FCA apresentou inovações no 28º congresso da SAE
Simulador de direção, realidade aumentada, gamificação e termografia foram algumas das inovações que a Fiat Chrysler Automóveis apresentou no 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que foi realizado junto com a 22ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.
No estande do grupo, os visitantes tinham a oportunidade de acompanhar a evolução da engenharia com o uso da realidade virtual no desenvolvimento de novos produtos. Um dos destaques foi o simulador de direção usado pra definição das características técnicas e funcionais dos componentes que determinam a dinâmica do veículo, como pontos geométricos de suspensão, amortecedores, molas, barras estabilizadoras, pneus, direção e freios. A demonstração era conduzida por um engenheiro, que guiava um Fiat Toro virtual num autódromo. Na interação, eram criadas as condições para avaliar o comportamento do veículo nas mais diferentes situações.
Outra experiência foi com realidade aumentada: numa carroceria de um Fiat Toro, era possível projetar elementos das partes internas e externas da picape. As dimensões eram detalhadamente calculadas por um scanner, pra garantir 100% de assertividade na interação entre o físico e o virtual.
Nas linhas de montagem, tecnologias inovadoras também estão transformando os processos, com foco na qualidade. E o novo exoesqueleto usado pra melhorar a ergonomia dos operadores foi apresentado, junto com o projeto-piloto de termografia (uma máquina fotográfica que faz o registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo, com o objetivo de prevenir lesões) e o PlantX, game criado para capacitar os funcionários ao simular as etapas do processo produtivo de um automóvel.