Scania Premium Flexível reduz em até 25% o custo da manutenção total do caminhão
A Scania inovou mais uma vez com suas soluções de serviços ao lançar o programa de manutenção Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total do caminhão e se torna o mais completo plano oferecido pela fabricante, contemplando as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada, para garantir a máxima rentabilidade, disponibilidade e confiabilidade operacional da frota. O programa de manutenção Scania Premium Flexível está disponível para caminhões novos e em contratos de adesão de 3, 4 ou 5 anos. “Na Fenatran 2017, apresentamos a revolucionária manutenção flexível, mas fomos percebendo que já estava na hora de uma nova evolução. E como estamos continuamente nos desafiando como melhorar ainda mais a rentabilidade da operação, o fruto desse estudo prático foi o lançamento do Premium Flexível, onde aumentamos a redução do custo total de manutenção do caminhão para até 25%. São promessas ousadas, mas o retorno dos clientes nos prova que o caminho está na direção correta.”, disse Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. Outro marco de 2017 foi o lançamento dos Serviços Conectados. “A conectividade no caminhão nos permite fazer esta revolução. E a próxima é transformar a manutenção corretiva em flexível, ou seja, o veículo avisa com antecedência o que deve ser trocado conforme os fatores operacionais. Hoje, na preventiva flexível, o produto avisa o que precisa ser revisado – o que já é fantástico. Mas por enquanto nosso avanço está em garantir a cobertura das corretivas.”, ressalta Souza.
Esse novo passo consolida mais uma etapa na construção constante da jornada de serviços para propiciar mais rentabilidade, disponibilidade e evolução de gestão para o transportador. “O método de cobrança também será baseado na cobrança da faixa dinâmica de economia de combustível, agora na preventiva e na corretiva. Antes, o cliente não sentia tanto no preço o fato de melhorar o consumo. Agora, a economia será notável. O investimento no plano Premium Flexível tem mais atratividade competitiva e vai garantir a confiabilidade do caminhão. O cliente permanece não tendo risco. O valor acertado é o cálculo prévio dos custos totais de manutenção, que não será mudado ao longo do tempo de vigência. Se houver mais gastos que o esperado, a Scania assume a responsabilidade, tornando ao cliente esse custo de manutenção totalmente conhecido por todo período contratado”, explana Gustavo Andrade, gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.
PORTFÓLIO AMPLIADO – Outra novidade é que o PMS Flexível ganha mais uma opção com o PMS Trem de Força Flexível, que já existe também com o plano de manutenção tradicional, o Periódico. O Trem de Força oferece a manutenção total de todas as peças banhadas a óleo do motor, do câmbio e do diferencial, apenas para caminhões novos e em contratos de 3, 4 ou 5 anos. “É uma ótima opção econômica ao cliente que quer manter o ‘coração’ do caminhão em alta confiabilidade operacional. E no Trem de Força Flexível, o cliente conta com o grande benefício da cobrança segundo a faixa dinâmica de consumo de combustível, podendo reduzir seus custos de manutenção”, revela Andrade. Dessa forma, os programas de manutenção Scania continuam com as possibilidades dos 2 planos: Flexíveis e Periódicos (formato tradicional). O PMS Flexível passa a contar com o Premium e o Trem de Força, nas corretivas, que se juntam ao Standard na preventiva. Os PMS Periódicos nas preventivas oferecem o Standard e o Compacto; e nas corretivas, as 3 opções: Premium, Trem de Força e Mais.
PLANOS FLEXÍVEIS – Permite até 25% na redução de custos e aumento da disponibilidade da frota, conforme cada perfil de transporte. “As vantagens são insuperáveis. A manutenção é totalmente customizada para cada veículo individualmente, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos), inclusive no plano Premium. O Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa”, explica Gustavo Andrade.
A conectividade é a base de funcionamento da manutenção flexível, pois é por meio dos dados recebidos que o plano é customizado. Além de ser a base pra cobrança conforme o consumo de combustível. O sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados Scania, identificando estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de manutenção. Portanto, existe uma gestão compartilhada entre cliente e concessionária, para mais assertividade e previsibilidade da operação. A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita dentro da Scania, e com a novidade da faixa de consumo também aplicada no Premium Flexível. A arrojada criação brasileira funciona por meio de escalas de economia determinadas e torna o pagamento mais dinâmico, conforme a operação. Os veículos que gastarem menos diesel entram numa faixa de menor demanda de manutenção preventiva (e agora na corretiva) e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. Com isso, reduzem as emissões de poluentes.
DRIVER SERVICES – Pra auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services, programa de condução personalizada que pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão. A solução de orientação para a direção econômica proporciona o melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de combustível. O formato de orientação inovador no mercado brasileiro ocorre em 3 etapas: Treinamento, uso do Driver Support e Coaching. Ao fim, o transportador poderá sentir rapidamente a diferença e o retorno de investir no benefício da frota.