Inclua o estepe na rotina da calibragem dos pneus
O pneu do carro furou, você o parou num lugar seguro, acionou o pisca-alerta, posicionou o triângulo e pegou o estepe – aí viu que ele estava murcho. É muito comum só se lembrar da importância do estepe no caso de uma emergência e não incluí-lo na rotina da calibragem semanal dos pneus.
E é mais frequente ainda descobrir que o estepe não só não está calibrado, como também não se encontra balanceado corretamente. Com o pneu murcho, o motorista começa a ter problemas na frenagem e também para desviar de outros veículos, aumentando o risco de acidentes. Além de comprometer a dirigibilidade e a segurança, rodar com pneu com pressão abaixo da ideal acaba por deteriorar o próprio, reduzindo sua vida útil.
Se o pneu sobressalente fica armazenado do lado de fora, como ocorre com SUVs e modelos com proposta aventureira, a recomendação da Continental é realizar, além da verificação rotineira da pressão, uma checagem periódica contra possíveis furos ou danos resultantes da ação do ozônio.
A Continental Pneus também alerta contra as lavagens (que retiram a cera protetora dos pneus) e as ‘encostadinhas’ comuns durante as manobras.
Para saber a pressão correta dos pneus do veículo, basta consultar o manual do proprietário, as etiquetas afixadas nas portas, no batente das portas ou no bocal de abastecimento de combustível. Confira as dicas da Continental sobre calibragem no site www.conti.com.br/ligeiros/calibrada.