FCA apresentou futuro eletrificado na CES 2020
A Fiat Chrysler Automobiles usou uma área de mais de 550 metros quadrados na CES 2020 para expor suas mais novas tecnologias relacionadas à eletrificação e à experiência do usuário com a conectividade.
No centro ficava uma espécie de teatro rotativo, num círculo de 12 metros que girava, mudando a visão dos produtos e contando histórias num display digital.
JEEP 4xe – A marca Jeep apresentou 3 versões elétricas híbridas plug-in do Renegade, do Compass e do Wrangler, que chegam em 2022 trazendo o novo emblema 4xe. Com excelente torque e resposta imediata do motor, eles oferecerão uma experiência de direção na estrada ainda mais prazerosa e mais capacidade em condições off-road. Esses veículos são parte do compromisso da FCA em lançar mundialmente mais de 30 modelos eletrificados em 2022.
JEEP 4×4 ADVENTURE VR EXPERIENCE – E quem foi ao evento de tecnologia em Las Vegas (EUA) pôde dirigir virtualmente o Wrangler 4xe no deserto de Moab, no Estado de Utah, naquele país. A rota era dividida em diferentes níveis, que iam de intermediário a difícil. Só que, para criar essa experiência, a Jeep colocou um Wrangler Rubicon em 4 cilindros hidráulicos (1 em cada roda), para que ele reagisse às informações fornecidas pelos registros de dados reais da roda feitos na trilha virtual. O sistema hidráulico empurrava a suspensão projetada do Wrangler, replicando o movimento que um motorista teria ao atravessar um obstáculo ou subindo uma colina. Dentro do veículo, usando óculos de realidade virtual, se via o cenário relacionado à trilha Hell’s Revenge, que é um dos destinos off-road mais populares para amantes de Jeeps. Essa tecnologia será exibida em salões e eventos no mundo todo e com certeza estará no Salão do Automóvel de São Paulo 2020, já trazendo trilhas off-road adicionais, em vários ambientes.
MULTIMÍDIA – A FCA também separou 2 espaços dedicados apenas ao seu sistema multimídia, agora ainda mais útil, personalizado e rico em conteúdo, feito sob medida pra cada marca e veículo. A central multimídia está virando um motivo significativo para a compra: cerca de metade dos compradores de carros novos consideram a tecnologia na hora da aquisição.
AIRFLOW VISION – O Airflow Vision é um conceito de design escultural que vislumbra a próxima geração de transporte premium e conectividade, ao considerar como o motorista e os passageiros podem interagir com as tecnologias.
Dentro, usa gráficos de alto contraste, de várias camadas e detalhes chamativos, que proporcionam uma aparência limpa e sofisticada.
Usando um formato tipo menu, as telas podem ser personalizadas, simplificadas e agrupadas conforme as necessidades e interesses de cada um.
E as informações podem ser compartilhadas com todos os passageiros simplesmente deslizando o dedo, permitindo que todos participem da experiência.
Com interior moderno e espaçoso, acentuado por uma paleta de cores leve e relaxante, usando as dimensões e o piso de carga plano do Chrysler Pacifica PHEV, o usuário repara no luxo através de materiais premium em suede e couro, incluindo bancos de estrutura fina exclusiva, apoiada numa base de pedestal.
Por fora, o Airflow Vision tem um design elegante e limpo e sugere como será o futuro do design premium, por conta de seu perfil atlético, da longa distância de entre-eixos, das linhas estilizadas e do porte robusto que cria uma silhueta arrojada e elegante.
As rodas inspiradas em elementos mecânicos de um motor elétrico e dão a sensação de movimento similar ao mecanismo de um relógio.
A iluminação de cristal de led flui perfeitamente para uma lâmina transversal, concluída pela cor branco Ártico da carroceria, suportada por uma estrutura inferior no tom azul Celeste.
FIAT CONCEPT CENTOVENTI – Lançado no Salão do Automóvel de Genebra de 2019, o inovador Fiat Concept Centoventi fez sua estreia na América do Norte, comemorando os 120 anos da marca – Centoventi significa 120 em italiano. O carro-conceito elétrico pode ser ‘pintado’ pelo cliente através de um programa e personalizado ao gosto de cada um, pois tem 4 opções de teto, de para-choque, de calota e de envelopamento.
Dentro, tudo é intercambiável, do painel aos compartimentos de bagagem, dos assentos aos sistemas de proteção infantil. É tudo “plug and play”.
Ele também tem autonomia variável, pois o cliente escolhe quantas baterias colocar nele. Além disso, traz na porta traseira um monitor onde pode escrever mensagens. E o para-brisa tem uma pequena tela que pode usada para comunicar mensagens tipo ‘ocupado’, ‘gratuito’, ‘estacionamento pago’ etc.