Onix Plus sucede Prisma para manter a hegemonia
Terceiro veículo mais comercializado do mercado brasileiro, o Prisma é líder absoluto em sua categoria, de sedãs compactos. Mas a Chevrolet não quis nem saber e acha que ‘em time que está ganhando, se mexe, sim senhor’. Então, aproveitou o êxito internacional do hatch Onix e ‘pinçou’ seu nome pra renomear o velho Prisma, só que acrescentando o sobrenome Plus. Ou seja, quando você for numa das concessionárias RR Chevrolet à procura de um sedã, esqueça o nome Prisma e pergunte agora pelo Onix Plus.
Pra começar, o sedã chegou como linha 2020 trazendo atrações bem interessantes, como motor 1.0 turbo, 6 airbags, roteador wi-fi, detector de ponto cego, chave com sensor de presença, ignição por botão, limitador de velocidade e controles de tração e estabilidade, além de assistentes de estacionamento semiautônomo e de partida em subida. Mas não se assuste em relação ao preço, pois inexplicavelmente ele não aumentou – a única coisa que aumentou foi o pânico das marcas rivais.
Encontrado em 4 versões e 7 configurações, ele custa entre R$ 58.790 e R$ 76.190, vindo equipado somente com o inédito motor 1.0 turboflex com 3 cilindros e até 116 cavalos, que pode ser acoplado a uma transmissão mecânica ou automática, ambas de 6 velocidades. Pra você ter ideia de como ele é bom, deixou o sedã compacto mais rápido que o Cobalt 1.8, chegando aos 100 km/h em 9,7 segundos. E arrasa no consumo, fazendo até 12 km/litro na cidade e até 15,7 km/litro na estrada.
Projetado para oferecer maior durabilidade, o novo motor 1.0 turboflex traz injeção eletrônica com bicos aquecidos, menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível. E traz correia dentada imersa em óleo, que tem funcionamento mais silencioso que o tradicional sistema de correntes e que é livre de manutenção até os 240 mil quilômetros. Além disso, houve atualização no virabrequim, para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros, gerando menor atrito na movimentação dos pistões.
O design ganhou em arrojo e requinte, dividindo com o Onix hatch a mesma dianteira, mas ganhando personalidade própria da coluna central pra trás. Na frente, traz grade com parte de baixo maior e parte de cima mais estreita, que acompanha o contorno dos faróis. Na versão top Premier, os faróis têm projetores que ‘casam’ bem com as luzes diurnas de led em formato de L e contornam a base do para-choque aerodinamicamente esculpido na parte inferior. O capô traz vincos que seguem pelo teto e se estendem à tampa traseira. Nas laterais, frisos cromados ressaltam a linha de cintura elevada e as rodas de 16 polegadas, exclusivas da versão Premier – nas outras versões, elas são aro 15. Atrás, o destaque são as lanternas bipartidas que se estendem à tampa da mala, com detalhes 3D.
Na nova geração, o sedã compacto está 19,4 centímetros mais comprido (chegando aos 4,47 metros), 4,10 centímetros mais largo (agora tem 1,74 metro) e 7,20 centímetros maior na distância entre-eixos – o que resultou em mais espaço no porta-malas, graças também ao deslocamento das dobradiças da tampa da mala para as extremidades.
Dentro, além de ter ficado mais confortável, o Onix Plus também ficou mais sofisticado em vários detalhes, com direito a texturas diferenciadas no painel de instrumentos, nos alto-falantes e no console central. O volante possui um desenho inédito, com melhor empunhadura e trazendo regulagem de altura e profundidade, mais tecla para limitar a velocidade.
E o quadro do painel de instrumentos vem com molduras cromadas e ponteiros iluminados por leds.
Outro destaque é a nova central multimídia que parece flutuar acima do console central e que permite um acesso mais fácil aos sistemas, entre eles o do ar condicionado digital com recirculação automática – disponível na versão Premier.
Os bancos dianteiros possuem encosto inteiriço, sendo que na versão topo de linha Premier pode-se escolher entre dois tipos de acabamento: preto com cinza ou preto com caramelo.
E quem vai sentado no banco traseiro ganhou mais 3,60 centímetros de espaço para os joelhos, bem como porta-objetos maiores e duas tomadas USB para recarregar celulares.
Bem tecnológico, o novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Ele também oferece a praticidade de se ligar seu ar condicionado antes mesmo de entrar, usando um aplicativo da marca, o myChevrolet, onde também é possível consultar informações do computador de bordo, como o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão dos pneus. Funções também podem ser comandados por smartwatches.
Esta tecnologia está disponível para o novo Onix equipado com o sistema OnStar. Alertas e diagnósticos, notificações de manutenção pra autorizada e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira.
Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como auxílio para resgate em caso de acidente, assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service, auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto, serviços de emergências e comandos remotos.
Como já vem com internet a bordo, disponibilizando inclusive um roteador wi-fi para 7 aparelhos, algumas atualizações podem ser feitas sem ser necessário ir a uma concessionária. Precisa de ajuda pra estacionar? Basta apertar um botão para que os sensores calculem o espaço e o volante começar a esterçar sozinho – você só precisa olhar pra imagem da câmera de ré projetada no multimídia.
O carregador de celular sem fio é outra tecnologia ofertada no Onix Plus.
O Onix Plus é o primeiro em sua categoria que oferece wi-fi a bordo, não sendo preciso usar seu plano de dados pessoal pra acessar a internet. De alta velocidade, o sistema já faz parte da arquitetura eletrônica do sedã, permitindo atualizações remotas como nos smartphones. Outra vantagem é que a antena amplificada proporciona intensidade de sinal 12 vezes superior. Ele é fruto de parceria exclusiva com a Claro, que dá 3 GB ou 3 meses de cortesia para experimentação depois que você compra o carro – depois, pode-se optar por planos que vão de 2 a 20 GB/mês.
Pra completar, até os 60 mil quilômetros, o valor da revisão do Onix Plus ficou 8% menor em comparação com o valor da revisão do Prisma, enquanto que o tempo necessário para mão de obra caiu em cerca de 16%. Além disso, o intervalo das revisões subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.