Tecnologia

GM cria estratégia para vender mais elétricos

A General Motors nos Estados Unidos anunciou parte de sua estratégia pra crescer as vendas de veículos elétricos de forma lucrativa. “Nosso time aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento de produtos da GM e de posicionar a empresa para um futuro totalmente elétrico. O que fizemos foi criar uma estratégia multimarcas e multissegmentos de veículos elétricos com economia de escala comparável com a do nosso negócio de picapes e SUVs, além de menor complexidade e ainda maior flexibilidade”, disse Mary Barra, Chairman e CEO da empresa.

A estratégia está centrada numa plataforma modular global de 3ª geração e um sistema de propulsão flexível, alimentado por baterias que podem ser dispostas verticalmente ou horizontalmente, otimizando a densidade de energia e o formato conforme a proposta do veículo. A potência varia de 50 a 200 kW, com autonomia superior a 660 quilômetros e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Motores da própria GM podem ser usados em veículos de tração dianteira, traseira ou integrais, como os 4×4.

As baterias são compatíveis com carregadores rápidos residenciais e de eletro-postos. A maioria dos veículos usará baterias de 400 volts, com capacidade de carregamento rápido de até 200 kW, enquanto que em veículos maiores (como picapes) elas serão de 800 volts, com capacidade de carregamento rápido de 350 kW. Isso atenderá qualquer consumidor, desde os que buscam uma forma de transporte acessível até os que valorizam uma experiência mais luxuosa, seja na forma de um utilitário até um esportivo. “Milhares de cientistas, engenheiros e designers da GM estão trabalhando na execução de uma histórica reinvenção da companhia. Estamos próximos de entregar um plano sustentável de negócio para os carros elétricos, que irá beneficiar milhões de consumidores”, disse Mark Reuss, Presidente da GM.

Esta abordagem da GM no desenvolvimento de veículos elétricos também proporcionara significativa economia de escala e criará novas oportunidades de geração de receita, que incluem redução contínua do custo das baterias (graças à parceria com a LG), flexibilidade para criar uma ampla gama de modelos, otimização de recursos, redução da complexidade (já que este novo sistema foi projetado pra reduzir a quantidade de componentes em relação aos elétricos atuais), maior aceitação pelo consumidor e novas fontes de renda.

Chevrolet Bolt EV – 2019

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS – Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick lançarão novos modelos elétricos a partir deste ano de 2020. A Chevrolet começa com uma nova versão do Bolt EV, que chega ao mercado no fim de 2020. Na metade de 2021 será a vez do Bolt EUV, 1º da marca com um pioneiro sistema de direção autônoma em rodovias – já disponível pra Cadillac. Até 2023, a tecnologia estará disponível para 22 modelos da GM, incluindo 10 que serão lançados em 2021.

O Cruise Origin, carro autônomo apresentado ao público em janeiro de 2020 na cidade norte-americana de São Francisco, foi o 1º produto revelado a usar a 3ª geração de plataforma de veículos elétricos da GM. O próximo será o Cadillac Lyriq, SUV de luxo que será apresentado em abril de 2020. Já a apresentação do GMC Hummer EV acontece em maio de 2020, sendo que a produção deve começar apenas em 2021, na fábrica de Detroit-Hamtramck, 1ª da empresa exclusivamente dedicada a veículos elétricos.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios