Scania comprova viabilidade no custo do transporte de caminhão movido a GNV
Parceiras desde os anos 90 na realização de testes, a Scania e a Citrosuco revolucionaram o mercado brasileiro ao anunciar, em outubro de 2018, a primeira demonstração com um caminhão que pode ser abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano. O início foi em dezembro de 2018 e, quase 1 ano depois, os resultados são animadores: o veículo rodou só com gás natural e, em relação a um modelo a diesel, houve redução de 15% no custo do quilômetro rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade do transporte. A Morada Logística, prestadora de serviços da Citrosuco, cuida de toda a logística.
A rota escolhida é entre Matão (onde fica a sede da Citrosuco) e o porto de Santos, no interior de São Paulo, com o Scania Nova Geração levando suco de laranja para exportação a mais de 100 países. Trata-se de um trajeto que o faz enfrentar a desafiadora Serra de Santos, já tendo rodado mais de 110 mil quilômetros. O pesado de cabine R e 410 cavalos de potência começou a ser entregue aos clientes a partir de fevereiro de 2019. A iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.
“Nossa solução é comprovadamente mais sustentável que o diesel. O custo é viável economicamente, considerando a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos. Mas é importante ressaltar que será fundamental o governo federal colocar em prática os sinais que deu sobre seus planos para o gás natural no Brasil. Por exemplo, as privatizações que provocarão um choque de eficiência no setor via aumento da competitividade e, por consequência, redução dos custos e possivelmente do preço de venda ao consumidor final. Todo começo de um novo sistema exige movimentos de todos os lados. Estamos recebendo muitas intenções de compra. Ou seja, comprovando que há demanda consistente. Agora, precisamos de mais oferta. Não é conversão. Ele tem garantia de fábrica e tecnologia confiável. Na demonstração com a Citrosuco, o R 410 vem tendo um desempenho consistente e gerando força semelhante ao caminhão a diesel, além de ser 20% mais silencioso.”, disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil, que também destacou que o motor é 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Em emissões, a redução de CO2 pode chegar a até 15%, na comparação com o diesel.
A demonstração está sendo monitorada pelos Serviços Conectados Scania, onde um módulo envia as informações das viagens, num acompanhamento detalhado da operação e individualmente por motorista. A empresa Morada Logística pode analisar itens como consumo e condução mais eficiente e controlar o desgaste dos pneus. Além disso, o Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis garante mais disponibilidade e eficiência.
APROVAÇÃO – “A Citrosuco tem por premissa a gestão socioambiental em sua cadeia produtiva. Neste contexto, investimos em pesquisa e desenvolvimento e trabalhamos com nossos parceiros para reduzir os impactos ambientais e sociais em nossas operações. Aumentar a eficiência e segurança na logística, reduzindo acidentes e emissão de gases de efeito estufa, contribui para que consumidores no mundo todo possam ter cada vez mais acesso a produtos de qualidade e provenientes de uma cadeia de valor responsável. Na Citrosuco, inovação e sustentabilidade fazem parte da forma como provemos alimentos originados de frutas para uma vida com energia e mais saudável.”, diz Boris Alessandro Wiazowski, gerente de Sustentabilidade da Citrosuco.
André Leopoldo e Silva, diretor-geral da Morada Logística, também aprova a demonstração. “A parceria está tendo muito sucesso. Estamos orgulhosos de participar de uma ação que pode mudar a história do modelo de transporte do país. Citrosuco e Scania são ótimos parceiros. É uma grande satisfação. A Morada Logística tem a sustentabilidade em seu DNA. Esse foi um dos diferenciais da vitória neste contrato com a Citrosuco, pois eles foram enfáticos em afirmar que procuram alternativas de combustíveis. Quando surgiu a oportunidade deste projeto, topamos na hora. Muitas empresas nos procuraram curiosas sobre esta ação. Sabíamos que teríamos vários desafios, pois se trata de uma novidade. O GNV para automóveis é usado em larga escala, mas pra veículos comerciais ainda precisamos de mais estrutura de abastecimento e de preço mais competitivo do gás. Mas com os resultados da demonstração, já temos interesse de compra. Do ponto de vista operacional, está aprovado. O consumo foi próximo do que havíamos pensado. Estamos animados para incluir na renovação da frota da Citrosuco para 2020.”
De acordo com André Leopoldo, o caminhão Scania é um sucesso entre os motoristas. “Eles gostam muito do conforto, da dirigibilidade, do silêncio e da diferença muito pequena de rendimento comparado ao diesel”. Sobre as manutenções, nada a reclamar. “Bem no começo da demonstração, houve algumas adaptações no sistema a gás, que eram perfeitamente esperadas. Mas do ponto de vista do caminhão, só fizemos as manutenções do dia a dia, ou seja, as recomendadas pelo fabricante. Ele nos trouxe alta disponibilidade e performance.”