Elétrico da Chevrolet ainda é para poucos
A Chevrolet iniciou oficialmente a pré-venda do elétrico Bolt EV no Brasil, por enquanto em somente 12 cidades – São Paulo, Campinas e São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES) – e 25 concessionárias credenciadas, que também instalarão o aparelho de recarga rápida na garagem do cliente – ao custo de R$ 8.300. Mas a tendência é que, em 3 anos, ele esteja disponível em toda a rede Chevrolet, com a chegada de leis ambientais cada vez mais rígidas.
O Bolt EV começa a ser entregue no início de 2020 em versão única topo de linha, chamada Premier e completíssima, trazendo carregador de celular sem fio, revestimento de couro, bancos com aquecimento e sistema de partida por controle remoto, entre outros mimos. Mas está na programação da Chevolet lançar futuramente uma versão de entrada dele.
Por fora, o estilo é tipo hatchback, com direito a grade com elementos em alto relevo, conjunto óptico todo de led, rodas aro 17, pneus que rodam mesmo furados e assoalho plano com fechamento aerodinâmico.
O espaço é bom, já que ele tem 4,16 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,60 metros de distância entre eixos. Tanto que o porta-malas leva entre 478 e 1.603 litros, volume similar ao do Equinox.
Dentro, possui painel com quadro de instrumentos digital e customizável de 8 polegadas, central multimídia de 10,2 polegadas e som da Bose.
O Bolt EV tem 203 cavalos de potência, chega aos 100 km/h em cerca de 7 segundos e alcança os 146 km/h, impressionando pelo alto torque – característico dos motores elétricos. Vem com sistema regenerativo dos freios, modo Sport e baterias de íon de lítio com grande autonomia e 66 kWh de capacidade, podendo rodar 416 quilômetros com uma só carga. Seu custo estimado por quilômetro rodado é 4 vezes inferior ao de um modelo flex do mesmo porte. Numa tomada 220V convencional, ele recarrega completamente em cerca de 10 horas e numa hora gera energia suficiente para fazê-lo rodar 40 quilômetros. Já se usar eletropostos de alta voltagem, em 30 minutos de recarga ele já é capaz de rodar cerca de 160 quilômetros.
O Bolt EV é muito seguro, vindo equipado com 10 airbags, assistente de permanência na faixa, sensor de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e frenagem automática com detector de pedestres, para reduzir acidentes. Outra novidade são as câmeras de alta definição e visão 360 graus que auxiliam nas manobras de estacionamento, inclusive transformando o retrovisor interno numa tela que projeta imagens da parte traseira num ângulo maior.
O plano de revisão segue o padrão global da marca norte-americana para carros elétricos, com uma manutenção bem mais simplificada e espaçada que a dos modelos a combustão tradicionais – que necessitam de troca de óleo, velas, correia e filtros, por exemplo. Até os 240 mil quilômetros, os principais serviços se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso, como filtro do ar-condicionado e pastilhas dos freios.
Com garantia de 3 anos para o veículo e de 8 anos pras baterias, o Chevrolet Bolt EV custa R$ 175 mil e está disponível nas cores branco Summit, cinza Graphite, prata Switchblade, preto Ouro Negro e vermelho Glory.