Gente

Renault mundial tem novos CEOs

Após processo de seleção conduzido pelo Comitê de Governança e Remunerações, o Conselho de Administração, sob a presidência de Jean-Dominique Senard, decidiu nomear Luca de Meo como CEO da Renault S.A. e presidente do Conselho de Administração da Renault s.a.s., a partir de 1º de julho de 2020. O executivo foi escolhido em razão de sua experiência e percurso profissional bem-sucedidos em suas funções anteriores, reunindo todas as qualidades pra contribuir com o desenvolvimento e a transformação do grupo Renault. Já Clotilde Delbos continuará a desempenhar suas funções como CEO interina da Renault S.A. até a entrada em vigor do mandato de Luca de Meo. O Conselho de Administração também deu parecer favorável para que a executiva exerça as funções de CEO adjunta da Renault S.A. a partir de 1º de julho de 2020.

Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho de Administração, declarou: “Estou muito feliz com esta nova governança, que marca uma etapa decisiva para o grupo e pra Aliança. Luca de Meo é um grande estrategista e visionário, num setor automotivo em plena transformação. Sua expertise e sua paixão por carros fazem dele um verdadeiro diferencial para o grupo. Agradeço também a Clotilde Delbos, que está desempenhando as funções de CEO interina do grupo de forma excepcional. Ela tem demonstrado a cada dia seu comprometimento e determinação a serviço da Renault. Juntos, com o apoio de um comitê executivo renovado e fortalecido, eles formarão uma equipe da mais alta qualidade, com uma infinidade de talentos, à altura das ambições da Renault”.

Nascido em Milão, na Itália, em 1967, Luca de Meo é formado em administração de empresas pela Universidade Comercial Luigi Bocconi, de Milão. Com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, ele iniciou sua carreira na Renault, tendo trabalhado posteriormente na Toyota Europa e no grupo Fiat, onde dirigiu as marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Em 2009, ingressou no grupo VW como diretor de Marketing tanto para os carros de passeio da marca Volkswagen como para o grupo. Em 2012, virou membro do Conselho de Administração, responsável pelas áreas de Vendas e Marketing na Audi. Por fim, foi presidente do Comitê Executivo da Seat de 1º de novembro de 2015 a janeiro de 2020 e membro do Conselho Fiscal da Ducati e da Lamborghini, bem como presidente do Conselho de Administração do grupo Volkswagen na Itália.

Nascida em 1967, Clotilde Delbos é formada pela Escola de Gestão EM de Lyon, na França. Iniciou sua carreira na Califórnia e depois foi para Paris, pra trabalhar na Price Waterhouse. Em 1992, foi pro grupo Pechiney, onde desempenhou diferentes funções antes de se tornar diretora financeira de divisão. Após a aquisição da Pechiney pelo grupo Alcan de Quebec, Canadá, Clotilde virou vice-presidente e diretora financeira da divisão de Produtos de Engenharia, de 2005 até a venda da empresa, em 2011.
Em 2012, Clotilde ingressou no grupo Renault como diretora de Performance e Controladoria. Em 2014, virou diretora Mundial de Performance e Controladoria da Aliança. Em 2016, virou vice-presidente executiva e diretora executiva de Finanças do grupo Renault. Também se tornou presidente do Conselho de Administração do banco RCI, passando a fazer parte do Comitê Executivo do grupo Renault.
Por fim, em 11 de outubro de 2019, passou a ser CEO interina da Renault, mantendo suas funções como CFO do grupo Renault e presidente do Conselho de Administração do banco RCI.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios