Como as cores podem aumentar a autonomia dos veículos elétricos
As cores podem influenciar no humor, nas reações e até nas curtidas recebidas nas mídias sociais. E a Ford vem estudando as cores pra aumentar a autonomia dos veículos elétricos, controlando a sensação térmica dos passageiros no seu centro de testes ambientais em Colônia, na Alemanha, também chamado de Fábrica do Tempo, por reproduzir os mais variados climas. Tendo o novo micro-ônibus conceito elétrico Transit Smart Energy Concept de 10 lugares como cobaia, ela usa a iluminação ambiente pra fazer os passageiros se sentirem mais quentes (por conta das luzes vermelhas) ou mais frios (por conta das luzes azuis), economizando energia na climatização para o veículo rodar mais quilômetros.
Pesquisas do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos mostram que o uso do ar-condicionado pode reduzir em até 50% a autonomia de um carro elétrico a bateria. E veículos maiores – como micro-ônibus – exigem mais energia para manter o conforto térmico dos passageiros. “A exposição à cor pode mudar o nosso humor de várias maneiras. Aqui, trata-se simplesmente de usar iluminação ambiente vermelha dentro do veículo para fazer as pessoas se sentirem mais quentes e iluminação azul para elas se sentirem mais frias. Reduzir a carga do ar-condicionado pode fazer uma diferença significativa na autonomia do veículo”, dise Lioba Muller, engenheira de iluminação da área de Arquitetura de Veículos da Ford Europa.
Nos testes, passageiros participaram da simulação de um dia de inverno a 0°C e de um dia de verão a 30°C, sendo solicitados a classificar o seu nível de conforto térmico, enquanto o motorista monitorava a temperatura de todos os bancos por uma tela no console. O veículo possui controle térmico individual para cada passageiro. Em ambos os casos, o uso da cor na iluminação ambiente reduziu o consumo de energia em 3,3% na refrigeração e em 2,5% no aquecimento.
A Transit Smart Energy Concept traz outras inovações pra otimizar o uso da energia: 6 painéis solares no teto pra alimentar os sistemas elétricos de bordo; um sistema de recuperação de calor da tração, capaz de estender em 20% a autonomia do veículo; janelas com vidros duplos ventilados, para isolação térmica; isolação no piso e no teto; porta elétrica deslizante com abertura limitada para reduzir a perda de calor – que desliga automaticamente o ar-condicionado quando é aberta; e um divisor de policarbonato na porta dos passageiros, pra reduzir a perda térmica.