O que acontece quando você aperta o botão S do Ford Edge ST?
O Edge ST, 1º modelo da Ford no Brasil a ostentar a grife ST (de Sports Technology, reservada a veículos de alta performance da marca), tem recursos feitos sob medida para empolgar quem gosta de uma direção mais inspirada. Um deles é o modo Sport, acionado pelo botão S no seletor da transmissão.
Com motor 2.7 V6 biturbo de 335 cavalos, câmbio automático de 8 marchas e tração inteligente nas 4 rodas, ele chega aos 100 em 6,2 segundos e atinge os 209 km/h. No modo padrão, o Edge ST tem tração dianteira. Quando é necessária força extra, o sistema aciona o conjunto interno de embreagem da transmissão, conectando as rodas traseiras ao trem de força. Isso é feito de forma rápida e sem interrupção, aumentando a tração em curvas rápidas e pistas escorregadias ou irregulares.
A suspensão reforçada é outro item que contribui pra condução firme do Edge ST. A calibragem das molas e dos amortecedores foi ajustada para proporcionar uma direção mais esportiva. E as rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus de alto desempenho (perfil 265/40) refinam a dirigibilidade nas curvas.
No modo padrão (Drive), a entrega de potência do ST já surpreende, mas um toque rápido no botão S muda a dinâmica instantaneamente. A tela no painel muda de configuração e passa a exibir o conta-giros. O acelerador eletrônico ganha nova programação e torna a resposta do motor mais afiada, aumentando a força do freio-motor. O ronco fica mais envolvente. E os comandos de marcha na direção são habilitados para controle manual. Ao mesmo tempo, as trocas ficam mais agressivas, segurando as marchas em rotação mais alta por mais tempo. E as mudanças são mais rápidas para aumentar a aceleração.
Nas reduções, o sistema de sincronização do trem de força aumenta o giro do motor para trocas mais rápidas e suaves. Porém, o que acelera mais rápido também precisa reduzir. Por isso que o Edge ST vem equipado com freios a disco nas 4 rodas que oferecem excelente poder de parada e de frenagem, com antibloqueio ABS que aumenta o controle da direção em frenagens severas em qualquer pista.