EventosMotos

Salão Duas Rodas 2019 quebrou todos os recordes

Recheado de novas atrações e com a maior operação de test-rides do mundo, o Salão Duas Rodas 2019 multiplicou o número de experiências e reuniu uma quantidade recorde de motos em exposição e reafirmou sua força e relevância para o setor e para a cadeia de equipamentos, acessórios e motopeças.

Estiveram presentes mais de 420 empresas e as principais fabricantes de motocicletas – que, juntas, possuem mais de 98% da produção e vendas do mercado: Honda, Yamaha, Kawasaki, Triumph, Suzuki, KTM, Royal Enfield, Vespa, Kymco e Hao Jue.

Em 6 dias de corredores cheios no São Paulo Expo e lotado de experiências nos mais de 85 mil metros quadrados de ocupação, o público conferiu mais de 560 modelos em exposição e mais de 70 para experimentação nos test-rides – que somaram mais de 630 motos à disposição dos visitantes, 80 a mais do que na última edição.

Uma rica e variada programação de eventos paralelos, com shows a cada hora, levaram o público ao delírio a cada manobra das equipes Fred Kyrillos, Força & Ação e Alto Giro.

O Salão teve atrações em todos os cantos do complexo e, como novidade, o Oval Track trazido pela Reed Exhibitions em parceria com o piloto Leandro Mello, que aconteceu todos os dias na cobertura do estacionamento.

Sexta-feira e sábado foram os dias dedicados a competição, com uma etapa especial do Arena Cross, que ocupou 55 mil metros quadrados de área interna e 30 mil metros quadrados de área externa. Mais de 15 mil test rides foram realizados em 10 quilômetros de percursos.

A Reed Exhibitions Alcantara Machado terminou essa edição com a sensação de dever cumprido, com a entrega de um Salão Duas Rodas marcado pela retomada da indústria e com a confiança das principais marcas do setor. Tivemos 6 dias de corredores cheios, muita experiência entregue ao público e expositores extremamente satisfeitos com os resultados do evento. A maior prova disso é que, pela 1ª vez, com 2 anos de antecedência, Honda, Yamaha, Kawasaki, KTM e Royal Enfield já confirmaram presença no SDR2021. E outras grandes novidades deverão ser anunciadas.”, destacou Lucas Pimentel, gerente do Salão Duas Rodas.

A Honda está presente desde a 1ª edição do Salão e sempre aproveitamos o evento para mostrar os diferenciais da marca e nos aproximar ainda mais do público. Esse ano não foi diferente, pois apresentamos importantes lançamentos, como as linhas 500 e 650. Além das motocicletas, nosso estande proporcionou aos visitantes experiências únicas, com simuladores de pilotagem, apresentação virtual de um modelo desenvolvido pela equipe de design brasileira e exposição da moto do campeão Marc Márquez para fotos na mesma inclinação das curvas no Moto GP, além da presença dos pilotos da Honda Racing Brasil todos os dias”, disse Odair Dedicação, Gerente de Marketing da Moto Honda.

Hélio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento da Yamaha Motor do Brasil, disse que o Salão estava muito bonito e bem organizado e trouxe um público sedento pelas novidades. “O evento veio cheio de experiências, além dos produtos novos, como os test rides de Mobilidade Urbana, Off Road e de Big Bikes. Acredito que esse é o futuro: promover experiências. E a Yamaha colaborou com isso, trazendo a parceria inédita com a Marvel para justamente chamar pessoas que não pensavam em motos, para que elas pudessem ver que moto pode ser divertido, além de ter emoção e liberdade”.

Sonia Harue Ando, gerente comercial e de marketing da Kawasaki, disse que o Salão Duas Rodas foi a oportunidade perfeita pro fã interagir com a linha e vivenciar sua paixão num ambiente lúdico e festivo. “O evento também propicia a realização de excelentes negócios tanto com clientes quanto com parceiros de mercado. A participação intensa do público mostra que esta paixão pela moto é muito forte e que o mercado está repleto de novidades pra estimulá-la. Nesta edição, realizamos também a Black Green Friday, com equipe de vendas de plantão e condições únicas para nossos clientes já saírem do Salão com a sua Kawasaki zero quilômetro”.

André Molnar, gerente de marketing da Triumph, disse a presença da montadora no Salão Duas Rodas foi espetacular. “Além da grande visibilidade de marca, nossos resultados em vendas de motos, acessórios e roupas superaram muito as expectativas. Criamos ativações muito elogiadas pelo público, incluindo 4 modalidades de test ride e Triumph Talks, com explicações do instrutor chefe do TRX, Pablo Berardi, sobre pilotagem, viagens, produtos e novas tecnologias, entre outras ações”.

Cláudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield Brasil, falou que o evento permitiu a apresentação, em 1ª mão, das Twins 650cc, com preços a partir de R$ 24.990, que levam a marca a um novo patamar dentro do segmento de média cilindrada. “Com a reação extremamente positiva do público, estamos certos de que a partir de janeiro, quando começaremos a entregar as primeiras motos reservadas no evento, a Royal Enfield se consolidará definitivamente no mercado brasileiro, sendo já representada por 6 concessionárias”. A marca cumpriu o prometido e lançou as inéditas Interceptor 650 e Continental 650, que estreiam um novo motor bicilíndrico e chegam em janeiro de 2020, com pré-venda no site http://www.twins650.com.br.

Num estande que inspirou aventura, a KTM recebeu visitantes que viram de perto, subiram e tiraram fotos com as motos da linha 2020, além de conhecerem as que serão usadas pela equipe oficial nas competições brasileiras. “Os últimos dias foram muito corridos, com muitas perguntas respondidas, curiosidades sanadas e a mais alta receptividade do público quanto aos produtos, elevando ainda mais o nosso otimismo quanto aos planos de crescimento no país”, comenou Fabio Campos, representante oficial da marca no país.

ATRAÇÕES – A Reed Exhibitions Alcantara Machado anunciou a ampliação de 200% no número de atrações em relação à edição de 2017, com muito mais experiências. Foram 23 eventos simultâneos entre shows, apresentações e bate-papos com as maiores lendas e personalidades do motociclismo, mais um estúdio de tatuagem que fez mais de 250 tattoos.

Entre as novidades apresentadas estavam as Arenas Racing (que realizou uma exposição de motos de competição de várias categorias do motociclismo), SDR Extreme (onde o público pode conferir as acrobacias mais radicais das motos), Cross (onde o público viu de perto as acrobacias mais radicais numa pista de mais de 7.500 metros quadrados e com uma arquibancada com mais de 3 mil lugares) e Lifestyle, espaço interativo para palestras e talk shows com parceria e curadoria da Motostory, que falou sobre “A História da Motocicleta no Brasil”.

Para as crianças foi criado um Espaço Kids, em parceria com Yamaha, E-One e Discovery Kids, que atraiu com jogos, mini bikes e espaço para fotos.

O público pôde experimentar a maior variedade de modelos já oferecidos. Scooters, veículos de baixa cilindrada e elétricos estavam no Test Ride Mobilidade Urbana, no maior circuito indoor já criado para este tipo de experiência. Já o Test Ride SDR Experience foi na pista outdoor e reuniu motos com média e alta cilindrada. O Test Ride Off Road aconteceu numa pista totalmente elaborada para dar a sensação de estar numa trilha, repleta de barro e obstáculos. Nela, os aventureiros puderam realizar testes em Dirt Bikes, Crossovers e Big Trials. Já no Test Ride VIP, as montadoras disponibilizaram modelos exclusivos e de alta cilindrada num percurso misto com 2,3 quilômetros.

A Arena de Customização foi duplicada e ganhou mais de 40 motos super exclusivas e a presença dos principais customizadores do Brasil: Tarso Marques Concept, Johnnie Wash, Shibuya Garage, Bendita Macchina e Joe King – qu teve como grande diferencial o uso de peças vintage, levando a Panhead 1957 e a Knucklehead 1946. Já a TMC Dumont, projetada por Tarso Marques e equipe, ganhou nome em homenagem a Santos Dumont, com custo estimado de 1 milhão de dólares e equipada com motor de avião, design futurista, muita fibra de carbono, cromados e ligas metálicas nobres. Já a Arena Games, montada em parceria com a Monster Energy Drink, reuniu os mais inovadores e tecnológicos jogos para o público geek.

Para movimentar os negócios do setor, o evento também contou com um lounge exclusivo para concessionários, distribuidores e lojistas. Lá foram realizadas 65 reuniões com 58 empresas expositoras participantes, com expectativa de realização de negócios no valor de R$ 41 milhões.

DREAM LOUNGE – Pela 1ª vez no evento, o Dream Lounge, sucesso na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, ganhou versão especial para o Salão Duas Rodas 2019. Com patrocínio da Petrobras Podium e apoio da Energy Monster Drink, o espaço teve a participação das marcas Mercedes-Benz, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Shibuya, Bendita Macchhina, Johnnie Wash, e Tarso Marques, trazendo supermáquinas dos sonhos como a Kawasaki Ninja H2R (que bateu recorde mundial de velocidade com Leandro Mello – mais de 337 km/h – e que custa R$ 400 mil), o vintage TMC El Camino (modelo de carro de 1976, customizado por Tarso Marques) e um Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+, avaliado em mais de R$ 1.100.000.

RETOMADA – Durante o evento, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares revisou pela 2ª vez as projeções para 2019, graças à retomada do setor. A nova estimativa de produção total foi de 1.105.000 unidades, alta de 6,6% sobre 2018. Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o desempenho positivo do mercado interno foi a principal razão pra revisão das projeções.

Também foram revistos pra cima os volumes de vendas no atacado (1.071.000 unidades, aumento de 11,8%) e no varejo (1.070.000 motos, aumento de 13,8%). “A maior oferta de crédito, com taxas de juros mais atrativas e novos players como os bancos digitais aumentou o interesse do consumidor pela aquisição de uma moto 0 km. Esse quadro também foi estimulado pela apresentação de modelos mais modernos, com novos recursos tecnológicos e design renovado”.

E essa curva de crescimento deve se repetir em 2020, cuja produção deverá alcançar 1.175.000 motos, alta de 6,3% sobre a projeção deste ano.

Já o repasse de motos das fábricas pras concessionárias deve somar 1.145.000 unidades, aumento de 6,9% sobre a previsão de vendas no atacado em 2019. No varejo, a expectativa é de aumento de 6,5%.

As categorias mais vendidas são a Street, Trail, Motoneta, Scooter e Naked. 

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios