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A versatilidade dos 4×4 da Volare

A Volare tem seus modelos 4×4 sendo utilizados em vários países pelo mundo. Em Angola, por exemplo, o Executivo 4×4 é usado por uma das maiores operadoras privadas, a Fretrans, para interligar a capital Luanda a vilarejos onde o transporte convencional não consegue chegar. Aliás, a África tem se transformado num importante mercado exportador para os veículos da marca. O Executivo 4×4 foi escolhido pelas suas caraterísticas e qualidades para trafegar onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado. Ele conta com um powertrain diferente, com eixo dianteiro tracionado e transmissão com a opção 4×2 (tração nas rodas traseiras), 4×4 (tração nas 4 rodas) e 4×4 com reduzida. Também tem ângulos de entrada e saída maiores, bem como estepe no bagageiro traseiro e proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e retrovisores que permitem total visualização em torno do veículo, em manobras e deslocamentos.

A unidade de negócios da Marcopolo também forneceu 102 unidades do modelo V8L 4×4 Escolarbus para o Estado da Paraíba, onde são usados no transporte de estudantes das redes municipal e estadual. Projetado pra trafegar em estradas secundárias, ele tem características técnicas diferenciadas e foi o 1º veículo brasileiro concebido especialmente para o transporte escolar, em 1999.

Equipado com motor Cummins ISF 3.8 Euro V de 152 cavalos, transporta 26 estudantes sentados e tem assoalho em alumínio, porta ampliada pra facilitar o acesso de cadeirantes, janelas com vidro superior móvel e renovadores de ar no teto, além de meia parede de separação de vidro atrás do motorista, porta-pacotes em chapa estampada, lixeira e som. Pra melhor condução, o motorista tem poltrona hidráulica, desembaçador, ar quente, sirene de ré e sensor de estacionamento com câmera de ré.

A Volare também desenvolveu, em parceria com a GMC, um modelo com configuração exclusiva pra operar nas minas de cobre no Chile, baseado no modelo V8L 4×4, que é usado pela Buses JM, uma das principais operadoras de transporte nos segmentos de fretamento, rodoviário e turismo de lá. Eles são usados no transporte de trabalhadores, trazendo diferencial traseiro auto blocante e assoalho com vedação diferenciada, pra evitar, quando submerso, a entrada de água e a corrosão.

A Volare também aumentou a abertura das caixas de rodas (para uso de correntes nos pneus em caso de neve e lama), mudou o sistema elétrico (em razão das baixas temperaturas, salinidade e umidade) e reposicionou as baterias em local mais alto. Pra melhor desempenho, em razão da elevada quantidade de poeira e partículas em suspensão, os veículos tiveram o filtro de ar reposicionado, pra captar ar no teto. E pra conforto térmico, recebeu sistema de calefação mais robusto. Conta ainda com lanternas e luzes laterais traseiras de led, 2 faróis de marcha à ré instalados abaixo do vigia traseiro, giroflex azul, mostrador de velocidade, câmera de ré, pneus mistos FG85 e preparação para câmeras internas, GPS e rádio transmissor. 

O Volare V8L 4×4 também é utilizado para transportar turistas no Dubai Safari Park, novo parque temático nos Emirados Árabes Unidos.

São 10 com capacidade para transportar 23 passageiros e duas unidades com elevador para pessoas com mobilidade reduzida, 14 poltronas e 2 postos para PPD (Pessoa Portadora de Deficiência), além de mais duas com 15 assentos e mesa de jogos. Todos os miniônibus têm poltrona para o guia.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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