PesadosPremiações

Prestes a ser lançado no Brasil, novo Mercedes Actros chega como o Caminhão do Ano na Europa

Jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus participaram da votação que elegeu o Mercedes-Benz Actros o Caminhão do Ano pela quinta vez. A história de sucesso desse extrapesado teve início em 1997, logo após o lançamento da primeira geração. A seguinte também trouxe o prêmio para a montadora. E com 9 vitórias, a Mercedes-Benz agora é a marca de maior sucesso na concorrida disputa por esse prêmio.

O júri do International Truck of the Year votou com base em avanços tecnológicos inovadores. De acordo com as regras da premiação, o título é direcionado ao caminhão que trouxe mais contribuições e que se destacou em inovações no transporte rodoviário quanto a economia de combustível, emissões de poluentes, segurança, conforto e dirigibilidade.

O top de linha da marca acumulou pontos principalmente por seu valor agregado: a maioria das inovações foi criada visando gerar avanços para os motoristas, clientes e à sociedade.

Lançado em outubro de 2019, o novo Mercedes-Benz Actros foi desenvolvido para as estradas brasileiras e chegará ao mercado nacional em 2020, trazendo recursos inovadores como painel de instrumentos digital, câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos e sistemas de segurança como a quinta geração do Assistente Ativo de Frenagem.

Os jornalistas participantes elogiaram muito também o piloto automático preditivo, que identifica a topografia e acelera ou reduz a velocidade sozinho, buscando a troca de marcha mais eficiente.

O presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, resumiu os votos de todos os colegas: “Com o novo Actros, a Mercedes-Benz lançou um caminhão altamente moderno para as nossas estradas, que prepara o terreno para que se possa atingir a condução autônoma no futuro”. Na premiação, Uwe Baake, chefe mundial de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks, afirmou: “Estamos muito orgulhosos e felizes com o fato de que o júri do Caminhão do Ano tenha reconhecido os nossos esforços de tempos. Agradeço em nome da empresa e da equipe. Isso realmente nos incentiva a continuar dando tudo e a atingir os mais altos padrões para nossos caminhões, especialmente quando se trata dos tópicos orientados ao futuro da eletromobilidade, direção autônoma e digitalização”.

FORA DE SÉRIE – A nova geração do Mercedes-Benz Actros chega para estabelecer padrões ainda mais elevados de segurança, economia de combustível, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados rodoviários.

Repleto de recursos, ele ganhou novas e inéditas tecnologias de segurança, que evitam acidentes e protegem vidas, incluindo assistente ativo de frenagem (que o faz frear sozinho), sensor de ponto cego, detector de fadiga, controle de estabilidade e faróis inteligentes, com ajuste automático de luz.

Ele também ficou ainda mais robusto, por conta da exclusiva suspensão metálica, que é mais leve e que oferece mais carga útil.

Outra inovação é o eixo traseiro com sistema de elevação e desconexão para os caminhões 6×4 e também para os com freio a tambor. Isso traz economia pro cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus se o caminhão roda vazio.

O Actros ganhou ainda eixo traseiro mais leve (que resulta em menor tara e que aumentou a capacidade de carga líquida e de tração nos 4×2 e 6×2) e novo gerenciamento de lubrificação do diferencial, bem como maiores intervalos de troca de óleo.

Outra inovação é a cabina mais aerodinâmica, que contribuiu pra redução no consumo e ampliou o espaço, garantindo muito conforto e bem-estar a bordo, com direito a altura interna de 1,84 metro, cama 10 cm mais larga e bancos e ar condicionado automático digital similares ao de um automóvel.

Tem ainda ar condicionado noturno, sistema de aquecimento, ignição por botão, chave eletrônica, nova geladeira e novo volante multifuncional, bem como 2 painéis digitais: um é o quadro de instrumentos e o outro é o multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento pra iPhone e Android. Aliás, o celular pode ser recarregado sem precisar de cabos.

Até 400 quilos mais leve que a geração anterior, o novo Actros entregará até 12% de redução no consumo de combustível e gerará uma economia de até R$ 6 mil/ano na manutenção preventiva e com itens de desgaste. E com maiores intervalos e lubrificantes de alta performance, terá 50% de redução nas paradas programadas de manutenção, enquanto que o tempo de revisão será otimizado em 15%.

Entre as tecnologias voltadas à economia destacam-se o novo câmbio automatizado e o piloto automático que aperfeiçoa o estilo de condução do motorista, ao usar o GPS pra monitorar a aceleração e a frenagem, prevendo subidas e descidas e fazendo trocas de marcha de forma inteligente. Pra você ter ideia, ele possibilita que o motorista faça uma viagem longa só controlando o volante, sem precisar acelerar e frear.

Com base em telemetria, inteligência artificial, tecnologia digital e automatização, o novo Actros oferece um novo patamar de conectividade, graças ao sistema Uptime, à plataforma de logística Habbl, à consultoria Total Mobility e a aplicativos como o Liga nas Estradas (que avalia motoristas conforme sua forma de dirigir), o Jornada do Motorista (que faz a gestão diária), o Vehicle Lens (que faz um check-list online do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista) e o Mercedes Club (onde pode-se agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços).

Em 2020, a linha Actros contará com 3 novos cavalos mecânicos: os modelos 2045 4×2 (que faz a estreia da marca na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4, além do 2651 6×4. Com isso, a Mercedes-Benz aumenta as opções para clientes que operam no transporte de grãos, produtos químicos, combustíveis, gases, porta-container e cargas secas ou frigorificadas.

O motor ganhou novas faixas de potência (450 e 480 cavalos), juntando-se ao de 510 cavalos. E a maioria das peças são intercambiáveis – usa a maior parte das peças em comum com o motor do Axor.

A chegada do novo Actros trará outra novidade no que se refere à especialização dos motoristas, já que a Mercedes-Benz oferecerá treinamentos grátis de condução econômica e segura, com foco em dirigibilidade e operação diária, abordando as novidades de assistência à condução, segurança e conectividade, para que ele aproveite todos os recursos do caminhão a fim de obter menor consumo, mais conforto e produtividade no dia a dia.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios