Carros

Ford Ranger 2020 é pioneira em várias tecnologias

A nova Ford Ranger 2020 chegou ao mercado brasileiro trazendo recursos inéditos entre as picapes, como o sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, o piloto automático adaptativo e o sistema de permanência em faixa – tecnologias de assistência exclusivas no segmento.

O assistente autônomo de frenagem com detector de pedestres é uma tecnologia avançada que contribui para tornar a direção da Ranger 2020 ainda mais segura e tranquila. E, como todas as tecnologias de assistência, não substitui a atenção do motorista, mas ajuda bastante a evitar acidentes em situações imprevistas, que são comuns no trânsito. Ele funciona por meio de radar e câmeras e até então só vinha em SUVs de alto luxo.

Oferecido na versão de topo Limited, ele evita colisões com outros veículos ou pedestres que passem pela frente, graças a câmeras de alta resolução no para-brisa (uma voltada para o chão e outra para o horizonte) e um radar do tamanho de um celular no para-choque dianteiro, abaixo da placa.

O sistema opera de 5 km/h a 80 km/h, com 3 níveis de atuação. Ao detectar uma possível colisão, ele pisca um ícone de alerta no painel e emite um som, ao mesmo tempo em que alerta os freios pra aumentar a força de parada caso o motorista pise. Se o motorista não pisar, ele freia automaticamente pra evitar o impacto ou reduzir o nível da colisão. Pode-se ajustar a sensibilidade do sinal de alerta em 3 níveis.

LEITOR DE PLACAS – A Ranger 2020 traz ainda uma tecnologia de segurança inédita em picapes no Brasil, que é capaz de identificar os sinais de trânsito e alertar o motorista para ele não exceder o limite de velocidade. Por acompanhar as variações de velocidade em cada trecho da via, o sistema garante uma precisão maior que os aplicativos de navegação baseados em mapas.

O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito funciona com duas câmeras de alta resolução no para-brisa (uma voltada para o horizonte e outra para o chão), que rastreiam o ambiente e interpretam as imagens para identificar os sinais. O último limite de velocidade visualizado é exibido como ícone no painel e fica disponível pra consultar se precisar.

O leitor de placas de trânsito faz parte da proposta da Ranger 2020 de oferecer tecnologia com propósitos úteis e recursos que realmente agreguem funcionalidade para o usuário no dia a dia. Ele foi desenvolvido para operar com os padrões internacionais de segurança veicular da Convenção de Viena, à qual o Brasil aderiu em 1980. E foi intensamente testado em várias regiões do país, com alto índice de confiabilidade.

Além destas e de outras tecnologias inéditas no segmento (como piloto automático adaptativo), a Ranger 2020 traz nada menos que 600 componentes redesenhados e também chega sem nenhum aumento de preço pela Ford, oferecendo baixo custo de posse e sendo a única com 5 anos de garantia.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios