4×4 da família Pajero, o Pajero Sport vem equipado com o mais moderno sistema de tração do mercado, capaz de enfrentar todos os tipos de terreno. São 4 modos de operação, incluindo a reduzida. Através de seletor no console central, o motorista pode optar pelo melhor ajuste, dependendo do local e do piso. O modo 2H é para estradas e vias públicas, privilegiando o consumo e o conforto. O modo 4H é para estradas e pisos irregulares, como asfalto, serras e chuva, alternando a tração entre os eixos. O modo 4HLc é para terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência. E o modo 4LLc é para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. As informações da tração são projetadas no painel e mostram como cada roda está atuando individualmente.
A máxima segurança foi priorizada na construção do novo Pajero Sport, que tem carroceria rígida e leve, devido ao uso de chapas de aço de alta resistência contra colisões. E o sistema de monitoramento de pontos cegos detecta veículos em locais onde o motorista não enxerga, emitindo alertas sonoro e visual no retrovisor externo esquerdo. Por isso recebeu 5 estrelas dos mais importantes institutos de segurança.
Com 3 anos de garantia e revisão com preço fixo, o novo Pajero Sport está disponível na Macom Mitsubishi em 6 cores: as perolizadas branco Pearl e preto Mica e as metálicas azul Deep, cinza Titanium, marrom Deep e prata Sterling. Custa R$ 265.990.