EventosPesados

Caminhão mais rápido do mundo foi o destaque da Volvo na Fenatran 2019

A Volvo estava repleta de novidades na Fenatran 2019, a começar pela exibição do caminhão mais veloz do mundo, o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro), detentor de 2 recordes mundiais: de 0 a 500 metros em 13,67 segundos, com velocidade média de 131 km/h; e de 0 a 1.000 metros em 21,14 segundos, com velocidade média de 170 km/h.

Usando a mesma base mecânica do FH (como a transmissão I-shift – só que com dupla embreagem – e os mesmos componentes internos), mas com preparação que atinge potência quase 5 vezes superior (2.400 cavalos), ele atinge os 276 km/h e teve sua aerodinâmica otimizada, ganhando grandes tomadas laterais de ar, para resfriar o motor com ainda mais eficiência.

Ao lado dele estava um FH de série especial e limitada (apenas e tão somente 40 unidades) em comemoração aos 40 anos da marca no Brasil.

Pintado na cor branca Sky e com faixas laterais inspiradas no N10 (primeiro caminhão da marca sueca produzido no Brasil, no ano de 1980), o FH 40 Anos é um modelo completo, disponível em 3 opções: 6×4 com 540 cavalos, 6×2 com 500 cavalos ou 4×2 com 460 cavalos.

Ele tem suspensão pneumática, rodas de alumínio polido, carenagens laterais, defletores, faróis de xenon, luzes diurnas de led, retrovisores angulares, multimídia de 7 polegadas com câmera de ré, refrigerador, GPS e volante, pegadores e bancos de couro – o do motorista tem ajustes de encosto, lombar, horizontal e altura, além de suspensão pneumática com amortecedor ajustável, aquecimento e ventilação.

A Volvo também mostrou toda a sua linha de caminhões FH, FM e FMX com a nova tecnologia de Aceleração Inteligente (que os deixou até 10% mais econômico), bem como o VM modelo 2020, que ganhou melhorias na cabine, como nova frente, espelho frontal maior, novo para-sol, defletor de ar ajustável, novas luzes de posicionamento, segundo degrau da porta da cabine mais protegido, para-lamas estendidos, para-barros flexíveis e novo para-choque tripartido, pra facilitar a substituição em pequenos reparos – agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada. Também reposicionou o reservatório de água do climatizador e melhorou o acesso para manutenção dos faróis.

Outros destaques foram os caminhões vocacionais FMX (ideal para aplicações de transporte pesado em condições severas e indicado para mineração, construção e para os segmentos florestal e canavieiro) e VM de 32 toneladas, voltado para os segmentos que precisam de veículos com capacidade de carga intermediária e adequada para aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem caminhões de maior potência.

Já a Volvo Serviços Financeiros lançou novidades no Financiamento Sazonal, modalidade voltada aos transportadores cujos setores são impactados pela sazonalidade da produção e que precisam de opção especial de pagamento das parcelas, adequadas ao fluxo de caixa.

Esta opção de financiamento beneficia especialmente alguns setores da indústria brasileira, como o agronegócio, a mineração e o segmento florestal.

A Volvo apresentou também uma oferta de seguro combinada com o gerenciador de frotas Dynafleet: quem adquirir caminhões e contratar um seguro da Volvo Corretora terá um preço especial e consultoria sem custos de gestão de combustível.

Outra novidade foi o novo lubrificante VDS 4.5, com viscosidade e aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%.

Já o programa Volvo de Segurança no Trânsito apresentou o aplicativo Eu Rodo Seguro, ferramenta de gestão que emite alertas quando o motorista se aproxima de trechos com maior risco de acidentes nas rodovias federais brasileiras – que ficam em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios