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Prêmios mostram a força do novo Toyota Corolla

Grande vencedor dos prêmios Uol Carros (onde ganhou como Melhor Sedã Médio e Destaque do Ano) e Carsughi L’Auto Preferita (onde ganhou como Melhor Automóvel de Passeio Médio e Elétrico/Híbrido do Ano), além de Carro do Ano na América Latina (prêmio Americar) e Carro do Ano 2020 da revista Auto Esporte, o Toyota Corolla revolucionou o seu segmento na nova geração, mundialmente falando, por ser o 1º híbrido flex em todo o planeta, combinando 3 motores (um 1.8 a combustão de até 101 cavalos e 2 elétricos de 72 cavalos) e uma transmissão também híbrida para oferecer performance, aceleração suave, conforto ao rodar, baixo consumo de combustível e pouca emissão de poluentes.

Comparando com a antiga versão Altis, o novo Altis Hybrid é 51% mais econômico e 29% menos poluente, trazendo uma bateria de níquel-hidreto metálico que alimenta o motor elétrico, reduz o centro de gravidade e aprimora a estabilidade, sem comprometer o espaço interno.

Já a transmissão reduz perdas e atritos, entregando aceleração que reduz ou aumenta as marchas conforme a demanda do motor, sem desperdiçar energia e contribuindo para a economia de combustível.

E ainda traz freios regenerativos, que acumulam a energia gerada nas frenagens e a transformam em energia elétrica, alimentando a bateria e garantindo uma autonomia maior no modo elétrico. Segundo o Inmetro, o Corolla híbrido abastecido com gasolina faz 14,5 km/litro na estrada e 16,3 km/litro na cidade, enquanto que, abastecido com etanol, faz 9,9 km/litro na estrada e 10,9 km/litro na cidade – é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil. Pelo Instituto Mauá, fez 20,8 km/litro na cidade. O tanque de combustível é de 50 litros nas versões a combustão e de 43 litros na híbrida.

No que se refere à suspensão independente, o novo Toyota Corolla 2020 ganhou uma suspensão dianteira tipo McPherson e uma suspensão traseira multi-link com amortecedores inclinados, que melhoraram a absorção de choques em terrenos irregulares.

Além desse motor híbrido, o Corolla 2020 oferece outro propulsor novo, um 2.0 16 válvulas de 4 cilindros, comando de válvulas variável inteligente e injeção direta/indireta de combustível, com até 177 cavalos, que o deixou 15% mais potente e 9% mais econômico e que também é o mais potente que já equipou o sedã – e vem acoplado a um inédito câmbio automático de 10 marchas, que proporciona a suavidade de um CVT, só que com engrenagem que atua na arrancada e melhora a aceleração em primeira marcha.

DESIGN – Se, mecanicamente falando, o novo Toyota Corolla 2020 já impressiona, externamente, então… Veículo mais vendido no mundo (mais de 47 milhões de unidades) e líder no mercado brasileiro há 6 anos seguidos (com 45% de market share em 2018), ele está mais esportivo do que nunca, com silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez em suas linhas.

Disponível em 3 versões (GLi, XEi e Altis) e em 5 configurações (GLi 2.0, XEi 2.0, Altis 2.0, Altis Hybrid e Altis Hybrid com pacote Premium), ele une arrojo a esportividade, com um centro de gravidade 10 milímetros mais baixo, por causa da nova plataforma, que ainda proporciona maior rigidez na estrutura e uma melhor distribuição de peso, bem como mais aerodinâmica, além de ter melhorado o silêncio interno – no Corolla híbrido, por exemplo, você quase não sente o motor ligado.

Na dianteira, destacam-se o capô rebaixado e a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade inferior do radiador, enquanto que a grade superior do radiador é conectada aos faróis angulares, que alongam-se até as laterais.

A frente tem diferenciações segundo a versão: as versões XEi e Altis trazem grade preta e faróis de neblina de led, enquanto que a versão Altis híbrida tem a logomarca Toyota com acabamento azul, além de grade na cor preto brilhante quando vem com o pacote Premium.

A mesma coisa acontece com os faróis, que são de halogênio e possuem regulagem de altura e de iluminação automática nas versões GLi e XEi, complementados por luzes diurnas de led abaixo da linha cromada que percorre a dianteira.

Já na versão Altis, os faróis são bi-led, com luzes diurnas que acompanham o desenho – sendo que a versão híbrida ainda tem acabamento na cor azul.

A coluna A foi refinada e reposicionada, melhorando a visibilidade lateral frontal. Os espelhos retrovisores externos foram reposicionados, conseguindo uma visibilidade frontal diagonal ainda melhor.

Algumas mudanças contribuíram muito na melhoria aerodinâmica do novo Corolla e no campo de visão dos passageiros, como a parte de trás do capô do motor, que teve sua altura reduzida em 35 milímetros, enquanto que a superfície do porta-malas abaixou 20 milímetros.

Atrás, as lanternas com acabamento cromado harmonizam com o design trapezoidal reverso da tampa do porta-malas e o para-choque tem vincos marcantes e imponentes.

Enquanto a versão Altis possui lanternas todas de led, nas versões GLi e XEi elas são de halogênio, trazendo luzes de freio, de ré e de neblina de led.

Mas todas as versões trazem rodas de liga leve, sendo que na GLi elas são de 16 polegadas, têm acabamento prata e são calçadas com pneus 205/55R. Já nas versões XEi e Altis Hybrid, elas são de 17 polegadas, também com acabamento prata.

E as rodas de liga leve da versão Altis 2.0 trazem um acabamento preto brilhante e pneus 225/45R17 – que são opcionais na versão Altis Hybrid com o pacote Premium.

INTERIOR – Com relação às dimensões, o Corolla 2020 possui 4,63 metros de comprimento (10 milímetros a mais que o Corolla anterior), 1,78 metro de largura (5 milímetros a mais que o anterior) e 1,45 metro de altura (20 milímetros a menos que o anterior), enquanto que a distância entre eixos (2,70 metros) e o volume do porta-malas (470 litros) se mantiveram igual.

Todo renovado internamente, o Corolla 2020 mudou da água para o vinho, ganhando uma elegância única, graças à amplitude do estilo do painel de instrumentos, que combina com o volante e com o console central, onde se destaca a central multimídia tipo flutuante.

O volante multifuncional de 3 raios tem revestimento de couro e palhetas para trocas manuais das marchas nas versões XEi e Altis com motor 2.0. O painel das versões 2.0 traz 3 mostradores: um circular no centro (onde pode-se visualizar velocímetro e nível de combustível), um semicircular do lado esquerdo (que exibe conta-giros e termômetro do motor) e uma tela de 4,2 polegadas colorida do lado direito, que mostra o computador de bordo.

Já o Altis Hybrid traz tela de 7 polegadas digital e colorida no centro do painel, onde exibe velocímetro e computador de bordo.

E enquanto o semicírculo do lado esquerdo traz indicador do sistema híbrido, no direito é possível visualizar o nível de combustível e a temperatura do motor.

O acabamento é primoroso, oferecendo 3 tipos de revestimento: a versão GLi traz partes revestidas de tecido e couro, ambos na cor preta; as versões XEi e Altis Hybrid trazem partes revestidas de couro preto; e as versões Altis 2.0 e Altis Hybrid com pacote Premium trazem partes revestidas em couro bege e marrom.

E quem vai no banco traseiro tem descansa-braço com porta-copos.

Outra novidade é o teto solar do Altis 2.0 (opcional no pacote Premium da versão híbrida), com movimentos de basculamento e retrátil, acionamento elétrico por um toque e sensor antiesmagamento.

BEM EQUIPADO – Em equipamentos, o novo Corolla é um dos mais completos da categoria, trazendo desde a versão de entrada ar-condicionado com filtro anti-pólen, banco do motorista com 6 ajustes, banco do passageiro dianteiro com 4 ajustes, multimídia de 8 polegadas e 7 airbags, entre outros.

A versão XEi adiciona ar-condicionado e piloto automáticos, tecla Sport no câmbio, palhetas no volante para trocas manuais das marchas, chave com sensor de presença, ignição por botão e espelho retrovisor interno com sensor antiofuscante.

A versão Altis 2.0 traz um exclusivo pacote de segurança que inclui alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático e assistente de pré-colisão com frenagem automática, além de ar-condicionado dualzone, banco do motorista com 8 ajustes elétricos, sensor de chuva e retrovisores externos rebatíveis eletricamente. Já a versão Altis Hybrid não traz palhetas no volante.

A nova geração do Corolla chega como o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil: desde a versão de entrada GLi, já vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e um para os joelhos do motorista), câmera de ré com linhas de distância e projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controles de estabilidade e de tração, sistema de assistência em subida e Isofix para fixar cadeirinhas infantis, além de radar e câmera monocular para detectar perigos e evitar colisões frontais, que o carro saia de sua faixa de rodagem e que os faróis ofusquem outros motoristas

GARANTIA – O novo Corolla marca uma nova fase da Toyota no Brasil, trazendo garantia exclusiva de 5 anos. Além disso, a versão híbrida conta com garantia estendida de 8 anos para o sistema composto por bateria, inversor/conversor e módulos de controle da bateria e de energia. As 5 primeiras revisões do Toyota Corolla 2020 saem por apenas R$ 2.990, o que dá uma média de R$ 598 por revisão.

CORES E PREÇOS – As cores disponíveis para o novo Corolla são 7: branco Polar sólido, branco perolizado e as metálicas preto Eclipse, prata Supernova, vermelho Granada e marrom Urban, além da nova e exclusiva tonalidade cinza Celestial.

Versões e preços do Toyota Corolla 2020: GLi 2.0 (R$ 99.990), XEi 2.0 (R$ 110.990), Altis 2.0 (R$ 124.990), Altis Hybrid (R$ 124.990) e Altis Hybrid com pacote Premium (R$ 130.990).

ACESSÓRIOS E LIDERANÇA – O Corolla 2020 já chega com uma extensa linha de acessórios, composta por mais de 30 itens e cuja grande novidade é o aumento de garantia de 1 para 3 anos, quando comprados e instalados na concessionária.

Produzido em 15 locais diferentes e presente em mais de 150 países, o Toyota Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de seu lançamento. No Brasil, ele é líder de seu segmento há 6 anos consecutivos, líder entre todos os sedãs e presente no ranking dos 10 mais comercializados do país.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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